O Trabalho do Professor em Sala de Aula: ensinando a ler e a escrever

Bibliographic Details
Main Author: Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]
Publication Date: 2007
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/760
http://hdl.handle.net/11449/106943
Summary: Atualmente, a alfabetização como trabalho escolar encontra-se em situação bastante complexa. O ensino tem sido criticado, com freqüência, a ele são atribuídos os baixos desempenhos dos estudantes em leitura e escrita. A formação dos professores também é questionada por não ser adequada à realidade educacional do país. Na prática, observamos o embate de novas propostas pedagógicas – sobretudo da estruturação curricular em ciclos e do construtivismo - com as práticas que há muito tempo predominam no sistema de ensino. As interpretações das propostas pedagógicas não são uniformes no trabalho docente, variam com nas escolas e nas salas de aula. Muitas vezes, o construtivismo é confundido com antigos métodos. Como o ensino atual é afetado por propostas de mudanças pedagógicas complexas, a compreensão do que ocorre com a alfabetização pode ser facilitada com a distinção entre as práticas vinculadas a diversas concepções teóricas.O estudo da didática da alfabetização pode ajudar ao desenvolvimento desse processo por permitir identificar as transposições das diversas concepções teóricas para o trabalho escolar. Neste artigo, apresentamos uma visão geral das abordagens metodológicas e das práticas didáticas a elas correspondentes. Para isso, revisitamos os métodos de alfabetização, a proposta feita pedagógica elaborada por Paulo Freire para a alfabetização de adultos.
id UNSP_0b9d00ec0ac3ddb2252eefd9c6e3ff6b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106943
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Trabalho do Professor em Sala de Aula: ensinando a ler e a escreverThe Teacher’s Work in Classroom: teaching to read and to writemétodos de alfabetizaçãoaprendizado da leitura e escritaEnsino FundamentalAtualmente, a alfabetização como trabalho escolar encontra-se em situação bastante complexa. O ensino tem sido criticado, com freqüência, a ele são atribuídos os baixos desempenhos dos estudantes em leitura e escrita. A formação dos professores também é questionada por não ser adequada à realidade educacional do país. Na prática, observamos o embate de novas propostas pedagógicas – sobretudo da estruturação curricular em ciclos e do construtivismo - com as práticas que há muito tempo predominam no sistema de ensino. As interpretações das propostas pedagógicas não são uniformes no trabalho docente, variam com nas escolas e nas salas de aula. Muitas vezes, o construtivismo é confundido com antigos métodos. Como o ensino atual é afetado por propostas de mudanças pedagógicas complexas, a compreensão do que ocorre com a alfabetização pode ser facilitada com a distinção entre as práticas vinculadas a diversas concepções teóricas.O estudo da didática da alfabetização pode ajudar ao desenvolvimento desse processo por permitir identificar as transposições das diversas concepções teóricas para o trabalho escolar. Neste artigo, apresentamos uma visão geral das abordagens metodológicas e das práticas didáticas a elas correspondentes. Para isso, revisitamos os métodos de alfabetização, a proposta feita pedagógica elaborada por Paulo Freire para a alfabetização de adultos.Currently, the alphabetization as pertaining to school work is a sufficiently complex situation. Education has been criticized, frequently; it is attributed to the student’s low performances in reading and writing. The teacher’s formation is also questioned by not being adjusted to the educational reality of the country. On the practice, we observe the shock of new pedagogical proposals - principally of the cycling curricular structure and the constructivism - with the practical ones that have been predominated for long time in the education system. The pedagogical proposals interpretations aren’t uniforms in teaching work; they vary with the schools and the classrooms. Many times, the constructivism is confused with old methods. As current education is affected by proposals of complex pedagogical changes, the understanding of what occurs with the alphabetization can be facilitated by the distinction between the practices entailed to the diverse theoretical conceptions. The study of the alphabetization didactics can help to the development of this process for allowing identifying the transpositions of the diverse theoretical conceptions to the school work. In this article, we present a general vision of the methodological boardings and the didactics practices that corresponds to them. For this, we revisit the alphabetization methods, the pedagogical proposal elaborated by Paulo Freire for the adults’ alphabetization.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]2014-06-24T19:53:44Z2014-06-24T19:53:44Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/760Educação: Teoria e Prática, v. 16, n. 28, 2007, p. 15.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106943ISSN1981-8106-2007-16-28-15-28.pdf8262199813284432Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-01T06:06:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106943Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-01T06:06:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Trabalho do Professor em Sala de Aula: ensinando a ler e a escrever
The Teacher’s Work in Classroom: teaching to read and to write
title O Trabalho do Professor em Sala de Aula: ensinando a ler e a escrever
spellingShingle O Trabalho do Professor em Sala de Aula: ensinando a ler e a escrever
Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]
métodos de alfabetização
aprendizado da leitura e escrita
Ensino Fundamental
title_short O Trabalho do Professor em Sala de Aula: ensinando a ler e a escrever
title_full O Trabalho do Professor em Sala de Aula: ensinando a ler e a escrever
title_fullStr O Trabalho do Professor em Sala de Aula: ensinando a ler e a escrever
title_full_unstemmed O Trabalho do Professor em Sala de Aula: ensinando a ler e a escrever
title_sort O Trabalho do Professor em Sala de Aula: ensinando a ler e a escrever
author Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]
author_facet Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv métodos de alfabetização
aprendizado da leitura e escrita
Ensino Fundamental
topic métodos de alfabetização
aprendizado da leitura e escrita
Ensino Fundamental
description Atualmente, a alfabetização como trabalho escolar encontra-se em situação bastante complexa. O ensino tem sido criticado, com freqüência, a ele são atribuídos os baixos desempenhos dos estudantes em leitura e escrita. A formação dos professores também é questionada por não ser adequada à realidade educacional do país. Na prática, observamos o embate de novas propostas pedagógicas – sobretudo da estruturação curricular em ciclos e do construtivismo - com as práticas que há muito tempo predominam no sistema de ensino. As interpretações das propostas pedagógicas não são uniformes no trabalho docente, variam com nas escolas e nas salas de aula. Muitas vezes, o construtivismo é confundido com antigos métodos. Como o ensino atual é afetado por propostas de mudanças pedagógicas complexas, a compreensão do que ocorre com a alfabetização pode ser facilitada com a distinção entre as práticas vinculadas a diversas concepções teóricas.O estudo da didática da alfabetização pode ajudar ao desenvolvimento desse processo por permitir identificar as transposições das diversas concepções teóricas para o trabalho escolar. Neste artigo, apresentamos uma visão geral das abordagens metodológicas e das práticas didáticas a elas correspondentes. Para isso, revisitamos os métodos de alfabetização, a proposta feita pedagógica elaborada por Paulo Freire para a alfabetização de adultos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2014-06-24T19:53:44Z
2014-06-24T19:53:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/760
Educação: Teoria e Prática, v. 16, n. 28, 2007, p. 15.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/106943
ISSN1981-8106-2007-16-28-15-28.pdf
8262199813284432
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/760
http://hdl.handle.net/11449/106943
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 16, n. 28, 2007, p. 15.
1981-8106
ISSN1981-8106-2007-16-28-15-28.pdf
8262199813284432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789257789603840