Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79057 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta de unidade didática elaborada para o ensino de Língua Adicional em uma escola de Ensino Médio, desenvolvido na disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa II. A fundamentação teórica desse trabalho está baseada nos conceitos de letramento, além do conceito de conhecimento de mundo, abordado por Freire (1989). Também faz parte deste relato a importância de se entender os diferentes níveis de leituras, dando destaque para a leitura de imagens e de mundo, como imprescindíveis para a formação de um cidadão crítico. O conteúdo didático trabalhado durante esse período foi baseado na leitura de diferentes tipos de textos em língua inglesa, bem como na interação dos alunos e no conhecimento da cidade de Porto Alegre. |
id |
UFRGS-2_5819596e7b5862348e7b6cb87a70d8c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79057 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paula, Aline da Silva Rosa deSarmento, Simone2013-10-12T01:52:46Z2013http://hdl.handle.net/10183/79057000901101O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta de unidade didática elaborada para o ensino de Língua Adicional em uma escola de Ensino Médio, desenvolvido na disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa II. A fundamentação teórica desse trabalho está baseada nos conceitos de letramento, além do conceito de conhecimento de mundo, abordado por Freire (1989). Também faz parte deste relato a importância de se entender os diferentes níveis de leituras, dando destaque para a leitura de imagens e de mundo, como imprescindíveis para a formação de um cidadão crítico. O conteúdo didático trabalhado durante esse período foi baseado na leitura de diferentes tipos de textos em língua inglesa, bem como na interação dos alunos e no conhecimento da cidade de Porto Alegre.This paper aims to present and analyze a didactic unit proposal designed for the Additional Language teaching in a high school, during my Internship Practicum II. The theoretical framework is based on the notions of literacy and in the concept of world knowledge. Within this analysis, there is recognition of the importance of understanding the different levels of reading, giving emphasis to the reading of images and world, as indispensable to the formation of a critical citizen. The didactic contents worked on during this period were based on reading different types of texts in the English language, as well as on the interaction of students and on the knowledge of the students’ city, Porto Alegre.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (inglês)LetramentoLeituraLiteracyAdditional language teachingLevels of readingPedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000901101.pdf000901101.pdfTexto completoapplication/pdf1899782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79057/1/000901101.pdfb8637573d96e5251656c3151164c5553MD51TEXT000901101.pdf.txt000901101.pdf.txtExtracted Texttext/plain94372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79057/2/000901101.pdf.txtc681be00d2894f850e58383c21204df7MD52THUMBNAIL000901101.pdf.jpg000901101.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79057/3/000901101.pdf.jpg348941a3a3bb1f7c0403d52d4f58bb85MD5310183/790572022-08-06 04:50:11.909064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79057Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-08-06T07:50:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês |
title |
Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês |
spellingShingle |
Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês Paula, Aline da Silva Rosa de Ensino de língua estrangeira (inglês) Letramento Leitura Literacy Additional language teaching Levels of reading |
title_short |
Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês |
title_full |
Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês |
title_fullStr |
Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês |
title_full_unstemmed |
Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês |
title_sort |
Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês |
author |
Paula, Aline da Silva Rosa de |
author_facet |
Paula, Aline da Silva Rosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Aline da Silva Rosa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sarmento, Simone |
contributor_str_mv |
Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Letramento Leitura |
topic |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Letramento Leitura Literacy Additional language teaching Levels of reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Additional language teaching Levels of reading |
description |
O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta de unidade didática elaborada para o ensino de Língua Adicional em uma escola de Ensino Médio, desenvolvido na disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa II. A fundamentação teórica desse trabalho está baseada nos conceitos de letramento, além do conceito de conhecimento de mundo, abordado por Freire (1989). Também faz parte deste relato a importância de se entender os diferentes níveis de leituras, dando destaque para a leitura de imagens e de mundo, como imprescindíveis para a formação de um cidadão crítico. O conteúdo didático trabalhado durante esse período foi baseado na leitura de diferentes tipos de textos em língua inglesa, bem como na interação dos alunos e no conhecimento da cidade de Porto Alegre. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-12T01:52:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/79057 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000901101 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/79057 |
identifier_str_mv |
000901101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79057/1/000901101.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79057/2/000901101.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79057/3/000901101.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8637573d96e5251656c3151164c5553 c681be00d2894f850e58383c21204df7 348941a3a3bb1f7c0403d52d4f58bb85 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724552444116992 |