Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Aline da Silva Rosa de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79057
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta de unidade didática elaborada para o ensino de Língua Adicional em uma escola de Ensino Médio, desenvolvido na disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa II. A fundamentação teórica desse trabalho está baseada nos conceitos de letramento, além do conceito de conhecimento de mundo, abordado por Freire (1989). Também faz parte deste relato a importância de se entender os diferentes níveis de leituras, dando destaque para a leitura de imagens e de mundo, como imprescindíveis para a formação de um cidadão crítico. O conteúdo didático trabalhado durante esse período foi baseado na leitura de diferentes tipos de textos em língua inglesa, bem como na interação dos alunos e no conhecimento da cidade de Porto Alegre.
id UFRGS-2_5819596e7b5862348e7b6cb87a70d8c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79057
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paula, Aline da Silva Rosa deSarmento, Simone2013-10-12T01:52:46Z2013http://hdl.handle.net/10183/79057000901101O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta de unidade didática elaborada para o ensino de Língua Adicional em uma escola de Ensino Médio, desenvolvido na disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa II. A fundamentação teórica desse trabalho está baseada nos conceitos de letramento, além do conceito de conhecimento de mundo, abordado por Freire (1989). Também faz parte deste relato a importância de se entender os diferentes níveis de leituras, dando destaque para a leitura de imagens e de mundo, como imprescindíveis para a formação de um cidadão crítico. O conteúdo didático trabalhado durante esse período foi baseado na leitura de diferentes tipos de textos em língua inglesa, bem como na interação dos alunos e no conhecimento da cidade de Porto Alegre.This paper aims to present and analyze a didactic unit proposal designed for the Additional Language teaching in a high school, during my Internship Practicum II. The theoretical framework is based on the notions of literacy and in the concept of world knowledge. Within this analysis, there is recognition of the importance of understanding the different levels of reading, giving emphasis to the reading of images and world, as indispensable to the formation of a critical citizen. The didactic contents worked on during this period were based on reading different types of texts in the English language, as well as on the interaction of students and on the knowledge of the students’ city, Porto Alegre.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (inglês)LetramentoLeituraLiteracyAdditional language teachingLevels of readingPedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000901101.pdf000901101.pdfTexto completoapplication/pdf1899782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79057/1/000901101.pdfb8637573d96e5251656c3151164c5553MD51TEXT000901101.pdf.txt000901101.pdf.txtExtracted Texttext/plain94372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79057/2/000901101.pdf.txtc681be00d2894f850e58383c21204df7MD52THUMBNAIL000901101.pdf.jpg000901101.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79057/3/000901101.pdf.jpg348941a3a3bb1f7c0403d52d4f58bb85MD5310183/790572022-08-06 04:50:11.909064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79057Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-08-06T07:50:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês
title Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês
spellingShingle Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês
Paula, Aline da Silva Rosa de
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Letramento
Leitura
Literacy
Additional language teaching
Levels of reading
title_short Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês
title_full Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês
title_fullStr Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês
title_full_unstemmed Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês
title_sort Pedagogia e projetos na sala de aula : descrevendo Porto Alegre em inglês
author Paula, Aline da Silva Rosa de
author_facet Paula, Aline da Silva Rosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Aline da Silva Rosa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (inglês)
Letramento
Leitura
topic Ensino de língua estrangeira (inglês)
Letramento
Leitura
Literacy
Additional language teaching
Levels of reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Additional language teaching
Levels of reading
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta de unidade didática elaborada para o ensino de Língua Adicional em uma escola de Ensino Médio, desenvolvido na disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa II. A fundamentação teórica desse trabalho está baseada nos conceitos de letramento, além do conceito de conhecimento de mundo, abordado por Freire (1989). Também faz parte deste relato a importância de se entender os diferentes níveis de leituras, dando destaque para a leitura de imagens e de mundo, como imprescindíveis para a formação de um cidadão crítico. O conteúdo didático trabalhado durante esse período foi baseado na leitura de diferentes tipos de textos em língua inglesa, bem como na interação dos alunos e no conhecimento da cidade de Porto Alegre.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-12T01:52:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79057
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000901101
url http://hdl.handle.net/10183/79057
identifier_str_mv 000901101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79057/1/000901101.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79057/2/000901101.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79057/3/000901101.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b8637573d96e5251656c3151164c5553
c681be00d2894f850e58383c21204df7
348941a3a3bb1f7c0403d52d4f58bb85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724552444116992