O texto literário na sala de aula de línguas adicionais : uma pesquisa exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jawwad, Rafaela Devitte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268327
Resumo: Ao longo do percurso do ensino de línguas adicionais na escola, é possível constatar que o texto literário não tem ocupado espaço privilegiado nos planos de ensino e que, em geral, há uma crença de que ele é muito complexo e de difícil acesso para os alunos, principalmente em níveis básicos. Considerando que é um dos compromissos da escola dar acesso à literatura no componente Língua Estrangeira na Educação Básica, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo exploratório de trabalhos de conclusão de curso na área de Licenciatura em Letras (UFRGS) que tratem sobre o ensino de literatura em aulas de línguas adicionais. A partir de uma busca no repositório digital da universidade (https://lume.ufrgs.br/), foram localizados 29 TCCs que foram compilados e analisados quanto a língua, gênero discursivo e público-alvo mobilizados. Os resultados mostram que os trabalhos propõem revisões bibliográficas, projetos pedagógicos, unidades didáticas e atividades com textos literários e relatam experiências de ensino envolvendo uma grande variedade de gêneros literários no ensino de alemão, espanhol, francês, inglês e português como línguas adicionais. Aproximadamente metade dos trabalhos diz respeito à Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e a outra parte são propostas e relatos para cursos de línguas. Pode-se afirmar que os trabalhos trazem contribuições importantes para a área, indicando critérios para a seleção de textos literários e apresentando várias atividades e estratégias de ensino e, principalmente, confirmando a viabilidade de trabalhar com literatura em aulas de línguas adicionais na escola.
id UFRGS-2_80fe406ca1c06d9edbe7de2579bf4b24
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268327
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jawwad, Rafaela DevitteSchlatter, Margarete2023-12-12T03:21:48Z2023http://hdl.handle.net/10183/268327001189553Ao longo do percurso do ensino de línguas adicionais na escola, é possível constatar que o texto literário não tem ocupado espaço privilegiado nos planos de ensino e que, em geral, há uma crença de que ele é muito complexo e de difícil acesso para os alunos, principalmente em níveis básicos. Considerando que é um dos compromissos da escola dar acesso à literatura no componente Língua Estrangeira na Educação Básica, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo exploratório de trabalhos de conclusão de curso na área de Licenciatura em Letras (UFRGS) que tratem sobre o ensino de literatura em aulas de línguas adicionais. A partir de uma busca no repositório digital da universidade (https://lume.ufrgs.br/), foram localizados 29 TCCs que foram compilados e analisados quanto a língua, gênero discursivo e público-alvo mobilizados. Os resultados mostram que os trabalhos propõem revisões bibliográficas, projetos pedagógicos, unidades didáticas e atividades com textos literários e relatam experiências de ensino envolvendo uma grande variedade de gêneros literários no ensino de alemão, espanhol, francês, inglês e português como línguas adicionais. Aproximadamente metade dos trabalhos diz respeito à Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e a outra parte são propostas e relatos para cursos de línguas. Pode-se afirmar que os trabalhos trazem contribuições importantes para a área, indicando critérios para a seleção de textos literários e apresentando várias atividades e estratégias de ensino e, principalmente, confirmando a viabilidade de trabalhar com literatura em aulas de línguas adicionais na escola.Throughout the trajectory of additional language teaching in schools, it is possible to verify that the literary text does not occupy privileged space in lesson plans and, in general, there is a belief that it is too complex and difficult to be accessed by students, especially at basic levels. Considering that one of the school’s responsibility is to give access to literature in Foreing Language classes in Basic Education, the objective of this research is to carry out an exploratory study of undergraduate theses in the area of language teaching (UFRGS) that study literary education in additional languages classes. Based on a search in the university digital repository (https://lume.ufrgs.br/), 29 TCCs were found, compiled and analyzed according to additional language, literary genre, and target audience. The results show that the theses propose bibliographic reviews, pedagogical projects, lesson plans and activities with literary texts, and report teaching experiences encompassing a big variety of literary genres in the teaching of German, Spanish, French, English and Portuguese as additional languages. Approximately half of the undergraduate theses relate to Basic Education (Kindergarten, Middle School and High School) and the other part are proposals and reports concerning language courses. It can be stated that they bring important contributions to the field of study, indicating criteria to literary text selection and presenting several activities and teaching strategies, and mainly, confirming the viability to work with literature in additional language classes at school.application/pdfporEnsino de literaturaLíngua adicionalLetramento literárioTexto literárioLiterary textAdditional languagesLiterary educationLiterature in additional languagesLiterary literacyO texto literário na sala de aula de línguas adicionais : uma pesquisa exploratóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189553.pdf.txt001189553.pdf.txtExtracted Texttext/plain108142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268327/2/001189553.pdf.txt7b6f72fd7521ebc0fcdbc6e75d5808d5MD52ORIGINAL001189553.pdfTexto completoapplication/pdf361372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268327/1/001189553.pdfcd27041d1286e60023298d6feba0db48MD5110183/2683272023-12-13 04:26:28.117362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268327Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-13T06:26:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O texto literário na sala de aula de línguas adicionais : uma pesquisa exploratória
title O texto literário na sala de aula de línguas adicionais : uma pesquisa exploratória
spellingShingle O texto literário na sala de aula de línguas adicionais : uma pesquisa exploratória
Jawwad, Rafaela Devitte
Ensino de literatura
Língua adicional
Letramento literário
Texto literário
Literary text
Additional languages
Literary education
Literature in additional languages
Literary literacy
title_short O texto literário na sala de aula de línguas adicionais : uma pesquisa exploratória
title_full O texto literário na sala de aula de línguas adicionais : uma pesquisa exploratória
title_fullStr O texto literário na sala de aula de línguas adicionais : uma pesquisa exploratória
title_full_unstemmed O texto literário na sala de aula de línguas adicionais : uma pesquisa exploratória
title_sort O texto literário na sala de aula de línguas adicionais : uma pesquisa exploratória
author Jawwad, Rafaela Devitte
author_facet Jawwad, Rafaela Devitte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jawwad, Rafaela Devitte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de literatura
Língua adicional
Letramento literário
Texto literário
topic Ensino de literatura
Língua adicional
Letramento literário
Texto literário
Literary text
Additional languages
Literary education
Literature in additional languages
Literary literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Literary text
Additional languages
Literary education
Literature in additional languages
Literary literacy
description Ao longo do percurso do ensino de línguas adicionais na escola, é possível constatar que o texto literário não tem ocupado espaço privilegiado nos planos de ensino e que, em geral, há uma crença de que ele é muito complexo e de difícil acesso para os alunos, principalmente em níveis básicos. Considerando que é um dos compromissos da escola dar acesso à literatura no componente Língua Estrangeira na Educação Básica, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo exploratório de trabalhos de conclusão de curso na área de Licenciatura em Letras (UFRGS) que tratem sobre o ensino de literatura em aulas de línguas adicionais. A partir de uma busca no repositório digital da universidade (https://lume.ufrgs.br/), foram localizados 29 TCCs que foram compilados e analisados quanto a língua, gênero discursivo e público-alvo mobilizados. Os resultados mostram que os trabalhos propõem revisões bibliográficas, projetos pedagógicos, unidades didáticas e atividades com textos literários e relatam experiências de ensino envolvendo uma grande variedade de gêneros literários no ensino de alemão, espanhol, francês, inglês e português como línguas adicionais. Aproximadamente metade dos trabalhos diz respeito à Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e a outra parte são propostas e relatos para cursos de línguas. Pode-se afirmar que os trabalhos trazem contribuições importantes para a área, indicando critérios para a seleção de textos literários e apresentando várias atividades e estratégias de ensino e, principalmente, confirmando a viabilidade de trabalhar com literatura em aulas de línguas adicionais na escola.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-12T03:21:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268327
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189553
url http://hdl.handle.net/10183/268327
identifier_str_mv 001189553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268327/2/001189553.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268327/1/001189553.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b6f72fd7521ebc0fcdbc6e75d5808d5
cd27041d1286e60023298d6feba0db48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224672799358976