A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271521 |
Resumo: | Este artigo se insere no campo teórico dos Estudos Culturais em Educação e tem como principal objetivo problematizar a maneira como se incentiva a relação de crianças que freqüentam a Educação Infantil com a arte na Rivista Infanzia. O material empírico constitui-se de oito exemplares impressos, publicados entre 2016 e 2017, da Rivista Infanzia. As análises evidenciaram que a Rivista Infanzia incentiva o investimento na proposição de uma aprendizagem mediada pela arte na Educação Infantil favorecendo a formação de sujeitos mais sensíveis às diferentes linguagens artísticas e que conheçam e zelem pelo patrimônio cultural. |
id |
UFRGS-2_5838c2543da80795a293d859cb24eb95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271521 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guizzo, Bianca SalazarTrennepohl, Kelly Juliana da SilvaBalduzzi, Lucia2024-02-06T04:31:08Z20232317-6784http://hdl.handle.net/10183/271521001195262Este artigo se insere no campo teórico dos Estudos Culturais em Educação e tem como principal objetivo problematizar a maneira como se incentiva a relação de crianças que freqüentam a Educação Infantil com a arte na Rivista Infanzia. O material empírico constitui-se de oito exemplares impressos, publicados entre 2016 e 2017, da Rivista Infanzia. As análises evidenciaram que a Rivista Infanzia incentiva o investimento na proposição de uma aprendizagem mediada pela arte na Educação Infantil favorecendo a formação de sujeitos mais sensíveis às diferentes linguagens artísticas e que conheçam e zelem pelo patrimônio cultural.This article is part of the theoretical field of Cultural Studies in Education and the main objective is to problematize the way in which the relationship between children who attend Kindergarten and art is encouraged at Rivista Infanzia. The empirical material consists of eight printed copies, published between 2016 and 2017, of Rivista Infanzia. The analyzes showed that Rivista Infanzia encourages investment in proposing a learning mediated by art in Early Childhood Education, favoring the formation of subjects who are more sensitive to different artistic languages and who know and care for cultural heritage.Este artículo se enmarca en el campo teórico de los Estudios Culturales en Educación y tiene como objetivo principal problematizar la forma en que se fomenta la relación entre los niños vinculados a la Educación Infantil y el arte en Rivista Infanzia. El material empírico escogido para el análisis consta de ocho ejemplares impresos, publicados entre 2016 y 2017. Los análisis mostraron que Rivista Infanzia incentiva la inversión en proponer un aprendizaje mediado por el arte en la Educación Infantil, favoreciendo la formación de sujetos más sensibles a los diferentes lenguajes artísticos y que conocen y cuidan el patrimonio cultural.application/pdfporVisualidades. Goiânia. Vol. 21 (2023); p. 1-20InfânciaSocializaçãoEducação infantilChildhoodArtCultural StudiesRivista InfanziaNiñezArteEstudios CulturalesRivista InfanziaA criança em relação com a arte : um estudo na Rivista InfanziaThe child in relation to art : a study at Rivista InfanziaEl niño en relación con el arte : un estudio en Rivista Infanziainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195262.pdf.txt001195262.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271521/2/001195262.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001195262.pdfTexto completoapplication/pdf6401994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271521/1/001195262.pdf2be867d9c1162373263e2b358c8c99a0MD5110183/2715212024-02-07 06:00:13.735365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271521Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-07T08:00:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The child in relation to art : a study at Rivista Infanzia |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El niño en relación con el arte : un estudio en Rivista Infanzia |
title |
A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia |
spellingShingle |
A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia Guizzo, Bianca Salazar Infância Socialização Educação infantil Childhood Art Cultural Studies Rivista Infanzia Niñez Arte Estudios Culturales Rivista Infanzia |
title_short |
A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia |
title_full |
A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia |
title_fullStr |
A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia |
title_full_unstemmed |
A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia |
title_sort |
A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia |
author |
Guizzo, Bianca Salazar |
author_facet |
Guizzo, Bianca Salazar Trennepohl, Kelly Juliana da Silva Balduzzi, Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Trennepohl, Kelly Juliana da Silva Balduzzi, Lucia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guizzo, Bianca Salazar Trennepohl, Kelly Juliana da Silva Balduzzi, Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Socialização Educação infantil |
topic |
Infância Socialização Educação infantil Childhood Art Cultural Studies Rivista Infanzia Niñez Arte Estudios Culturales Rivista Infanzia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Childhood Art Cultural Studies Rivista Infanzia |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Niñez Arte Estudios Culturales Rivista Infanzia |
description |
Este artigo se insere no campo teórico dos Estudos Culturais em Educação e tem como principal objetivo problematizar a maneira como se incentiva a relação de crianças que freqüentam a Educação Infantil com a arte na Rivista Infanzia. O material empírico constitui-se de oito exemplares impressos, publicados entre 2016 e 2017, da Rivista Infanzia. As análises evidenciaram que a Rivista Infanzia incentiva o investimento na proposição de uma aprendizagem mediada pela arte na Educação Infantil favorecendo a formação de sujeitos mais sensíveis às diferentes linguagens artísticas e que conheçam e zelem pelo patrimônio cultural. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-06T04:31:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271521 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-6784 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001195262 |
identifier_str_mv |
2317-6784 001195262 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Visualidades. Goiânia. Vol. 21 (2023); p. 1-20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271521/2/001195262.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271521/1/001195262.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 2be867d9c1162373263e2b358c8c99a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447851873861632 |