A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guizzo, Bianca Salazar
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Trennepohl, Kelly Juliana da Silva, Balduzzi, Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271521
Resumo: Este artigo se insere no campo teórico dos Estudos Culturais em Educação e tem como principal objetivo problematizar a maneira como se incentiva a relação de crianças que freqüentam a Educação Infantil com a arte na Rivista Infanzia. O material empírico constitui-se de oito exemplares impressos, publicados entre 2016 e 2017, da Rivista Infanzia. As análises evidenciaram que a Rivista Infanzia incentiva o investimento na proposição de uma aprendizagem mediada pela arte na Educação Infantil favorecendo a formação de sujeitos mais sensíveis às diferentes linguagens artísticas e que conheçam e zelem pelo patrimônio cultural.
id UFRGS-2_5838c2543da80795a293d859cb24eb95
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271521
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guizzo, Bianca SalazarTrennepohl, Kelly Juliana da SilvaBalduzzi, Lucia2024-02-06T04:31:08Z20232317-6784http://hdl.handle.net/10183/271521001195262Este artigo se insere no campo teórico dos Estudos Culturais em Educação e tem como principal objetivo problematizar a maneira como se incentiva a relação de crianças que freqüentam a Educação Infantil com a arte na Rivista Infanzia. O material empírico constitui-se de oito exemplares impressos, publicados entre 2016 e 2017, da Rivista Infanzia. As análises evidenciaram que a Rivista Infanzia incentiva o investimento na proposição de uma aprendizagem mediada pela arte na Educação Infantil favorecendo a formação de sujeitos mais sensíveis às diferentes linguagens artísticas e que conheçam e zelem pelo patrimônio cultural.This article is part of the theoretical field of Cultural Studies in Education and the main objective is to problematize the way in which the relationship between children who attend Kindergarten and art is encouraged at Rivista Infanzia. The empirical material consists of eight printed copies, published between 2016 and 2017, of Rivista Infanzia. The analyzes showed that Rivista Infanzia encourages investment in proposing a learning mediated by art in Early Childhood Education, favoring the formation of subjects who are more sensitive to different artistic languages and who know and care for cultural heritage.Este artículo se enmarca en el campo teórico de los Estudios Culturales en Educación y tiene como objetivo principal problematizar la forma en que se fomenta la relación entre los niños vinculados a la Educación Infantil y el arte en Rivista Infanzia. El material empírico escogido para el análisis consta de ocho ejemplares impresos, publicados entre 2016 y 2017. Los análisis mostraron que Rivista Infanzia incentiva la inversión en proponer un aprendizaje mediado por el arte en la Educación Infantil, favoreciendo la formación de sujetos más sensibles a los diferentes lenguajes artísticos y que conocen y cuidan el patrimonio cultural.application/pdfporVisualidades. Goiânia. Vol. 21 (2023); p. 1-20InfânciaSocializaçãoEducação infantilChildhoodArtCultural StudiesRivista InfanziaNiñezArteEstudios CulturalesRivista InfanziaA criança em relação com a arte : um estudo na Rivista InfanziaThe child in relation to art : a study at Rivista InfanziaEl niño en relación con el arte : un estudio en Rivista Infanziainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195262.pdf.txt001195262.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271521/2/001195262.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001195262.pdfTexto completoapplication/pdf6401994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271521/1/001195262.pdf2be867d9c1162373263e2b358c8c99a0MD5110183/2715212024-02-07 06:00:13.735365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271521Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-07T08:00:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The child in relation to art : a study at Rivista Infanzia
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El niño en relación con el arte : un estudio en Rivista Infanzia
title A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia
spellingShingle A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia
Guizzo, Bianca Salazar
Infância
Socialização
Educação infantil
Childhood
Art
Cultural Studies
Rivista Infanzia
Niñez
Arte
Estudios Culturales
Rivista Infanzia
title_short A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia
title_full A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia
title_fullStr A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia
title_full_unstemmed A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia
title_sort A criança em relação com a arte : um estudo na Rivista Infanzia
author Guizzo, Bianca Salazar
author_facet Guizzo, Bianca Salazar
Trennepohl, Kelly Juliana da Silva
Balduzzi, Lucia
author_role author
author2 Trennepohl, Kelly Juliana da Silva
Balduzzi, Lucia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guizzo, Bianca Salazar
Trennepohl, Kelly Juliana da Silva
Balduzzi, Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Socialização
Educação infantil
topic Infância
Socialização
Educação infantil
Childhood
Art
Cultural Studies
Rivista Infanzia
Niñez
Arte
Estudios Culturales
Rivista Infanzia
dc.subject.eng.fl_str_mv Childhood
Art
Cultural Studies
Rivista Infanzia
dc.subject.spa.fl_str_mv Niñez
Arte
Estudios Culturales
Rivista Infanzia
description Este artigo se insere no campo teórico dos Estudos Culturais em Educação e tem como principal objetivo problematizar a maneira como se incentiva a relação de crianças que freqüentam a Educação Infantil com a arte na Rivista Infanzia. O material empírico constitui-se de oito exemplares impressos, publicados entre 2016 e 2017, da Rivista Infanzia. As análises evidenciaram que a Rivista Infanzia incentiva o investimento na proposição de uma aprendizagem mediada pela arte na Educação Infantil favorecendo a formação de sujeitos mais sensíveis às diferentes linguagens artísticas e que conheçam e zelem pelo patrimônio cultural.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-06T04:31:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271521
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-6784
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195262
identifier_str_mv 2317-6784
001195262
url http://hdl.handle.net/10183/271521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Visualidades. Goiânia. Vol. 21 (2023); p. 1-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271521/2/001195262.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271521/1/001195262.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
2be867d9c1162373263e2b358c8c99a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447851873861632