Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/119144 |
Resumo: | O estudo investigou a relação das práticas educativas parentais, problemas de comportamento e a competência social de crianças pré-escolares. Participaram 48 mães e 33 pais, cujos primogênitos tinham seis anos de idade, que responderam a uma entrevista sobre práticas educativas e ao Sistema de Avaliação das Competências Sociais, o qual também avalia problemas de comportamento. Correlações de Spearman revelaram associações positivas entre práticas coercitivas maternas e problemas de comportamento infantil, especialmente os de externalização. Foram encontradas correlações positivas entre práticas coercitivas paternas e problemas de internalização, bem como entre as práticas indutivas e de não interferência paternas com a cooperação e a assertividade infantil, respectivamente. Mães de meninas referiram mais comportamentos de autocontrole e a competência social do que mães de meninos, enquanto aquelas de NSE baixo relataram mais práticas coercitivas e as de NSE alto, mais as indutivas. Os achados indicaram que as práticas indutivas paternas associaram-se com aspectos da competência social, enquanto as práticas coercitivas maternas e paternas aos problemas de comportamento infantil. |
id |
UFRGS-2_583dff2db3488850dd1d5fd32f9ac88c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119144 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marin, Angela HelenaPiccinini, Cesar AugustoGonçalves, Tonantzin RibeiroTudge, Jonathan Richard Henry2015-07-15T02:07:56Z20121413-294Xhttp://hdl.handle.net/10183/119144000939023O estudo investigou a relação das práticas educativas parentais, problemas de comportamento e a competência social de crianças pré-escolares. Participaram 48 mães e 33 pais, cujos primogênitos tinham seis anos de idade, que responderam a uma entrevista sobre práticas educativas e ao Sistema de Avaliação das Competências Sociais, o qual também avalia problemas de comportamento. Correlações de Spearman revelaram associações positivas entre práticas coercitivas maternas e problemas de comportamento infantil, especialmente os de externalização. Foram encontradas correlações positivas entre práticas coercitivas paternas e problemas de internalização, bem como entre as práticas indutivas e de não interferência paternas com a cooperação e a assertividade infantil, respectivamente. Mães de meninas referiram mais comportamentos de autocontrole e a competência social do que mães de meninos, enquanto aquelas de NSE baixo relataram mais práticas coercitivas e as de NSE alto, mais as indutivas. Os achados indicaram que as práticas indutivas paternas associaram-se com aspectos da competência social, enquanto as práticas coercitivas maternas e paternas aos problemas de comportamento infantil.Parental child-rearing practices, behavior problems and pre-school children’s social competence. The study examined associations between parents’ childrearing practices, behavior problems and pre-school children’s social competence. A total of 48 mothers and 33 fathers, when their firstborn children were aged six, completed an interview about child-rearing practices and the Social Skills Rating System that also assesses behavior problems. Spearman correlations indicated positive associations between maternal coercive practices and children’s behavior problems, especially those related to externalizing. Positive correlations were also found between fathers’ coercive practices and internalizing problems, as well as among fathers’ inductive and non-interference practices with children’s cooperation and assertiveness, respectively. Girls’ mothers reported higher levels of self-control and social competence than did boys’ mothers. Moreover, lower SES mothers referred more coercive practices while higher SES mothers reported more inductive practices. Findings underscore the relationship between fathers’ inductive practices and children’s social competence. In addition, results suggested associations among both mothers’ and fathers’ coercive practices and children’s behavior problems.application/pdfporEstudos de psicologia (Natal). Vol. 17, n.1 (jan./abr. 2012), p. 05-13.Práticas de criação infantilTranstornos do comportamento infantilHabilidades sociaisCrianças em idade pré-escolarChild-rearing practicesSocial competencePre-school childPráticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolarinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000939023.pdf000939023.pdfTexto completoapplication/pdf386921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119144/1/000939023.pdf529d56fe9ab81f6237b52e5e5c0d6a28MD51TEXT000939023.pdf.txt000939023.pdf.txtExtracted Texttext/plain54610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119144/2/000939023.pdf.txtc1a2358b17a04784324c7211cbff5d71MD52THUMBNAIL000939023.pdf.jpg000939023.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119144/3/000939023.pdf.jpg1af59aa8e616b8ed6bbdf2c1735e6e3eMD5310183/1191442018-10-22 09:25:35.296oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:25:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar |
title |
Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar |
spellingShingle |
Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar Marin, Angela Helena Práticas de criação infantil Transtornos do comportamento infantil Habilidades sociais Crianças em idade pré-escolar Child-rearing practices Social competence Pre-school child |
title_short |
Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar |
title_full |
Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar |
title_fullStr |
Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar |
title_sort |
Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar |
author |
Marin, Angela Helena |
author_facet |
Marin, Angela Helena Piccinini, Cesar Augusto Gonçalves, Tonantzin Ribeiro Tudge, Jonathan Richard Henry |
author_role |
author |
author2 |
Piccinini, Cesar Augusto Gonçalves, Tonantzin Ribeiro Tudge, Jonathan Richard Henry |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin, Angela Helena Piccinini, Cesar Augusto Gonçalves, Tonantzin Ribeiro Tudge, Jonathan Richard Henry |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de criação infantil Transtornos do comportamento infantil Habilidades sociais Crianças em idade pré-escolar |
topic |
Práticas de criação infantil Transtornos do comportamento infantil Habilidades sociais Crianças em idade pré-escolar Child-rearing practices Social competence Pre-school child |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Child-rearing practices Social competence Pre-school child |
description |
O estudo investigou a relação das práticas educativas parentais, problemas de comportamento e a competência social de crianças pré-escolares. Participaram 48 mães e 33 pais, cujos primogênitos tinham seis anos de idade, que responderam a uma entrevista sobre práticas educativas e ao Sistema de Avaliação das Competências Sociais, o qual também avalia problemas de comportamento. Correlações de Spearman revelaram associações positivas entre práticas coercitivas maternas e problemas de comportamento infantil, especialmente os de externalização. Foram encontradas correlações positivas entre práticas coercitivas paternas e problemas de internalização, bem como entre as práticas indutivas e de não interferência paternas com a cooperação e a assertividade infantil, respectivamente. Mães de meninas referiram mais comportamentos de autocontrole e a competência social do que mães de meninos, enquanto aquelas de NSE baixo relataram mais práticas coercitivas e as de NSE alto, mais as indutivas. Os achados indicaram que as práticas indutivas paternas associaram-se com aspectos da competência social, enquanto as práticas coercitivas maternas e paternas aos problemas de comportamento infantil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-07-15T02:07:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/119144 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-294X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000939023 |
identifier_str_mv |
1413-294X 000939023 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/119144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos de psicologia (Natal). Vol. 17, n.1 (jan./abr. 2012), p. 05-13. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119144/1/000939023.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119144/2/000939023.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119144/3/000939023.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
529d56fe9ab81f6237b52e5e5c0d6a28 c1a2358b17a04784324c7211cbff5d71 1af59aa8e616b8ed6bbdf2c1735e6e3e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447589527486464 |