Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Angela Helena
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Piccinini, Cesar Augusto, Gonçalves, Tonantzin Ribeiro, Tudge, Jonathan Richard Henry
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/119144
Resumo: O estudo investigou a relação das práticas educativas parentais, problemas de comportamento e a competência social de crianças pré-escolares. Participaram 48 mães e 33 pais, cujos primogênitos tinham seis anos de idade, que responderam a uma entrevista sobre práticas educativas e ao Sistema de Avaliação das Competências Sociais, o qual também avalia problemas de comportamento. Correlações de Spearman revelaram associações positivas entre práticas coercitivas maternas e problemas de comportamento infantil, especialmente os de externalização. Foram encontradas correlações positivas entre práticas coercitivas paternas e problemas de internalização, bem como entre as práticas indutivas e de não interferência paternas com a cooperação e a assertividade infantil, respectivamente. Mães de meninas referiram mais comportamentos de autocontrole e a competência social do que mães de meninos, enquanto aquelas de NSE baixo relataram mais práticas coercitivas e as de NSE alto, mais as indutivas. Os achados indicaram que as práticas indutivas paternas associaram-se com aspectos da competência social, enquanto as práticas coercitivas maternas e paternas aos problemas de comportamento infantil.
id UFRGS-2_583dff2db3488850dd1d5fd32f9ac88c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119144
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marin, Angela HelenaPiccinini, Cesar AugustoGonçalves, Tonantzin RibeiroTudge, Jonathan Richard Henry2015-07-15T02:07:56Z20121413-294Xhttp://hdl.handle.net/10183/119144000939023O estudo investigou a relação das práticas educativas parentais, problemas de comportamento e a competência social de crianças pré-escolares. Participaram 48 mães e 33 pais, cujos primogênitos tinham seis anos de idade, que responderam a uma entrevista sobre práticas educativas e ao Sistema de Avaliação das Competências Sociais, o qual também avalia problemas de comportamento. Correlações de Spearman revelaram associações positivas entre práticas coercitivas maternas e problemas de comportamento infantil, especialmente os de externalização. Foram encontradas correlações positivas entre práticas coercitivas paternas e problemas de internalização, bem como entre as práticas indutivas e de não interferência paternas com a cooperação e a assertividade infantil, respectivamente. Mães de meninas referiram mais comportamentos de autocontrole e a competência social do que mães de meninos, enquanto aquelas de NSE baixo relataram mais práticas coercitivas e as de NSE alto, mais as indutivas. Os achados indicaram que as práticas indutivas paternas associaram-se com aspectos da competência social, enquanto as práticas coercitivas maternas e paternas aos problemas de comportamento infantil.Parental child-rearing practices, behavior problems and pre-school children’s social competence. The study examined associations between parents’ childrearing practices, behavior problems and pre-school children’s social competence. A total of 48 mothers and 33 fathers, when their firstborn children were aged six, completed an interview about child-rearing practices and the Social Skills Rating System that also assesses behavior problems. Spearman correlations indicated positive associations between maternal coercive practices and children’s behavior problems, especially those related to externalizing. Positive correlations were also found between fathers’ coercive practices and internalizing problems, as well as among fathers’ inductive and non-interference practices with children’s cooperation and assertiveness, respectively. Girls’ mothers reported higher levels of self-control and social competence than did boys’ mothers. Moreover, lower SES mothers referred more coercive practices while higher SES mothers reported more inductive practices. Findings underscore the relationship between fathers’ inductive practices and children’s social competence. In addition, results suggested associations among both mothers’ and fathers’ coercive practices and children’s behavior problems.application/pdfporEstudos de psicologia (Natal). Vol. 17, n.1 (jan./abr. 2012), p. 05-13.Práticas de criação infantilTranstornos do comportamento infantilHabilidades sociaisCrianças em idade pré-escolarChild-rearing practicesSocial competencePre-school childPráticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolarinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000939023.pdf000939023.pdfTexto completoapplication/pdf386921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119144/1/000939023.pdf529d56fe9ab81f6237b52e5e5c0d6a28MD51TEXT000939023.pdf.txt000939023.pdf.txtExtracted Texttext/plain54610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119144/2/000939023.pdf.txtc1a2358b17a04784324c7211cbff5d71MD52THUMBNAIL000939023.pdf.jpg000939023.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119144/3/000939023.pdf.jpg1af59aa8e616b8ed6bbdf2c1735e6e3eMD5310183/1191442018-10-22 09:25:35.296oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:25:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar
title Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar
Marin, Angela Helena
Práticas de criação infantil
Transtornos do comportamento infantil
Habilidades sociais
Crianças em idade pré-escolar
Child-rearing practices
Social competence
Pre-school child
title_short Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar
title_full Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar
title_sort Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar
author Marin, Angela Helena
author_facet Marin, Angela Helena
Piccinini, Cesar Augusto
Gonçalves, Tonantzin Ribeiro
Tudge, Jonathan Richard Henry
author_role author
author2 Piccinini, Cesar Augusto
Gonçalves, Tonantzin Ribeiro
Tudge, Jonathan Richard Henry
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Angela Helena
Piccinini, Cesar Augusto
Gonçalves, Tonantzin Ribeiro
Tudge, Jonathan Richard Henry
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de criação infantil
Transtornos do comportamento infantil
Habilidades sociais
Crianças em idade pré-escolar
topic Práticas de criação infantil
Transtornos do comportamento infantil
Habilidades sociais
Crianças em idade pré-escolar
Child-rearing practices
Social competence
Pre-school child
dc.subject.eng.fl_str_mv Child-rearing practices
Social competence
Pre-school child
description O estudo investigou a relação das práticas educativas parentais, problemas de comportamento e a competência social de crianças pré-escolares. Participaram 48 mães e 33 pais, cujos primogênitos tinham seis anos de idade, que responderam a uma entrevista sobre práticas educativas e ao Sistema de Avaliação das Competências Sociais, o qual também avalia problemas de comportamento. Correlações de Spearman revelaram associações positivas entre práticas coercitivas maternas e problemas de comportamento infantil, especialmente os de externalização. Foram encontradas correlações positivas entre práticas coercitivas paternas e problemas de internalização, bem como entre as práticas indutivas e de não interferência paternas com a cooperação e a assertividade infantil, respectivamente. Mães de meninas referiram mais comportamentos de autocontrole e a competência social do que mães de meninos, enquanto aquelas de NSE baixo relataram mais práticas coercitivas e as de NSE alto, mais as indutivas. Os achados indicaram que as práticas indutivas paternas associaram-se com aspectos da competência social, enquanto as práticas coercitivas maternas e paternas aos problemas de comportamento infantil.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-15T02:07:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/119144
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-294X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000939023
identifier_str_mv 1413-294X
000939023
url http://hdl.handle.net/10183/119144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos de psicologia (Natal). Vol. 17, n.1 (jan./abr. 2012), p. 05-13.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119144/1/000939023.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119144/2/000939023.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119144/3/000939023.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 529d56fe9ab81f6237b52e5e5c0d6a28
c1a2358b17a04784324c7211cbff5d71
1af59aa8e616b8ed6bbdf2c1735e6e3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447589527486464