Avaliação do egresso do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD - UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262632 |
Resumo: | A Licenciatura em Ciências Naturais abrange a formação de professores nas áreas das Ciências, Biologia, Física e Química e nos últimos anos é possível perceber que a expansão da educação a distância também afetou a formação de professores em disciplinas da área de conhecimento das Ciências Naturais. Após a conclusão de um curso de graduação, o aluno egresso deve ser capaz de avaliar em sua atuação profissional quais as habilidades e competências que a sua trajetória acadêmica desenvolveu para seu exercício profissional e essas informações são grande contribuição para que a Instituição de Ensino Superior (IES) possa avaliar o curso e suas ações para a continuidade do seu sistema de ensino e sua relação com as necessidades do mercado de trabalho. Desta forma, percebe-se a importância da aplicação de uma política de acompanhamento de egressos para a construção e desenvolvimento de um curso de nível superior, principalmente no caso de um curso de Licenciatura que está em sua primeira edição. Este trabalho tem como objetivo avaliar a contribuição do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – Anos Finais – Modalidade EaD da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS para a atividade profissional do egresso. As questões abordadas envolvem as atividades desenvolvidas pelo aluno na UFRGS durante a sua graduação, a atividade profissional desenvolvida atualmente, relações de suas atividades profissionais e a formação do curso em questão e comprometimento do egresso com a sustentabilidade (política, econômica, social e ambiental) em relação a sua formação no curso e da sua satisfação profissional entre outras questões. A pesquisa foi exploratória através da aplicação de um instrumento de avaliação do curso aos estudantes egressos do curso por meio da criação de um questionário on-line através do Google Forms e compartilhado por meios digitais para os 56 egressos do curso onde obteve-se o total de 23 participantes. Entendendo que o objetivo principal de uma avaliação de curso com egressos é avaliar se os objetivos do curso estão sendo atingidos, considerando os resultados obtidos com este trabalho, pode -se concluir que de maneira geral os objetivos específicos presentes no Projeto Pedagógico do curso (PPP) foram atingidos na primeira edição do curso, como na relação da formação obtida no curso com o comprometimento com sustentabilidade política, econômica, social e ambiental e também em relação a relevância da pesquisa e extensão durante a sua formação. Através do trabalho realizado e da pesquisa de outros trabalhos que estudaram o mesmo tema, percebe-se que a avaliação de curso por parte dos egressos deve ser um processo periódico e permanente, sendo fonte de indicadores e informações para a instituição de ensino quanto para os egressos, através da formação de rede de contatos profissionais e possibilidade de formação continuada, por exemplo. |
id |
UFRGS-2_5851e580bb066f619b1037b763f18f90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262632 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lanius, Tássia HahnMoço, Maria Cecília de Chiara2023-07-25T03:38:18Z2023http://hdl.handle.net/10183/262632001173924A Licenciatura em Ciências Naturais abrange a formação de professores nas áreas das Ciências, Biologia, Física e Química e nos últimos anos é possível perceber que a expansão da educação a distância também afetou a formação de professores em disciplinas da área de conhecimento das Ciências Naturais. Após a conclusão de um curso de graduação, o aluno egresso deve ser capaz de avaliar em sua atuação profissional quais as habilidades e competências que a sua trajetória acadêmica desenvolveu para seu exercício profissional e essas informações são grande contribuição para que a Instituição de Ensino Superior (IES) possa avaliar o curso e suas ações para a continuidade do seu sistema de ensino e sua relação com as necessidades do mercado de trabalho. Desta forma, percebe-se a importância da aplicação de uma política de acompanhamento de egressos para a construção e desenvolvimento de um curso de nível superior, principalmente no caso de um curso de Licenciatura que está em sua primeira edição. Este trabalho tem como objetivo avaliar a contribuição do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – Anos Finais – Modalidade EaD da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS para a atividade profissional do egresso. As questões abordadas envolvem as atividades desenvolvidas pelo aluno na UFRGS durante a sua graduação, a atividade profissional desenvolvida atualmente, relações de suas atividades profissionais e a formação do curso em questão e comprometimento do egresso com a sustentabilidade (política, econômica, social e ambiental) em relação a sua formação no curso e da sua satisfação profissional entre outras questões. A pesquisa foi exploratória através da aplicação de um instrumento de avaliação do curso aos estudantes egressos do curso por meio da criação de um questionário on-line através do Google Forms e compartilhado por meios digitais para os 56 egressos do curso onde obteve-se o total de 23 participantes. Entendendo que o objetivo principal de uma avaliação de curso com egressos é avaliar se os objetivos do curso estão sendo atingidos, considerando os resultados obtidos com este trabalho, pode -se concluir que de maneira geral os objetivos específicos presentes no Projeto Pedagógico do curso (PPP) foram atingidos na primeira edição do curso, como na relação da formação obtida no curso com o comprometimento com sustentabilidade política, econômica, social e ambiental e também em relação a relevância da pesquisa e extensão durante a sua formação. Através do trabalho realizado e da pesquisa de outros trabalhos que estudaram o mesmo tema, percebe-se que a avaliação de curso por parte dos egressos deve ser um processo periódico e permanente, sendo fonte de indicadores e informações para a instituição de ensino quanto para os egressos, através da formação de rede de contatos profissionais e possibilidade de formação continuada, por exemplo.The Degree in Natural Sciences covers the training of teachers in the areas of Science, Biology, Physics and Chemistry and in recent years it is possible to see that the expansion of distance education has also affected the training of teachers in disciplines in the area of knowledge of the Natural Sciences. After completing an undergraduate course, the graduating student must be able to assess in his professional performance what skills and competences his academic career has developed for his professional practice and this information is a great contribution for the Higher Education Institution can evaluate the course and its actions for the continuity of its education system and its relationship with the needs of the labor market. In this way, one can see the importance of applying a policy to monitor graduates for the construction and development of a higher education course, especially in the case of a Licentiate course that is in its first edition. The objective of this work is to evaluate de contribution of the Degree in Natural Sciences Course - Final Years - Distance Learning Modality at the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS to the professional activity of the egress. The questions addressed were the activities developed by the student at UFRGS during his graduation, the professional activity currently developed, relations of his professional activities and the formation of the course in question and commitment of the egress with sustainability (political, economic, social and environmental) in relation to their training in the course and their professional satisfaction, among other issues. The research was exploratory through the application of a course evaluation instrument to the students who graduated from the course through the creation of an online questionnaire through Google Forms and shared by digital means where a total of 23 participating graduates were obtained. Understanding that the main objective of a course evaluation with graduates is to assess whether the course objectives are being achieved, considering the results obtained with this work, it can be concluded that, in general, the specific objectives present in the PPP of the course were achieved in the first edition of the course, as in relation to the training obtained in the course with the commitment to political, economic, social and environmental sustainability and also in relation to the relevance of research and extension during their training. Through the work carried out and the research of other works that studied the same theme, it is noticed that the evaluation of the course by the graduates must be a periodic and permanent process, being a source of indicators and information for the educational institution as well as for the students. graduates, through the formation of a network of professional contacts and the possibility of continuing education, for example.application/pdfporAvaliação acadêmicaCurso de graduaçãoEnsino e aprendizagemAluno egressoCourse evaluationEgressGraduationNature sciencesAvaliação do egresso do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD - UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173924.pdf.txt001173924.pdf.txtExtracted Texttext/plain99074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262632/2/001173924.pdf.txtde72be95902a3857044421b76f6f617cMD52ORIGINAL001173924.pdfTexto completoapplication/pdf1078598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262632/1/001173924.pdf137e33bd5d7975ae7630f1f270e64095MD5110183/2626322023-07-26 03:31:24.130089oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262632Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-26T06:31:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação do egresso do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD - UFRGS |
title |
Avaliação do egresso do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD - UFRGS |
spellingShingle |
Avaliação do egresso do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD - UFRGS Lanius, Tássia Hahn Avaliação acadêmica Curso de graduação Ensino e aprendizagem Aluno egresso Course evaluation Egress Graduation Nature sciences |
title_short |
Avaliação do egresso do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD - UFRGS |
title_full |
Avaliação do egresso do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD - UFRGS |
title_fullStr |
Avaliação do egresso do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD - UFRGS |
title_full_unstemmed |
Avaliação do egresso do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD - UFRGS |
title_sort |
Avaliação do egresso do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD - UFRGS |
author |
Lanius, Tássia Hahn |
author_facet |
Lanius, Tássia Hahn |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lanius, Tássia Hahn |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
contributor_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação acadêmica Curso de graduação Ensino e aprendizagem Aluno egresso |
topic |
Avaliação acadêmica Curso de graduação Ensino e aprendizagem Aluno egresso Course evaluation Egress Graduation Nature sciences |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Course evaluation Egress Graduation Nature sciences |
description |
A Licenciatura em Ciências Naturais abrange a formação de professores nas áreas das Ciências, Biologia, Física e Química e nos últimos anos é possível perceber que a expansão da educação a distância também afetou a formação de professores em disciplinas da área de conhecimento das Ciências Naturais. Após a conclusão de um curso de graduação, o aluno egresso deve ser capaz de avaliar em sua atuação profissional quais as habilidades e competências que a sua trajetória acadêmica desenvolveu para seu exercício profissional e essas informações são grande contribuição para que a Instituição de Ensino Superior (IES) possa avaliar o curso e suas ações para a continuidade do seu sistema de ensino e sua relação com as necessidades do mercado de trabalho. Desta forma, percebe-se a importância da aplicação de uma política de acompanhamento de egressos para a construção e desenvolvimento de um curso de nível superior, principalmente no caso de um curso de Licenciatura que está em sua primeira edição. Este trabalho tem como objetivo avaliar a contribuição do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – Anos Finais – Modalidade EaD da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS para a atividade profissional do egresso. As questões abordadas envolvem as atividades desenvolvidas pelo aluno na UFRGS durante a sua graduação, a atividade profissional desenvolvida atualmente, relações de suas atividades profissionais e a formação do curso em questão e comprometimento do egresso com a sustentabilidade (política, econômica, social e ambiental) em relação a sua formação no curso e da sua satisfação profissional entre outras questões. A pesquisa foi exploratória através da aplicação de um instrumento de avaliação do curso aos estudantes egressos do curso por meio da criação de um questionário on-line através do Google Forms e compartilhado por meios digitais para os 56 egressos do curso onde obteve-se o total de 23 participantes. Entendendo que o objetivo principal de uma avaliação de curso com egressos é avaliar se os objetivos do curso estão sendo atingidos, considerando os resultados obtidos com este trabalho, pode -se concluir que de maneira geral os objetivos específicos presentes no Projeto Pedagógico do curso (PPP) foram atingidos na primeira edição do curso, como na relação da formação obtida no curso com o comprometimento com sustentabilidade política, econômica, social e ambiental e também em relação a relevância da pesquisa e extensão durante a sua formação. Através do trabalho realizado e da pesquisa de outros trabalhos que estudaram o mesmo tema, percebe-se que a avaliação de curso por parte dos egressos deve ser um processo periódico e permanente, sendo fonte de indicadores e informações para a instituição de ensino quanto para os egressos, através da formação de rede de contatos profissionais e possibilidade de formação continuada, por exemplo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-25T03:38:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262632 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173924 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262632 |
identifier_str_mv |
001173924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262632/2/001173924.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262632/1/001173924.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
de72be95902a3857044421b76f6f617c 137e33bd5d7975ae7630f1f270e64095 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447346152996864 |