Rumos e perspectivas do egresso do programa de pós-graduação stricto-sensu em educação PUC-Campinas - (1993-2004)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Angela Maria de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15323
Resumo: Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Estudos em Avaliação . Objetivamos avaliar, por meio da voz dos egressos do programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Educação da PUC-Campinas de 1993 a 2004, as contribuições que o curso trouxe em sua trajetória de vida pessoal, profissional e sua inserção institucional. Usamos como metodologia, a pesquisa qualitativa, com aplicação de um questionário, enviado, via e-mail aos 135 egressos do período e obtivemos 56 retornos. Ao analisarmos o Projeto do Programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Educação cotejamos outras vozes como dos órgãos de avaliação externa (CAPES) e a dos egressos, construindo uma rede de significados justificando o grau de importância de um processo avaliatório dinâmico e participativo. A partir desse encontro objetivamos ainda subsidiar o próprio programa sobre as mudanças que se fizerem necessárias para manter sua proposta pedagógica sintonizada com os desafios transformadores da sociedade contemporânea. As informações analisadas são discutidas visando sugerir estratégias as quais poderão culminar com uma dinâmica de avaliação interna participativa e aberta à comunidade acadêmica imprimindo o caráter formativo ao processo avaliativo visando o aperfeiçoamento e fortalecimento do Programa e de seus membros. Focamos a trajetória do egresso após a conclusão do curso e os desdobramentos de seu processo de capacitação, o que possibilitou-nos perceber que os valores construídos pelo curso permitiram que a maioria dos egressos do período analisado se sobressaísse nas questões ligadas a educação principalmente no tocante ao ensino superior, comprovando o caráter sério e comprometido dos profissionais que constituíram estes 15 anos de vida do programa.
id PCAM_f33cd9761463c733ea4d6dac8fd9b746
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15323
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Paiva, Angela Maria dePontifícia Universidade Católica de CampinasSordi, Mara Regina Lemes de2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-06-27http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15323Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Estudos em Avaliação . Objetivamos avaliar, por meio da voz dos egressos do programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Educação da PUC-Campinas de 1993 a 2004, as contribuições que o curso trouxe em sua trajetória de vida pessoal, profissional e sua inserção institucional. Usamos como metodologia, a pesquisa qualitativa, com aplicação de um questionário, enviado, via e-mail aos 135 egressos do período e obtivemos 56 retornos. Ao analisarmos o Projeto do Programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Educação cotejamos outras vozes como dos órgãos de avaliação externa (CAPES) e a dos egressos, construindo uma rede de significados justificando o grau de importância de um processo avaliatório dinâmico e participativo. A partir desse encontro objetivamos ainda subsidiar o próprio programa sobre as mudanças que se fizerem necessárias para manter sua proposta pedagógica sintonizada com os desafios transformadores da sociedade contemporânea. As informações analisadas são discutidas visando sugerir estratégias as quais poderão culminar com uma dinâmica de avaliação interna participativa e aberta à comunidade acadêmica imprimindo o caráter formativo ao processo avaliativo visando o aperfeiçoamento e fortalecimento do Programa e de seus membros. Focamos a trajetória do egresso após a conclusão do curso e os desdobramentos de seu processo de capacitação, o que possibilitou-nos perceber que os valores construídos pelo curso permitiram que a maioria dos egressos do período analisado se sobressaísse nas questões ligadas a educação principalmente no tocante ao ensino superior, comprovando o caráter sério e comprometido dos profissionais que constituíram estes 15 anos de vida do programa.This paper is according to the research line Studies on Evaluation . The paper aims to evaluate, by hearing egress students from the program of Post-Graduation strictosensu in Education of PUC-Campinas, from 1993 to 2004, the contributions brought by the course to their trajectory of personal and professional lives and to their institutional insertion. As a methodology, the qualitative research was used, through the application of a questionnaire sent via e-mail to 135 students of that period. Only 56 students replied. First of all, the Project of the Program of Post Graduation strictosensu was analyzed; then, other voices were heard such as the ones from External Evaluation Organs (CAPES) and the ones from the egress students. From that, a significance net was built, justifying the importance degree of an evaluatory, dynamic and shared process. Finally, the present research aims to give subsidies to the Program, suggesting changes that may be necessary in order to maintain its pedagogical propositions according to the transforming challenges of contemporary society. The studied information was debated to suggest strategies that may lead to a shared, dynamic internal evaluation, opened to the academic community and that can show a formative character to the evaluation process. Thus, the strengthening and improvement of the Program and its members can be reached. The trajectory of the egress student after leaving the course and the development of his/her qualification process were focused. It was noticed that values built during the course allowed most of the egresses of the given period to excel in subjects concerned to Education, mainly in higher education. The engaged and earnest characteristics of this 15-yearold program, as well as of its members were confirmed.porPUC-Campinasavaliação institucionalegressospós-graduação e educaçãoinstitutional evaluationegresspost graduationeducationRumos e perspectivas do egresso do programa de pós-graduação stricto-sensu em educação PUC-Campinas - (1993-2004)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6737123125852473Malavasi, Maria Marcia SigristCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes45606473062118433883562938853685CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Angela_P.pdfcchsa_ppgedu_me_Angela_P.pdfapplication/pdf360703http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15323/1/cchsa_ppgedu_me_Angela_P.pdf90e569d0e8e0620a7252ff03b6a42c50MD51123456789/153232022-09-02 11:36:23.499oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Rumos e perspectivas do egresso do programa de pós-graduação stricto-sensu em educação PUC-Campinas - (1993-2004)
title Rumos e perspectivas do egresso do programa de pós-graduação stricto-sensu em educação PUC-Campinas - (1993-2004)
spellingShingle Rumos e perspectivas do egresso do programa de pós-graduação stricto-sensu em educação PUC-Campinas - (1993-2004)
Paiva, Angela Maria de
avaliação institucional
egressos
pós-graduação e educação
institutional evaluation
egress
post graduation
education
title_short Rumos e perspectivas do egresso do programa de pós-graduação stricto-sensu em educação PUC-Campinas - (1993-2004)
title_full Rumos e perspectivas do egresso do programa de pós-graduação stricto-sensu em educação PUC-Campinas - (1993-2004)
title_fullStr Rumos e perspectivas do egresso do programa de pós-graduação stricto-sensu em educação PUC-Campinas - (1993-2004)
title_full_unstemmed Rumos e perspectivas do egresso do programa de pós-graduação stricto-sensu em educação PUC-Campinas - (1993-2004)
title_sort Rumos e perspectivas do egresso do programa de pós-graduação stricto-sensu em educação PUC-Campinas - (1993-2004)
author Paiva, Angela Maria de
author_facet Paiva, Angela Maria de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Angela Maria de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de
contributor_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação institucional
egressos
pós-graduação e educação
institutional evaluation
egress
post graduation
education
topic avaliação institucional
egressos
pós-graduação e educação
institutional evaluation
egress
post graduation
education
description Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Estudos em Avaliação . Objetivamos avaliar, por meio da voz dos egressos do programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Educação da PUC-Campinas de 1993 a 2004, as contribuições que o curso trouxe em sua trajetória de vida pessoal, profissional e sua inserção institucional. Usamos como metodologia, a pesquisa qualitativa, com aplicação de um questionário, enviado, via e-mail aos 135 egressos do período e obtivemos 56 retornos. Ao analisarmos o Projeto do Programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Educação cotejamos outras vozes como dos órgãos de avaliação externa (CAPES) e a dos egressos, construindo uma rede de significados justificando o grau de importância de um processo avaliatório dinâmico e participativo. A partir desse encontro objetivamos ainda subsidiar o próprio programa sobre as mudanças que se fizerem necessárias para manter sua proposta pedagógica sintonizada com os desafios transformadores da sociedade contemporânea. As informações analisadas são discutidas visando sugerir estratégias as quais poderão culminar com uma dinâmica de avaliação interna participativa e aberta à comunidade acadêmica imprimindo o caráter formativo ao processo avaliativo visando o aperfeiçoamento e fortalecimento do Programa e de seus membros. Focamos a trajetória do egresso após a conclusão do curso e os desdobramentos de seu processo de capacitação, o que possibilitou-nos perceber que os valores construídos pelo curso permitiram que a maioria dos egressos do período analisado se sobressaísse nas questões ligadas a educação principalmente no tocante ao ensino superior, comprovando o caráter sério e comprometido dos profissionais que constituíram estes 15 anos de vida do programa.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15323
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15323/1/cchsa_ppgedu_me_Angela_P.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90e569d0e8e0620a7252ff03b6a42c50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790731619172352