Homonímia e polissemia : uma abordagem teórico-pedagógica dos processos de significação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hugo, Matheus Silveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/40458
Resumo: Esta monografia tem o objetivo de investigar como diferentes teorias linguísticas entendem e descrevem o funcionamento da homonímia e da polissemia. Dessa forma, este trabalho procura comparar diversas visões, a fim de tornar mais clara a fronteira que separa esses dois processos. Para tanto, é feita uma exposição dos critérios utilizados por diferentes linguistas para estabelecer limites entre esses fenômenos e de como esses critérios afetam as condições de produção de conceitos que servem de ferramenta para a prática de ensino de língua materna. Num segundo momento, é feita a análise de quatro livros didáticos, direcionados para o ensino médio, com o objetivo de avaliar como esses manuais abordam os conceitos de homonímia, ambiguidade e polissemia e, de uma maneira mais ampla, como os autores desses livros entendem o processo de significação. Além disso, esta análise pretende, também, avaliar se os livros didáticos expandem a discussão para além dos limites da língua, levando em consideração a influência das condições históricas e sociais e da subjetividade quando tratam do funcionamento do sentido na linguagem.
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