Teoremas-en-acto y conceptos-enacto en dos situaciones relativas a la noción de sistema cuántico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ángeles Fanaro, Maria de los
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Otero, Maria Rita, Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204929
Resumo: Apresenta-se resultados de parte de uma investigação relative ao ensino de Mecânica Quântica na escola media. Com base em referenciais didáticos e cognitivos analisa-se a viabilidade e adaptabilidade de uma sequência de situações desenhadas para reconstruir conceitos e princípios fundamentais. A sequência começa e termina com o experiment da dupla fenda produzindo a emergência do comportamento quântico pois a experiência se realiza com projéteis cuja massa é reduzida sucessivamente até chegar aos electrons. Considera-se os electrons como o sistema quântico mais simples e adapta-se os Caminhos Múltiplos de Feynman utilizando um software de simulação. Introduz-se o princípio da superposição e da corespondência partir da análise do quociente entre massa e a constante de Planck. Os resultados apresentados aqui são relativos à análise da conceitualização a partir da identificação dos possíveis teoremas-em-ato (VERGNAUD, 1990; MOREIRA 2002) utilizados pelos estudantes ao abordar as primeiras situações e as inferências que estes permitiram ou obstaculizaram. Destaca-se o caráter oportunista da conceitualização assinalado por Vergnaud e a necessidade de um olhar didático e cognitive quando se trata de investigar a variabilidade e adaptabilidade de propostas didáticas.
id UFRGS-2_591fb03ae94ac55f5b8ade252df592df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204929
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ángeles Fanaro, Maria de losOtero, Maria RitaMoreira, Marco Antonio2020-01-24T04:08:44Z20091806-5104http://hdl.handle.net/10183/204929000817607Apresenta-se resultados de parte de uma investigação relative ao ensino de Mecânica Quântica na escola media. Com base em referenciais didáticos e cognitivos analisa-se a viabilidade e adaptabilidade de uma sequência de situações desenhadas para reconstruir conceitos e princípios fundamentais. A sequência começa e termina com o experiment da dupla fenda produzindo a emergência do comportamento quântico pois a experiência se realiza com projéteis cuja massa é reduzida sucessivamente até chegar aos electrons. Considera-se os electrons como o sistema quântico mais simples e adapta-se os Caminhos Múltiplos de Feynman utilizando um software de simulação. Introduz-se o princípio da superposição e da corespondência partir da análise do quociente entre massa e a constante de Planck. Os resultados apresentados aqui são relativos à análise da conceitualização a partir da identificação dos possíveis teoremas-em-ato (VERGNAUD, 1990; MOREIRA 2002) utilizados pelos estudantes ao abordar as primeiras situações e as inferências que estes permitiram ou obstaculizaram. Destaca-se o caráter oportunista da conceitualização assinalado por Vergnaud e a necessidade de um olhar didático e cognitive quando se trata de investigar a variabilidade e adaptabilidade de propostas didáticas.The results of a part of an investigation regarding the Teaching of Quantum Mechanics at high school level are presented. Base upon didactic and cognitive frameworks it analyzes the viability and adaptability of a sequence of situations designed to reconstruct fundamental concepts and principles. The sequence begins and finishes with the DoubleSlit Experiment, producing the emergence of the quantum behavior, because the experience is analyzed with projectiles whose mass is reduced successively until arriving at electrons. The electron is considered as the simpler quantum system and Feynman’s Multiple Paths approach is adapted using simulation software. The principle of superposition and correspondence from the analysis of the quotient between the mass and the Planck's constant are introduced. The results presented here refer to the analysis of conceptualization, from the possible identification of the theorem-in-act (Vergnaud, 1990; Moreira, 2002) used by the students when approaching the first situations, and the inferences that these allowed or prevented. The opportunistic character of the conceptualization indicated by Vergnaud stands out, as well as the necessity to complement the didactic and cognitive framework when investigating the viability and adaptability of didactic proposals.Se presentan los resultados de una parte de una investigación relativa a la Enseñanza de la Mecánica Cuántica en la Escuela Media1, en la cual desde referenciales didácticos y cognitivos se analiza la viabilidad y adaptabilidad de una secuencia de situaciones diseñada para reconstruir conceptos y principios fundamentales. La secuencia comienza y termina con la Experiencia de la Doble Rendija, produciendo la emergencia del comportamiento cuántico, pues la experiencia se analiza con proyectiles cuya masa se va reduciendo sucesivamente hasta llegar a los electrones. Se considera al electrón como el sistema cuántico más simple, se adapta el enfoque Caminos Múltiples de Feynman utilizando software de simulación. Se introduce el principio de superposición, y el de correspondencia a partir del análisis del cociente entre la masa y la constante de Planck. Los resultados presentados aquí son relativos al análisis de la conceptualización, a partir de la identificación de los posibles teoremas-en-acto (Vergnaud, 1990; Moreira, 2002) que utilizaron los estudiantes al abordar las primeras situaciones, y las inferencias que éstos permitieron u obstaculizaron. Se destaca el carácter oportunista de la conceptualización señalado por Vergnaud, y la necesidad de complementar la mirada didáctica y cognitiva cuando se trata de investigar la viabilidad y adaptabilidad de propuestas didácticas.application/pdfspaRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 9, n. 3 (set./dez. 2009), [19] p.Ensino de física : Ensino médioMecânica quânticaQuantum mechanicsHigh school educationDouble slit experienceKnowledge-in-actionMecánica cuánticaEscuela mediaExperiencia de la doble rendijaTeoremas-en-actoTeoremas-en-acto y conceptos-enacto en dos situaciones relativas a la noción de sistema cuánticoTheorems-in-action and concepts-in-action in two situations regarding the notion of quantum system info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817607.pdf.txt000817607.pdf.txtExtracted Texttext/plain55058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204929/2/000817607.pdf.txtb8878a927aaf1f7a8fa04276973f6ac3MD52ORIGINAL000817607.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf648332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204929/1/000817607.pdf7ee0a7b9117356d4a1fc8928616b970bMD5110183/2049292021-07-09 04:35:31.130432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204929Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:35:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoremas-en-acto y conceptos-enacto en dos situaciones relativas a la noción de sistema cuántico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Theorems-in-action and concepts-in-action in two situations regarding the notion of quantum system
title Teoremas-en-acto y conceptos-enacto en dos situaciones relativas a la noción de sistema cuántico
spellingShingle Teoremas-en-acto y conceptos-enacto en dos situaciones relativas a la noción de sistema cuántico
Ángeles Fanaro, Maria de los
Ensino de física : Ensino médio
Mecânica quântica
Quantum mechanics
High school education
Double slit experience
Knowledge-in-action
Mecánica cuántica
Escuela media
Experiencia de la doble rendija
Teoremas-en-acto
title_short Teoremas-en-acto y conceptos-enacto en dos situaciones relativas a la noción de sistema cuántico
title_full Teoremas-en-acto y conceptos-enacto en dos situaciones relativas a la noción de sistema cuántico
title_fullStr Teoremas-en-acto y conceptos-enacto en dos situaciones relativas a la noción de sistema cuántico
title_full_unstemmed Teoremas-en-acto y conceptos-enacto en dos situaciones relativas a la noción de sistema cuántico
title_sort Teoremas-en-acto y conceptos-enacto en dos situaciones relativas a la noción de sistema cuántico
author Ángeles Fanaro, Maria de los
author_facet Ángeles Fanaro, Maria de los
Otero, Maria Rita
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Otero, Maria Rita
Moreira, Marco Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ángeles Fanaro, Maria de los
Otero, Maria Rita
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física : Ensino médio
Mecânica quântica
topic Ensino de física : Ensino médio
Mecânica quântica
Quantum mechanics
High school education
Double slit experience
Knowledge-in-action
Mecánica cuántica
Escuela media
Experiencia de la doble rendija
Teoremas-en-acto
dc.subject.eng.fl_str_mv Quantum mechanics
High school education
Double slit experience
Knowledge-in-action
dc.subject.spa.fl_str_mv Mecánica cuántica
Escuela media
Experiencia de la doble rendija
Teoremas-en-acto
description Apresenta-se resultados de parte de uma investigação relative ao ensino de Mecânica Quântica na escola media. Com base em referenciais didáticos e cognitivos analisa-se a viabilidade e adaptabilidade de uma sequência de situações desenhadas para reconstruir conceitos e princípios fundamentais. A sequência começa e termina com o experiment da dupla fenda produzindo a emergência do comportamento quântico pois a experiência se realiza com projéteis cuja massa é reduzida sucessivamente até chegar aos electrons. Considera-se os electrons como o sistema quântico mais simples e adapta-se os Caminhos Múltiplos de Feynman utilizando um software de simulação. Introduz-se o princípio da superposição e da corespondência partir da análise do quociente entre massa e a constante de Planck. Os resultados apresentados aqui são relativos à análise da conceitualização a partir da identificação dos possíveis teoremas-em-ato (VERGNAUD, 1990; MOREIRA 2002) utilizados pelos estudantes ao abordar as primeiras situações e as inferências que estes permitiram ou obstaculizaram. Destaca-se o caráter oportunista da conceitualização assinalado por Vergnaud e a necessidade de um olhar didático e cognitive quando se trata de investigar a variabilidade e adaptabilidade de propostas didáticas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T04:08:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204929
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-5104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817607
identifier_str_mv 1806-5104
000817607
url http://hdl.handle.net/10183/204929
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 9, n. 3 (set./dez. 2009), [19] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204929/2/000817607.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204929/1/000817607.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b8878a927aaf1f7a8fa04276973f6ac3
7ee0a7b9117356d4a1fc8928616b970b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224983511302144