As intermitências da morte : uma análise da obra de José Saramago sob a ótica do Pós-Modernismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/171685 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar, sob a ótica do pós-modernismo conforme o define e estuda a professora canadense Linda Hutcheon (1991), o romance do escritor português José Saramago As Intermitências da Morte (2005). A pesquisa entende a obra de Saramago como testemunho de um momento histórico e serve-se da análise das características pós-modernas do romance saramaguiano para explorar as formas como a obra se relaciona com seu contexto político, social e cultural. É feita uma análise qualitativa, tendo o romance completo como corpus, com estudo de trechos e apontamentos de como elementos da ficção pós-moderna se traduzem no trabalho do autor. Utilizamos principalmente conceitos como paródia, ironia, autorreflexividade e intertextualidade – algumas das principais características definidas por Hutcheon como integrantes da metaficção historiográfica, a ficção pós-moderna. Trazemos ainda a teoria da alegoria de Walter Benjamin (2011), possibilitando a análise da obra por meio de diferentes leituras, além da narrativa primeira. A crítica de Saramago a diversas instituições e o uso maciço de ironia criam um quadro político e social contemporâneo que funciona como questionamento e problematização da realidade. Visto por meio da teoria de Benjamin, é possível perceber o romance como uma distopia alegórica, na qual os personagens – não nomeados, identificados por sua profissão, sexo ou idade – servem como representantes de instituições e cargos, expandido o aspecto reflexivo da obra. |
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