As intermitências da morte : uma análise da obra de José Saramago sob a ótica do Pós-Modernismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breitsameter, Amanda Jansson
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/171685
Resumo: O presente trabalho busca analisar, sob a ótica do pós-modernismo conforme o define e estuda a professora canadense Linda Hutcheon (1991), o romance do escritor português José Saramago As Intermitências da Morte (2005). A pesquisa entende a obra de Saramago como testemunho de um momento histórico e serve-se da análise das características pós-modernas do romance saramaguiano para explorar as formas como a obra se relaciona com seu contexto político, social e cultural. É feita uma análise qualitativa, tendo o romance completo como corpus, com estudo de trechos e apontamentos de como elementos da ficção pós-moderna se traduzem no trabalho do autor. Utilizamos principalmente conceitos como paródia, ironia, autorreflexividade e intertextualidade – algumas das principais características definidas por Hutcheon como integrantes da metaficção historiográfica, a ficção pós-moderna. Trazemos ainda a teoria da alegoria de Walter Benjamin (2011), possibilitando a análise da obra por meio de diferentes leituras, além da narrativa primeira. A crítica de Saramago a diversas instituições e o uso maciço de ironia criam um quadro político e social contemporâneo que funciona como questionamento e problematização da realidade. Visto por meio da teoria de Benjamin, é possível perceber o romance como uma distopia alegórica, na qual os personagens – não nomeados, identificados por sua profissão, sexo ou idade – servem como representantes de instituições e cargos, expandido o aspecto reflexivo da obra.
id UFRGS-2_599303db206e64f0f3327357226ff773
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171685
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Breitsameter, Amanda JanssonTutikian, Jane Fraga2017-12-30T02:24:38Z2017http://hdl.handle.net/10183/171685001056630O presente trabalho busca analisar, sob a ótica do pós-modernismo conforme o define e estuda a professora canadense Linda Hutcheon (1991), o romance do escritor português José Saramago As Intermitências da Morte (2005). A pesquisa entende a obra de Saramago como testemunho de um momento histórico e serve-se da análise das características pós-modernas do romance saramaguiano para explorar as formas como a obra se relaciona com seu contexto político, social e cultural. É feita uma análise qualitativa, tendo o romance completo como corpus, com estudo de trechos e apontamentos de como elementos da ficção pós-moderna se traduzem no trabalho do autor. Utilizamos principalmente conceitos como paródia, ironia, autorreflexividade e intertextualidade – algumas das principais características definidas por Hutcheon como integrantes da metaficção historiográfica, a ficção pós-moderna. Trazemos ainda a teoria da alegoria de Walter Benjamin (2011), possibilitando a análise da obra por meio de diferentes leituras, além da narrativa primeira. A crítica de Saramago a diversas instituições e o uso maciço de ironia criam um quadro político e social contemporâneo que funciona como questionamento e problematização da realidade. Visto por meio da teoria de Benjamin, é possível perceber o romance como uma distopia alegórica, na qual os personagens – não nomeados, identificados por sua profissão, sexo ou idade – servem como representantes de instituições e cargos, expandido o aspecto reflexivo da obra.This study seeks to examine, from the perspective of postmodernism as it is set and studied by the Canadian scholar Linda Hutcheon (1991), José Saramago's Portuguese novel Death With Interruptions (2005). We understand the work of Saramago as a testimony of a historic moment, therefore using the analysis of the postmodern features of the Saramaguian novel to explore the ways in which his work relates to its political, social and cultural context. A qualitative analysis is conducted, having the whole novel as a corpus, with the study of excerpts and notes of how postmodern fiction is reflected in the work of the author. We use mainly concepts such as parody, irony, intertextuality, and self-reflexivity - some of the main features defined by Hutcheon as elements of the historiographic metafiction, the postmodern fiction. The theory of allegory, of Walter Benjamin (2011), is also present, enabling the analysis of the novel with different readings, in addition of the narrative in the first plan. The criticism Saramago does of various institutions and the massive use of irony creates a contemporary political and social framework that works as a questioning of reality. Seen through the theory of Benjamin, it is possible to see the novel as an allegorical dystopia, in which the characters are not named, but identified by profession, sex or age, serving as representatives of institutions and offices, expanding the reflective aspect of the work.application/pdfporSaramago, José, 1922-2010Literatura portuguesaPós-modernismoAlegoriaIroniaMetaficçãoPostmodernismMetafictionIronyAllegoryAs intermitências da morte : uma análise da obra de José Saramago sob a ótica do Pós-Modernismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056630.pdf001056630.pdfTexto completoapplication/pdf654315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171685/1/001056630.pdf57e38b284127e9ac4c508b7e20fa232fMD51TEXT001056630.pdf.txt001056630.pdf.txtExtracted Texttext/plain109274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171685/2/001056630.pdf.txta8f838d6fe977cc596078ccb1cd6daf5MD52THUMBNAIL001056630.pdf.jpg001056630.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171685/3/001056630.pdf.jpg9f590a03866fd29a8194336c3c831e0dMD5310183/1716852022-08-06 04:49:46.767524oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171685Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As intermitências da morte : uma análise da obra de José Saramago sob a ótica do Pós-Modernismo
title As intermitências da morte : uma análise da obra de José Saramago sob a ótica do Pós-Modernismo
spellingShingle As intermitências da morte : uma análise da obra de José Saramago sob a ótica do Pós-Modernismo
Breitsameter, Amanda Jansson
Saramago, José, 1922-2010
Literatura portuguesa
Pós-modernismo
Alegoria
Ironia
Metaficção
Postmodernism
Metafiction
Irony
Allegory
title_short As intermitências da morte : uma análise da obra de José Saramago sob a ótica do Pós-Modernismo
title_full As intermitências da morte : uma análise da obra de José Saramago sob a ótica do Pós-Modernismo
title_fullStr As intermitências da morte : uma análise da obra de José Saramago sob a ótica do Pós-Modernismo
title_full_unstemmed As intermitências da morte : uma análise da obra de José Saramago sob a ótica do Pós-Modernismo
title_sort As intermitências da morte : uma análise da obra de José Saramago sob a ótica do Pós-Modernismo
author Breitsameter, Amanda Jansson
author_facet Breitsameter, Amanda Jansson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Breitsameter, Amanda Jansson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tutikian, Jane Fraga
contributor_str_mv Tutikian, Jane Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Saramago, José, 1922-2010
Literatura portuguesa
Pós-modernismo
Alegoria
Ironia
Metaficção
topic Saramago, José, 1922-2010
Literatura portuguesa
Pós-modernismo
Alegoria
Ironia
Metaficção
Postmodernism
Metafiction
Irony
Allegory
dc.subject.eng.fl_str_mv Postmodernism
Metafiction
Irony
Allegory
description O presente trabalho busca analisar, sob a ótica do pós-modernismo conforme o define e estuda a professora canadense Linda Hutcheon (1991), o romance do escritor português José Saramago As Intermitências da Morte (2005). A pesquisa entende a obra de Saramago como testemunho de um momento histórico e serve-se da análise das características pós-modernas do romance saramaguiano para explorar as formas como a obra se relaciona com seu contexto político, social e cultural. É feita uma análise qualitativa, tendo o romance completo como corpus, com estudo de trechos e apontamentos de como elementos da ficção pós-moderna se traduzem no trabalho do autor. Utilizamos principalmente conceitos como paródia, ironia, autorreflexividade e intertextualidade – algumas das principais características definidas por Hutcheon como integrantes da metaficção historiográfica, a ficção pós-moderna. Trazemos ainda a teoria da alegoria de Walter Benjamin (2011), possibilitando a análise da obra por meio de diferentes leituras, além da narrativa primeira. A crítica de Saramago a diversas instituições e o uso maciço de ironia criam um quadro político e social contemporâneo que funciona como questionamento e problematização da realidade. Visto por meio da teoria de Benjamin, é possível perceber o romance como uma distopia alegórica, na qual os personagens – não nomeados, identificados por sua profissão, sexo ou idade – servem como representantes de instituições e cargos, expandido o aspecto reflexivo da obra.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-30T02:24:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/171685
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001056630
url http://hdl.handle.net/10183/171685
identifier_str_mv 001056630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171685/1/001056630.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171685/2/001056630.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171685/3/001056630.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 57e38b284127e9ac4c508b7e20fa232f
a8f838d6fe977cc596078ccb1cd6daf5
9f590a03866fd29a8194336c3c831e0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224542318755840