Levantado do chão como romance fundador na obra de José Saramago
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200152 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar como o romance Levantado do Chão, de José Saramago, constitui-se um romance fundador da obra do autor, a partir de três diretrizes: a metaficção historiográfica, a representação feminina e a intertextualidade. Os romances Memorial do Convento, Ensaio sobre a cegueira e O Evangelho segundo Jesus Cristo são analisados para dar sustentação às diretrizes escolhidas. Propomo-nos a averiguar através de qual modo o autor ressignifica a história portuguesa, constrói as personagens femininas e apropria-se de elementos da cultura popular e outros discursos. Tratando-se de obras que possuem um viés crítico forte, evidenciamos o caráter problematizador e questionador da obra saramaguiana. |
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Pauletto, Juliana KiszewskiZilberman, Regina2019-10-05T03:55:49Z2019http://hdl.handle.net/10183/200152001102224Este estudo tem como objetivo analisar como o romance Levantado do Chão, de José Saramago, constitui-se um romance fundador da obra do autor, a partir de três diretrizes: a metaficção historiográfica, a representação feminina e a intertextualidade. Os romances Memorial do Convento, Ensaio sobre a cegueira e O Evangelho segundo Jesus Cristo são analisados para dar sustentação às diretrizes escolhidas. Propomo-nos a averiguar através de qual modo o autor ressignifica a história portuguesa, constrói as personagens femininas e apropria-se de elementos da cultura popular e outros discursos. Tratando-se de obras que possuem um viés crítico forte, evidenciamos o caráter problematizador e questionador da obra saramaguiana.This study aims to analyze how the novel Levantado do Chão, by José Saramago, constitutes a founding novel of the author's work, based on three directives: historiographic metafiction, female representation and intertextuality. The novels Memorial do Convento, Ensaio sobre a cegueira and O Evangelho segundo Jesus Cristo are analyzed to support the chosen guidelines. We propose to find out in what way the author re-signifies Portuguese history, builds the female characters and how he appropriates elements of popular culture and other discourses. Since these works have a strong critical bias, we highlight the problematizing and questioning character of the Saramaguian work.application/pdfporSaramago, José, 1922-2010LiteraturaLevantamentoMetaficção historiográficaIntertextualidadeRepresentação femininaLiteratureHistoriographical metafictionIntertextualityFemale representationLevantado do chão como romance fundador na obra de José Saramagoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2019Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102224.pdf.txt001102224.pdf.txtExtracted Texttext/plain173111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200152/2/001102224.pdf.txt1e044b8a815cc58d3babbee88c8922baMD52ORIGINAL001102224.pdfTexto completoapplication/pdf701843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200152/1/001102224.pdf5cd19b98c985e4205c4d381847a949cbMD5110183/2001522022-08-06 04:48:01.382876oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200152Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:48:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este estudo tem como objetivo analisar como o romance Levantado do Chão, de José Saramago, constitui-se um romance fundador da obra do autor, a partir de três diretrizes: a metaficção historiográfica, a representação feminina e a intertextualidade. Os romances Memorial do Convento, Ensaio sobre a cegueira e O Evangelho segundo Jesus Cristo são analisados para dar sustentação às diretrizes escolhidas. Propomo-nos a averiguar através de qual modo o autor ressignifica a história portuguesa, constrói as personagens femininas e apropria-se de elementos da cultura popular e outros discursos. Tratando-se de obras que possuem um viés crítico forte, evidenciamos o caráter problematizador e questionador da obra saramaguiana. |
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