A revolução cultural baseada na educação no Estado Plurinacional de Bolivia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182780 |
Resumo: | Este artigo traz uma aproximação da revolução cultural que está em curso a partir da mudança estrutural na educação Boliviana, a “Refundação do Estado” instituída com a promulgação da Constituição de 2009. Neste percurso queremos demostrar que a educação foi colocada, no arcabouço legal, como a função primeira do Estado. Este fato é percebido analisado no contexto histórico e nos reflexos dos câmbios institucionais do país. Neste processo há uma reconfiguração do papel do Estado onde a tendência é priorizar a gestão do público no lugar do privado, uma tendência da maioria dos países da América Latina. Nesta discussão trazemos os conceitos como a pobreza e a coesão social como instrumentos que justificam as mudanças deste Estado cuja raiz colonial escondeu os problemas dos povos originários e indígenas e requer um câmbio estrutural na organização da educação boliviana. |
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