Inserção profissional : uma análise bibliométrica dos estudos brasileiros em bases de dados científicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Jhony Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216359
Resumo: O artigo objetiva apresentar uma análise bibliométricasobre o tema inserção profissional nos estudos brasileiros, em cinco bases de dados e sem delimitação de série-histórica. Uma busca preliminar em tais bases dados aponta571 artigos que possuemrelação com o tema, porém, somente 51 estudos sãoconsiderados válidos: quatro artigos da base SPELL, 22 artigos da SciELO, três artigos da PePSIC e 22 artigos doportal de periódicos CAPES. Nenhum artigo da base de dados EBSCO atendeao tema e aos critérios estabelecidos na pesquisa. Os trabalhos analisados, independente do ano de publicação ou do cenário socioeconômico que os circundam, problematizam a crisedo mercado de trabalho e da educação, a juventude sob o olhar das desigualdades sociais e econômicas, as iniciativas privadas e públicas, especificamente políticas públicas educacionais e profissionais com atendimento prioritário à camada juvenil de baixarenda; e as identidades, expectativas e experiências profissionais. Contudo, sente-se falta de um avanço no campo, isto é, estudos que renovem as perspectivas de entendimento ou que concentrem ainda mais seus esforços nas realidades investigadas. Percebe-se a possibilidade de associação da teoria de inserção francesa com outros quadros teóricos, pois permite analisar múltiplos grupos sociais.
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