Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102985 |
Resumo: | A criança, desde o seu nascimento está em constante desenvolvimento. No mundo moderno em que vivemos, com as diversas mudanças ocorridas em nossa sociedade, como o advento das tecnologias de informação e comunicação, pode-se afirmar que o modo de pensar, de aprender e de se relacionar também sofreu modificações. Novas formas de aprender/ensinar surgem em meio a essas modificações e as TICs têm se tornado um importante aliado, na busca da qualificação e modernização do processo ensino/aprendizagem. O objetivo deste trabalho é investigar em que medida o uso de um objeto de aprendizagem, mais precisamente dos objetos “Menino Curioso” e “Saber Interativo” podem contribuir para o letramento de alunos. Para isso, foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa, através de um estudo de caso, com o intuito de analisar o nível de conhecimento que as crianças de Educação Infantil possuem sobre o sistema alfabético, no que tange ao reconhecimento das letras do alfabeto e letras que constituem o nome próprio, quando confrontadas com situações de leitura e escrita através da interação com objetos de aprendizagem. Participaram desse estudo dez alunos de Educação Infantil de uma escola pública do município de Flores da Cunha/RS. A partir das estratégias utilizadas, pode-se perceber que os Objetos de Aprendizagem na Educação Infantil têm potencial para este uso e, no caso dos OAs “Menino Curioso” e “Saber Interativo, isso pode ser comprovado. |
id |
UFRGS-2_5a273e692d4786ce83e659b098f7708d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102985 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dedéa, ThaisCosta, Valéria Machado da2014-09-12T02:10:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102985000922139A criança, desde o seu nascimento está em constante desenvolvimento. No mundo moderno em que vivemos, com as diversas mudanças ocorridas em nossa sociedade, como o advento das tecnologias de informação e comunicação, pode-se afirmar que o modo de pensar, de aprender e de se relacionar também sofreu modificações. Novas formas de aprender/ensinar surgem em meio a essas modificações e as TICs têm se tornado um importante aliado, na busca da qualificação e modernização do processo ensino/aprendizagem. O objetivo deste trabalho é investigar em que medida o uso de um objeto de aprendizagem, mais precisamente dos objetos “Menino Curioso” e “Saber Interativo” podem contribuir para o letramento de alunos. Para isso, foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa, através de um estudo de caso, com o intuito de analisar o nível de conhecimento que as crianças de Educação Infantil possuem sobre o sistema alfabético, no que tange ao reconhecimento das letras do alfabeto e letras que constituem o nome próprio, quando confrontadas com situações de leitura e escrita através da interação com objetos de aprendizagem. Participaram desse estudo dez alunos de Educação Infantil de uma escola pública do município de Flores da Cunha/RS. A partir das estratégias utilizadas, pode-se perceber que os Objetos de Aprendizagem na Educação Infantil têm potencial para este uso e, no caso dos OAs “Menino Curioso” e “Saber Interativo, isso pode ser comprovado.application/pdfporEducação infantilAlfabetizaçãoLetramentoObjeto de aprendizagemObjetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922139.pdf000922139.pdfTexto completoapplication/pdf676334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102985/1/000922139.pdfe62d36a4668adbbabcdab4df9ddd3686MD51TEXT000922139.pdf.txt000922139.pdf.txtExtracted Texttext/plain89332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102985/2/000922139.pdf.txt9659f0e3e3c975b8851aba65ed96fb42MD52THUMBNAIL000922139.pdf.jpg000922139.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102985/3/000922139.pdf.jpgfa67a90db33049c21516dba9e09b8fedMD5310183/1029852018-10-23 09:24:52.551oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102985Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:24:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil |
title |
Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil |
spellingShingle |
Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil Dedéa, Thais Educação infantil Alfabetização Letramento Objeto de aprendizagem |
title_short |
Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil |
title_full |
Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil |
title_fullStr |
Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil |
title_sort |
Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil |
author |
Dedéa, Thais |
author_facet |
Dedéa, Thais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dedéa, Thais |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
contributor_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Alfabetização Letramento Objeto de aprendizagem |
topic |
Educação infantil Alfabetização Letramento Objeto de aprendizagem |
description |
A criança, desde o seu nascimento está em constante desenvolvimento. No mundo moderno em que vivemos, com as diversas mudanças ocorridas em nossa sociedade, como o advento das tecnologias de informação e comunicação, pode-se afirmar que o modo de pensar, de aprender e de se relacionar também sofreu modificações. Novas formas de aprender/ensinar surgem em meio a essas modificações e as TICs têm se tornado um importante aliado, na busca da qualificação e modernização do processo ensino/aprendizagem. O objetivo deste trabalho é investigar em que medida o uso de um objeto de aprendizagem, mais precisamente dos objetos “Menino Curioso” e “Saber Interativo” podem contribuir para o letramento de alunos. Para isso, foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa, através de um estudo de caso, com o intuito de analisar o nível de conhecimento que as crianças de Educação Infantil possuem sobre o sistema alfabético, no que tange ao reconhecimento das letras do alfabeto e letras que constituem o nome próprio, quando confrontadas com situações de leitura e escrita através da interação com objetos de aprendizagem. Participaram desse estudo dez alunos de Educação Infantil de uma escola pública do município de Flores da Cunha/RS. A partir das estratégias utilizadas, pode-se perceber que os Objetos de Aprendizagem na Educação Infantil têm potencial para este uso e, no caso dos OAs “Menino Curioso” e “Saber Interativo, isso pode ser comprovado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-12T02:10:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102985 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000922139 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102985 |
identifier_str_mv |
000922139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102985/1/000922139.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102985/2/000922139.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102985/3/000922139.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e62d36a4668adbbabcdab4df9ddd3686 9659f0e3e3c975b8851aba65ed96fb42 fa67a90db33049c21516dba9e09b8fed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132937650176 |