Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dedéa, Thais
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102985
Resumo: A criança, desde o seu nascimento está em constante desenvolvimento. No mundo moderno em que vivemos, com as diversas mudanças ocorridas em nossa sociedade, como o advento das tecnologias de informação e comunicação, pode-se afirmar que o modo de pensar, de aprender e de se relacionar também sofreu modificações. Novas formas de aprender/ensinar surgem em meio a essas modificações e as TICs têm se tornado um importante aliado, na busca da qualificação e modernização do processo ensino/aprendizagem. O objetivo deste trabalho é investigar em que medida o uso de um objeto de aprendizagem, mais precisamente dos objetos “Menino Curioso” e “Saber Interativo” podem contribuir para o letramento de alunos. Para isso, foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa, através de um estudo de caso, com o intuito de analisar o nível de conhecimento que as crianças de Educação Infantil possuem sobre o sistema alfabético, no que tange ao reconhecimento das letras do alfabeto e letras que constituem o nome próprio, quando confrontadas com situações de leitura e escrita através da interação com objetos de aprendizagem. Participaram desse estudo dez alunos de Educação Infantil de uma escola pública do município de Flores da Cunha/RS. A partir das estratégias utilizadas, pode-se perceber que os Objetos de Aprendizagem na Educação Infantil têm potencial para este uso e, no caso dos OAs “Menino Curioso” e “Saber Interativo, isso pode ser comprovado.
id UFRGS-2_5a273e692d4786ce83e659b098f7708d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102985
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dedéa, ThaisCosta, Valéria Machado da2014-09-12T02:10:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102985000922139A criança, desde o seu nascimento está em constante desenvolvimento. No mundo moderno em que vivemos, com as diversas mudanças ocorridas em nossa sociedade, como o advento das tecnologias de informação e comunicação, pode-se afirmar que o modo de pensar, de aprender e de se relacionar também sofreu modificações. Novas formas de aprender/ensinar surgem em meio a essas modificações e as TICs têm se tornado um importante aliado, na busca da qualificação e modernização do processo ensino/aprendizagem. O objetivo deste trabalho é investigar em que medida o uso de um objeto de aprendizagem, mais precisamente dos objetos “Menino Curioso” e “Saber Interativo” podem contribuir para o letramento de alunos. Para isso, foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa, através de um estudo de caso, com o intuito de analisar o nível de conhecimento que as crianças de Educação Infantil possuem sobre o sistema alfabético, no que tange ao reconhecimento das letras do alfabeto e letras que constituem o nome próprio, quando confrontadas com situações de leitura e escrita através da interação com objetos de aprendizagem. Participaram desse estudo dez alunos de Educação Infantil de uma escola pública do município de Flores da Cunha/RS. A partir das estratégias utilizadas, pode-se perceber que os Objetos de Aprendizagem na Educação Infantil têm potencial para este uso e, no caso dos OAs “Menino Curioso” e “Saber Interativo, isso pode ser comprovado.application/pdfporEducação infantilAlfabetizaçãoLetramentoObjeto de aprendizagemObjetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922139.pdf000922139.pdfTexto completoapplication/pdf676334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102985/1/000922139.pdfe62d36a4668adbbabcdab4df9ddd3686MD51TEXT000922139.pdf.txt000922139.pdf.txtExtracted Texttext/plain89332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102985/2/000922139.pdf.txt9659f0e3e3c975b8851aba65ed96fb42MD52THUMBNAIL000922139.pdf.jpg000922139.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102985/3/000922139.pdf.jpgfa67a90db33049c21516dba9e09b8fedMD5310183/1029852018-10-23 09:24:52.551oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102985Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:24:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil
title Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil
spellingShingle Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil
Dedéa, Thais
Educação infantil
Alfabetização
Letramento
Objeto de aprendizagem
title_short Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil
title_full Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil
title_fullStr Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil
title_sort Objetos de aprendizagem: um recurso para auxiliar no letramento em crianças de Educação Infantil
author Dedéa, Thais
author_facet Dedéa, Thais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dedéa, Thais
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Valéria Machado da
contributor_str_mv Costa, Valéria Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Alfabetização
Letramento
Objeto de aprendizagem
topic Educação infantil
Alfabetização
Letramento
Objeto de aprendizagem
description A criança, desde o seu nascimento está em constante desenvolvimento. No mundo moderno em que vivemos, com as diversas mudanças ocorridas em nossa sociedade, como o advento das tecnologias de informação e comunicação, pode-se afirmar que o modo de pensar, de aprender e de se relacionar também sofreu modificações. Novas formas de aprender/ensinar surgem em meio a essas modificações e as TICs têm se tornado um importante aliado, na busca da qualificação e modernização do processo ensino/aprendizagem. O objetivo deste trabalho é investigar em que medida o uso de um objeto de aprendizagem, mais precisamente dos objetos “Menino Curioso” e “Saber Interativo” podem contribuir para o letramento de alunos. Para isso, foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa, através de um estudo de caso, com o intuito de analisar o nível de conhecimento que as crianças de Educação Infantil possuem sobre o sistema alfabético, no que tange ao reconhecimento das letras do alfabeto e letras que constituem o nome próprio, quando confrontadas com situações de leitura e escrita através da interação com objetos de aprendizagem. Participaram desse estudo dez alunos de Educação Infantil de uma escola pública do município de Flores da Cunha/RS. A partir das estratégias utilizadas, pode-se perceber que os Objetos de Aprendizagem na Educação Infantil têm potencial para este uso e, no caso dos OAs “Menino Curioso” e “Saber Interativo, isso pode ser comprovado.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-12T02:10:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102985
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922139
url http://hdl.handle.net/10183/102985
identifier_str_mv 000922139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102985/1/000922139.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102985/2/000922139.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102985/3/000922139.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e62d36a4668adbbabcdab4df9ddd3686
9659f0e3e3c975b8851aba65ed96fb42
fa67a90db33049c21516dba9e09b8fed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132937650176