A educação das relações étnico raciais no curso de Licenciatura em educação do campo : ciências da Natureza: percepções dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Paola Garcia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221625
Resumo: Este trabalho teve como objetivo cartografar a percepção das educandas e dos educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza sobre a abordagem da Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER) no currículo do curso, especialmente na área de Ciências da Natureza. Metodologicamente, essa pesquisa baseou-se em uma cartografia subjetiva, que mapeou a trajetória das educandas e educandos do curso, a cartografia é uma pesquisa-intervenção que traz as narrativas e memórias educativas enquanto territórios férteis de pesquisa e de produção de conhecimento contextual. Para a consecução do trabalho, procuramos construir uma linha histórica sobre a Lei 10.639/03, a qual tem o movimento negro como um dos maiores protagonistas. Analisamos o Projeto Político Pedagógico do curso, os planos de ensino, o questionário que foi enviado para todos os estudantes e egressos da EduCampo. Ao fim de nossa pesquisa, chegamos à conclusão que a discussão sobre a ERER ainda está centralizada nas ciências humanas e mesmo assim, muitas vezes não tem a visibilidade necessária. Muitas vezes os componentes que abordam a educação das relações étnico-raciais, quando aparecem no currículo, vem de forma isolada. Desse modo, concluiu-se que as disciplinas do curso em geral não possuem uma abordagem sobre essa temática e, em alguns momentos do curso, se faz breve referência ou reflexões sobre a cultura e história afro-brasileira e indígena em uma proposta de educação antirracista. A fim de sanar essa lacuna, a temática foi incluída no curso com as novas disciplinas que integram o novo currículo da EduCampo: “Cultura Musical Afro-Brasileira”, “Educação das relações étnico-raciais e interculturalidade"; “Saúde, Meio Ambiente e a Cosmovisão Afro Indígena” (UFRGS, 2018).
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