Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187717
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de levantamento de temáticas e de gêneros do discurso necessários para integrar os programas das disciplinas de Inglês I a V com as outras disciplinas dos cursos de licenciatura e bacharelado em língua inglesa do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a elaboração de cadernos com unidades didáticas que viabilizem o letramento dos alunos, com o propósito de melhor equipá-los para o mercado de trabalho. O projeto se fundamenta basicamente na Linguística de Corpus, na Análise de Gêneros e no Ensino por Tarefas. Esperamos que o trabalho desenvolvido resulte em uma melhor preparação dos alunos para as etapas subsequentes do curso nas quais se espera a compreensão e produção de textos no gênero acadêmico.
id UFRGS-2_5aa1e92c263efca6d41573d069700516
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187717
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Welp, Anamaria Kurtz de Souza2019-01-12T04:22:36Z20110104-1886http://hdl.handle.net/10183/187717000823039Este artigo apresenta uma proposta de levantamento de temáticas e de gêneros do discurso necessários para integrar os programas das disciplinas de Inglês I a V com as outras disciplinas dos cursos de licenciatura e bacharelado em língua inglesa do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a elaboração de cadernos com unidades didáticas que viabilizem o letramento dos alunos, com o propósito de melhor equipá-los para o mercado de trabalho. O projeto se fundamenta basicamente na Linguística de Corpus, na Análise de Gêneros e no Ensino por Tarefas. Esperamos que o trabalho desenvolvido resulte em uma melhor preparação dos alunos para as etapas subsequentes do curso nas quais se espera a compreensão e produção de textos no gênero acadêmico.This paper presents a research project that proposes a survey of themes and discourse genres necessary to integrate the syllabuses of the English I to V disciplines with the other disciplines of the undergraduate courses from Instituto de Letras at Universidade Federal do Rio Grande do Sul and the development of textbooks with teaching units which promote literacy of students in order to better equip them for the labor market. The project is based primarily on Corpus Linguistics, Gender Analysis in Education and Task-Based Teaching. We hope the results entail a better preparation of students for subsequent stages in the course, when they are expected to understand and produce texts in the academic genre.application/pdfporCadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 42 (jun. 2011), p. 64-82Língua inglesaEnsino de línguasCurrículoCurriculum developmentSyllabus constructionDevelopment of instructional materialConstrução de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letrasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823039.pdf.txt000823039.pdf.txtExtracted Texttext/plain56393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187717/2/000823039.pdf.txtbd33183ee2b9cf7658ae8d6933235af8MD52ORIGINAL000823039.pdfTexto completoapplication/pdf196829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187717/1/000823039.pdf6c4c1785943b33223a89bae7b1daf595MD5110183/1877172019-01-13 04:08:29.630887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187717Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-13T06:08:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras
title Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras
spellingShingle Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Língua inglesa
Ensino de línguas
Currículo
Curriculum development
Syllabus construction
Development of instructional material
title_short Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras
title_full Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras
title_fullStr Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras
title_full_unstemmed Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras
title_sort Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras
author Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author_facet Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Ensino de línguas
Currículo
topic Língua inglesa
Ensino de línguas
Currículo
Curriculum development
Syllabus construction
Development of instructional material
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum development
Syllabus construction
Development of instructional material
description Este artigo apresenta uma proposta de levantamento de temáticas e de gêneros do discurso necessários para integrar os programas das disciplinas de Inglês I a V com as outras disciplinas dos cursos de licenciatura e bacharelado em língua inglesa do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a elaboração de cadernos com unidades didáticas que viabilizem o letramento dos alunos, com o propósito de melhor equipá-los para o mercado de trabalho. O projeto se fundamenta basicamente na Linguística de Corpus, na Análise de Gêneros e no Ensino por Tarefas. Esperamos que o trabalho desenvolvido resulte em uma melhor preparação dos alunos para as etapas subsequentes do curso nas quais se espera a compreensão e produção de textos no gênero acadêmico.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-12T04:22:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187717
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-1886
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823039
identifier_str_mv 0104-1886
000823039
url http://hdl.handle.net/10183/187717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 42 (jun. 2011), p. 64-82
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187717/2/000823039.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187717/1/000823039.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd33183ee2b9cf7658ae8d6933235af8
6c4c1785943b33223a89bae7b1daf595
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224960090308608