Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187717 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta de levantamento de temáticas e de gêneros do discurso necessários para integrar os programas das disciplinas de Inglês I a V com as outras disciplinas dos cursos de licenciatura e bacharelado em língua inglesa do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a elaboração de cadernos com unidades didáticas que viabilizem o letramento dos alunos, com o propósito de melhor equipá-los para o mercado de trabalho. O projeto se fundamenta basicamente na Linguística de Corpus, na Análise de Gêneros e no Ensino por Tarefas. Esperamos que o trabalho desenvolvido resulte em uma melhor preparação dos alunos para as etapas subsequentes do curso nas quais se espera a compreensão e produção de textos no gênero acadêmico. |
id |
UFRGS-2_5aa1e92c263efca6d41573d069700516 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187717 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza2019-01-12T04:22:36Z20110104-1886http://hdl.handle.net/10183/187717000823039Este artigo apresenta uma proposta de levantamento de temáticas e de gêneros do discurso necessários para integrar os programas das disciplinas de Inglês I a V com as outras disciplinas dos cursos de licenciatura e bacharelado em língua inglesa do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a elaboração de cadernos com unidades didáticas que viabilizem o letramento dos alunos, com o propósito de melhor equipá-los para o mercado de trabalho. O projeto se fundamenta basicamente na Linguística de Corpus, na Análise de Gêneros e no Ensino por Tarefas. Esperamos que o trabalho desenvolvido resulte em uma melhor preparação dos alunos para as etapas subsequentes do curso nas quais se espera a compreensão e produção de textos no gênero acadêmico.This paper presents a research project that proposes a survey of themes and discourse genres necessary to integrate the syllabuses of the English I to V disciplines with the other disciplines of the undergraduate courses from Instituto de Letras at Universidade Federal do Rio Grande do Sul and the development of textbooks with teaching units which promote literacy of students in order to better equip them for the labor market. The project is based primarily on Corpus Linguistics, Gender Analysis in Education and Task-Based Teaching. We hope the results entail a better preparation of students for subsequent stages in the course, when they are expected to understand and produce texts in the academic genre.application/pdfporCadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 42 (jun. 2011), p. 64-82Língua inglesaEnsino de línguasCurrículoCurriculum developmentSyllabus constructionDevelopment of instructional materialConstrução de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letrasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823039.pdf.txt000823039.pdf.txtExtracted Texttext/plain56393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187717/2/000823039.pdf.txtbd33183ee2b9cf7658ae8d6933235af8MD52ORIGINAL000823039.pdfTexto completoapplication/pdf196829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187717/1/000823039.pdf6c4c1785943b33223a89bae7b1daf595MD5110183/1877172019-01-13 04:08:29.630887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187717Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-13T06:08:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras |
title |
Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras |
spellingShingle |
Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras Welp, Anamaria Kurtz de Souza Língua inglesa Ensino de línguas Currículo Curriculum development Syllabus construction Development of instructional material |
title_short |
Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras |
title_full |
Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras |
title_fullStr |
Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras |
title_full_unstemmed |
Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras |
title_sort |
Construção de programa de disciplina de língua inglesa para o curso de graduação em Letras |
author |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
author_facet |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Ensino de línguas Currículo |
topic |
Língua inglesa Ensino de línguas Currículo Curriculum development Syllabus construction Development of instructional material |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum development Syllabus construction Development of instructional material |
description |
Este artigo apresenta uma proposta de levantamento de temáticas e de gêneros do discurso necessários para integrar os programas das disciplinas de Inglês I a V com as outras disciplinas dos cursos de licenciatura e bacharelado em língua inglesa do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a elaboração de cadernos com unidades didáticas que viabilizem o letramento dos alunos, com o propósito de melhor equipá-los para o mercado de trabalho. O projeto se fundamenta basicamente na Linguística de Corpus, na Análise de Gêneros e no Ensino por Tarefas. Esperamos que o trabalho desenvolvido resulte em uma melhor preparação dos alunos para as etapas subsequentes do curso nas quais se espera a compreensão e produção de textos no gênero acadêmico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-12T04:22:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187717 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-1886 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823039 |
identifier_str_mv |
0104-1886 000823039 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 42 (jun. 2011), p. 64-82 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187717/2/000823039.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187717/1/000823039.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd33183ee2b9cf7658ae8d6933235af8 6c4c1785943b33223a89bae7b1daf595 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224960090308608 |