Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133902 |
Resumo: | Essa monografia traz reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso na aprendizagem da Matemática, com base em referenciais teóricos e na fala de cinco docentes responsáveis por ministrar a disciplina nas turmas do primeiro ao quarto ano em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Com base na metodologia qualitativa o estudo tem a finalidade de conhecer a opinião dos professores em relação ao ensino e à aprendizagem da Matemática e também sondar se os recursos tecnológicos estão presentes na metodologia de trabalho e como percebem a sua inserção junto aos conteúdos. Os resultados apresentam que todos os educadores questionados acreditam na importância da inserção das TIC’s nas aulas de Matemática, pois, mesmo que não tenham grandes dificuldades no aprendizado, por estarem inseridos nessa “era digital” os seus alunos demonstram grande interesse de participação em atividades diversificadas e dinâmicas, em especial, aquelas que desafiem. Além disso, procuram utilizá-las sempre que possível, mostrando interesse em aperfeiçoar a prática pedagógica por meio de encontros de formação relacionados ao assunto. |
id |
UFRGS-2_5ab83fea74aad61e714d239fffde9a5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133902 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schonarth, JulianaCastilho, Maria Inês2016-03-17T02:05:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/133902000981627Essa monografia traz reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso na aprendizagem da Matemática, com base em referenciais teóricos e na fala de cinco docentes responsáveis por ministrar a disciplina nas turmas do primeiro ao quarto ano em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Com base na metodologia qualitativa o estudo tem a finalidade de conhecer a opinião dos professores em relação ao ensino e à aprendizagem da Matemática e também sondar se os recursos tecnológicos estão presentes na metodologia de trabalho e como percebem a sua inserção junto aos conteúdos. Os resultados apresentam que todos os educadores questionados acreditam na importância da inserção das TIC’s nas aulas de Matemática, pois, mesmo que não tenham grandes dificuldades no aprendizado, por estarem inseridos nessa “era digital” os seus alunos demonstram grande interesse de participação em atividades diversificadas e dinâmicas, em especial, aquelas que desafiem. Além disso, procuram utilizá-las sempre que possível, mostrando interesse em aperfeiçoar a prática pedagógica por meio de encontros de formação relacionados ao assunto.This monograph brings reflections about the use of Information and Communication Technologies as a resource in learning mathematics, based on theoretical references and speaks of five teachers responsible for providing this discipline in classes from first to fourth grade in a Municipal Elementary School. Based on qualitative methodology the study aims to know the opinion of teachers in relation to teaching and learning of mathematics and also probing if the technological resources are present in the working methods and how they perceive their insertion with the content. The results show that all teachers questioned believe in the importance of integrating ICT in mathematics lessons because, even that they don’t have great difficulty in learning, being inserted in this "digital age" their students show great interest for participation in diversified activities and dynamics, especially those that challenge. Also, try to use them whenever possible, showing interest in improving the pedagogical practice through training meetings related to the subject.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MatemáticaPrática pedagógicaICTMathematicsTeaching practiceTeaching and learningDiverse and dynamic activitiesTecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981627.pdf000981627.pdfTexto completoapplication/pdf365529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133902/1/000981627.pdf55e5e85db2f280bc987ccc10025a3a8aMD51TEXT000981627.pdf.txt000981627.pdf.txtExtracted Texttext/plain93421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133902/2/000981627.pdf.txt03bbab173893d562e4bbd7a9cbf21deaMD52THUMBNAIL000981627.pdf.jpg000981627.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133902/3/000981627.pdf.jpg3cb1d9cc2df9bd207a7a84a1aea59f03MD5310183/1339022018-10-29 07:44:14.076oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133902Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática |
title |
Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática |
spellingShingle |
Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática Schonarth, Juliana Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Prática pedagógica ICT Mathematics Teaching practice Teaching and learning Diverse and dynamic activities |
title_short |
Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática |
title_full |
Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática |
title_fullStr |
Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática |
title_full_unstemmed |
Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática |
title_sort |
Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática |
author |
Schonarth, Juliana |
author_facet |
Schonarth, Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schonarth, Juliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castilho, Maria Inês |
contributor_str_mv |
Castilho, Maria Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Prática pedagógica |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Prática pedagógica ICT Mathematics Teaching practice Teaching and learning Diverse and dynamic activities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
ICT Mathematics Teaching practice Teaching and learning Diverse and dynamic activities |
description |
Essa monografia traz reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso na aprendizagem da Matemática, com base em referenciais teóricos e na fala de cinco docentes responsáveis por ministrar a disciplina nas turmas do primeiro ao quarto ano em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Com base na metodologia qualitativa o estudo tem a finalidade de conhecer a opinião dos professores em relação ao ensino e à aprendizagem da Matemática e também sondar se os recursos tecnológicos estão presentes na metodologia de trabalho e como percebem a sua inserção junto aos conteúdos. Os resultados apresentam que todos os educadores questionados acreditam na importância da inserção das TIC’s nas aulas de Matemática, pois, mesmo que não tenham grandes dificuldades no aprendizado, por estarem inseridos nessa “era digital” os seus alunos demonstram grande interesse de participação em atividades diversificadas e dinâmicas, em especial, aquelas que desafiem. Além disso, procuram utilizá-las sempre que possível, mostrando interesse em aperfeiçoar a prática pedagógica por meio de encontros de formação relacionados ao assunto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:05:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133902 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000981627 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133902 |
identifier_str_mv |
000981627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133902/1/000981627.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133902/2/000981627.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133902/3/000981627.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55e5e85db2f280bc987ccc10025a3a8a 03bbab173893d562e4bbd7a9cbf21dea 3cb1d9cc2df9bd207a7a84a1aea59f03 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164048900096 |