Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schonarth, Juliana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133902
Resumo: Essa monografia traz reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso na aprendizagem da Matemática, com base em referenciais teóricos e na fala de cinco docentes responsáveis por ministrar a disciplina nas turmas do primeiro ao quarto ano em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Com base na metodologia qualitativa o estudo tem a finalidade de conhecer a opinião dos professores em relação ao ensino e à aprendizagem da Matemática e também sondar se os recursos tecnológicos estão presentes na metodologia de trabalho e como percebem a sua inserção junto aos conteúdos. Os resultados apresentam que todos os educadores questionados acreditam na importância da inserção das TIC’s nas aulas de Matemática, pois, mesmo que não tenham grandes dificuldades no aprendizado, por estarem inseridos nessa “era digital” os seus alunos demonstram grande interesse de participação em atividades diversificadas e dinâmicas, em especial, aquelas que desafiem. Além disso, procuram utilizá-las sempre que possível, mostrando interesse em aperfeiçoar a prática pedagógica por meio de encontros de formação relacionados ao assunto.
id UFRGS-2_5ab83fea74aad61e714d239fffde9a5b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133902
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schonarth, JulianaCastilho, Maria Inês2016-03-17T02:05:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/133902000981627Essa monografia traz reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso na aprendizagem da Matemática, com base em referenciais teóricos e na fala de cinco docentes responsáveis por ministrar a disciplina nas turmas do primeiro ao quarto ano em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Com base na metodologia qualitativa o estudo tem a finalidade de conhecer a opinião dos professores em relação ao ensino e à aprendizagem da Matemática e também sondar se os recursos tecnológicos estão presentes na metodologia de trabalho e como percebem a sua inserção junto aos conteúdos. Os resultados apresentam que todos os educadores questionados acreditam na importância da inserção das TIC’s nas aulas de Matemática, pois, mesmo que não tenham grandes dificuldades no aprendizado, por estarem inseridos nessa “era digital” os seus alunos demonstram grande interesse de participação em atividades diversificadas e dinâmicas, em especial, aquelas que desafiem. Além disso, procuram utilizá-las sempre que possível, mostrando interesse em aperfeiçoar a prática pedagógica por meio de encontros de formação relacionados ao assunto.This monograph brings reflections about the use of Information and Communication Technologies as a resource in learning mathematics, based on theoretical references and speaks of five teachers responsible for providing this discipline in classes from first to fourth grade in a Municipal Elementary School. Based on qualitative methodology the study aims to know the opinion of teachers in relation to teaching and learning of mathematics and also probing if the technological resources are present in the working methods and how they perceive their insertion with the content. The results show that all teachers questioned believe in the importance of integrating ICT in mathematics lessons because, even that they don’t have great difficulty in learning, being inserted in this "digital age" their students show great interest for participation in diversified activities and dynamics, especially those that challenge. Also, try to use them whenever possible, showing interest in improving the pedagogical practice through training meetings related to the subject.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MatemáticaPrática pedagógicaICTMathematicsTeaching practiceTeaching and learningDiverse and dynamic activitiesTecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981627.pdf000981627.pdfTexto completoapplication/pdf365529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133902/1/000981627.pdf55e5e85db2f280bc987ccc10025a3a8aMD51TEXT000981627.pdf.txt000981627.pdf.txtExtracted Texttext/plain93421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133902/2/000981627.pdf.txt03bbab173893d562e4bbd7a9cbf21deaMD52THUMBNAIL000981627.pdf.jpg000981627.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133902/3/000981627.pdf.jpg3cb1d9cc2df9bd207a7a84a1aea59f03MD5310183/1339022018-10-29 07:44:14.076oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133902Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática
title Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática
spellingShingle Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática
Schonarth, Juliana
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Prática pedagógica
ICT
Mathematics
Teaching practice
Teaching and learning
Diverse and dynamic activities
title_short Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática
title_full Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática
title_fullStr Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática
title_full_unstemmed Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática
title_sort Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática
author Schonarth, Juliana
author_facet Schonarth, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schonarth, Juliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castilho, Maria Inês
contributor_str_mv Castilho, Maria Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Prática pedagógica
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Prática pedagógica
ICT
Mathematics
Teaching practice
Teaching and learning
Diverse and dynamic activities
dc.subject.eng.fl_str_mv ICT
Mathematics
Teaching practice
Teaching and learning
Diverse and dynamic activities
description Essa monografia traz reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso na aprendizagem da Matemática, com base em referenciais teóricos e na fala de cinco docentes responsáveis por ministrar a disciplina nas turmas do primeiro ao quarto ano em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Com base na metodologia qualitativa o estudo tem a finalidade de conhecer a opinião dos professores em relação ao ensino e à aprendizagem da Matemática e também sondar se os recursos tecnológicos estão presentes na metodologia de trabalho e como percebem a sua inserção junto aos conteúdos. Os resultados apresentam que todos os educadores questionados acreditam na importância da inserção das TIC’s nas aulas de Matemática, pois, mesmo que não tenham grandes dificuldades no aprendizado, por estarem inseridos nessa “era digital” os seus alunos demonstram grande interesse de participação em atividades diversificadas e dinâmicas, em especial, aquelas que desafiem. Além disso, procuram utilizá-las sempre que possível, mostrando interesse em aperfeiçoar a prática pedagógica por meio de encontros de formação relacionados ao assunto.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:05:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133902
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981627
url http://hdl.handle.net/10183/133902
identifier_str_mv 000981627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133902/1/000981627.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133902/2/000981627.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133902/3/000981627.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 55e5e85db2f280bc987ccc10025a3a8a
03bbab173893d562e4bbd7a9cbf21dea
3cb1d9cc2df9bd207a7a84a1aea59f03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164048900096