Funções executivas em crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo : uma revisão
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159391 |
Resumo: | Esse artigo consiste em uma revisão sistemática de estudos publicados entre 2001 e 2011, envolvendo avaliação neuropsicológica das funções executivas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com base nos critérios de inclusão dessa pesquisa, nove estudos foram encontrados, a partir dos termos neuropsychology e executive functions, combinados ao termo autism, nos indexadores LILACS, PubMed e PsycINFO. A análise dos estudos apontou uma tendência de disfunções executivas nos TEA, envolvendo os componentes da inibição, do planejamento, da flexibilidade mental, da fluência verbal e da memória de trabalho. Concluiu-se que componentes executivos preservados e disfuncionais têm sido identificados no TEA, corroborando estudos prévios que apontam progressão desenvolvimental típica e atípica das funções executivas nessa condição. |
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Czermainski, Fernanda RaschBosa, Cleonice AlvesSalles, Jerusa Fumagalli de2017-06-08T02:32:01Z20130103-5371http://hdl.handle.net/10183/159391001015688Esse artigo consiste em uma revisão sistemática de estudos publicados entre 2001 e 2011, envolvendo avaliação neuropsicológica das funções executivas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com base nos critérios de inclusão dessa pesquisa, nove estudos foram encontrados, a partir dos termos neuropsychology e executive functions, combinados ao termo autism, nos indexadores LILACS, PubMed e PsycINFO. A análise dos estudos apontou uma tendência de disfunções executivas nos TEA, envolvendo os componentes da inibição, do planejamento, da flexibilidade mental, da fluência verbal e da memória de trabalho. Concluiu-se que componentes executivos preservados e disfuncionais têm sido identificados no TEA, corroborando estudos prévios que apontam progressão desenvolvimental típica e atípica das funções executivas nessa condição.This study consists of a systematic review of publications between 2001 and 2011, involving neuropsychological assessment of executive functions in children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD). Based on the inclusion criteria of this research, nine studies were found, using the terms neuropsychology and executive functions, combined with autism, in LILACS, PubMed and PsycINFO databases. The reviewed publications analysis showed a dysexecutive function tendency in ASD, involving components of inhibition, planning, mental flexibility, verbal fluency and working memory. In conclusion, it was found that preserved and dysfunctional executive components have been reported in ASD, corroborating previous studies that indicated a typical and atypical developmental progression of executive functioning in this condition.Este estudio consiste en una revisión sistemática de publicaciones entre 2001 y 2011, que evaluaron las funciones ejecutivas en niños y adolescentes con Trastorno del Espectro Autista (TEA). Com base en los critérios de inclusión de esta investigación, se encontraron nueve estudios a partir de los términos neuropsychology y executive functions, junto al término autism, en las bases de datos LILACS, PubMed y PsycINFO. El análisis de las publicaciones ha indicado una tendencia de disfunción ejecutiva en esta patología, en los componentes de la inhibición, la planificación, la flexibilidad mental, la fluidez verbal y la memoria de trabajo. En conclusión, componentes ejecutivos preservados y disfuncionales han sido reportados en TEA, lo que corrobora estudios previos que indicaban una evolución típica y atípica de desarrollo de las funciones ejecutivas en esta condición.application/pdfporPsico. Porto Alegre. Vol. 44, n. 4 (out./dez. 2013), p. 518-525.RevisãoAvaliacao neuropsicologicaAutismoFunção executivaCogniçãoAutismAutism spectrum disorderExecutive functionsNeuropsychological assessmentCognitionTrastorno del espectro autistaFunciones ejecutivasEvaluación neuropsicológicaCogniciónFunções executivas em crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo : uma revisãoExecutive functions in children and adolescents with autism spectrum disorder : a revisionFunciones ejecutivas en niños e jóvenes com trastorno del espectro autista : uma revisióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015688.pdf001015688.pdfTexto completoapplication/pdf332963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159391/1/001015688.pdf258e14baf1f8cd94fe3a0537e5f7acdcMD51TEXT001015688.pdf.txt001015688.pdf.txtExtracted Texttext/plain40648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159391/2/001015688.pdf.txt7b75ebfb46334d358b20cd6a91c63517MD52THUMBNAIL001015688.pdf.jpg001015688.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159391/3/001015688.pdf.jpg10566e5a4335054fae5c561079cb7423MD5310183/1593912018-10-22 08:24:35.816oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159391Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:24:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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