Aplicação de decals sobre superfícies geométricas arbitrárias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36855 |
Resumo: | O mapeamento de texturas e – mais especificamente – a utilização de decals para aplicação de texturas em tempo de execução, é uma técnica extremamente utilizada na maioria dos jogos 3D atuais. Contudo, a bibliografia referente ao assunto e as ferramentas para a sua aplicação ainda são bastante limitadas. A Unity 3D, líder do mercado de engines de jogos, é um exemplo de ferramenta que não possui um sistema nativo para utilização de decals. Este trabalho apresentará duas técnicas para aplicação de decals em superfícies arbitrárias implementadas dentro do ambiente da Unity 3D, permitindo que este tipo de recurso seja utilizado em jogos e demais aplicativos que venham a ser criados com essa engine. |
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Andrade, Felipe Araújo deComba, Joao Luiz Dihl2012-01-25T01:20:03Z2011http://hdl.handle.net/10183/36855000819126O mapeamento de texturas e – mais especificamente – a utilização de decals para aplicação de texturas em tempo de execução, é uma técnica extremamente utilizada na maioria dos jogos 3D atuais. Contudo, a bibliografia referente ao assunto e as ferramentas para a sua aplicação ainda são bastante limitadas. A Unity 3D, líder do mercado de engines de jogos, é um exemplo de ferramenta que não possui um sistema nativo para utilização de decals. Este trabalho apresentará duas técnicas para aplicação de decals em superfícies arbitrárias implementadas dentro do ambiente da Unity 3D, permitindo que este tipo de recurso seja utilizado em jogos e demais aplicativos que venham a ser criados com essa engine.Texture mapping and – more specifically – the use of decals for applying textures during runtime is an extremely used technique in most of the current 3D games. However, the bibliography concerning this subject and the tools for its application are still quite limited. Unity 3D, the market leader in game engines, is an example of a software tool that doesn’t have a native system for the utilization of decals. This work presents two different techniques for the application of decals to arbitrary surfaces implemented within the Unity 3D’s environment, thus allowing this feature to be used in games and other applications created using this engine.application/pdfporComputação gráficaInformacoes geometricasDecalsTexture mappingComputer graphicsUnity 3DGamesAplicação de decals sobre superfícies geométricas arbitráriasApplying decals to arbitrary geometric surfaces info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2011Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819126.pdf.txt000819126.pdf.txtExtracted Texttext/plain77512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36855/2/000819126.pdf.txt3facc5cf11420cb1b066e2b94269f0b9MD52ORIGINAL000819126.pdf000819126.pdfTexto completoapplication/pdf1909402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36855/1/000819126.pdfec673b26343222ddd83e87de34c60f97MD51THUMBNAIL000819126.pdf.jpg000819126.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36855/3/000819126.pdf.jpg23e6dd400fed27f17fdb7c4ef7707678MD5310183/368552018-10-09 08:36:50.214oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36855Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:36:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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