Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276023 |
Resumo: | Esta pesquisa, sendo um estudo caso qualitativo, busca investigar a possível constituição da identidade docente dos estudantes de Licenciatura em Química da UFRGS à luz das vivências proporcionadas pelo curso. A coleta de dados foi feita através de um questionário contendo questões abertas e fechadas, resultando no universo de 52 respondentes válidos, ele foi aplicado no segundo semestre de 2021, no qual a pandemia de COVID-19 era vivenciada em um momento de maior flexibilização do comércio, mas ainda mantendo as aulas no formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE) na universidade. As respostas foram interpretadas com o uso da Escala Likert e pela técnica da análise de conteúdo. Foi constatada grande influência do currículo e das experiências formativas na construção de certas marcas da identidade do grupo de licenciandos, sendo possível elucidar elementos com viés profissional e instrumental. Acredita-se que este trabalho pode ser utilizado como mote de reflexões para movimentos futuros do curso, considerando-se a relevância das informações reveladas pelos sujeitos investigados. |
id |
UFRGS-2_5b171f99585b4116cea937056f0294c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276023 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jackle, Lauro Ely JardimFonseca, Carlos Ventura2024-07-04T06:11:44Z2022http://hdl.handle.net/10183/276023001141480Esta pesquisa, sendo um estudo caso qualitativo, busca investigar a possível constituição da identidade docente dos estudantes de Licenciatura em Química da UFRGS à luz das vivências proporcionadas pelo curso. A coleta de dados foi feita através de um questionário contendo questões abertas e fechadas, resultando no universo de 52 respondentes válidos, ele foi aplicado no segundo semestre de 2021, no qual a pandemia de COVID-19 era vivenciada em um momento de maior flexibilização do comércio, mas ainda mantendo as aulas no formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE) na universidade. As respostas foram interpretadas com o uso da Escala Likert e pela técnica da análise de conteúdo. Foi constatada grande influência do currículo e das experiências formativas na construção de certas marcas da identidade do grupo de licenciandos, sendo possível elucidar elementos com viés profissional e instrumental. Acredita-se que este trabalho pode ser utilizado como mote de reflexões para movimentos futuros do curso, considerando-se a relevância das informações reveladas pelos sujeitos investigados.This research, being a qualitative case study, seeks to investigate a possible constitution of teaching identity of students from Academic Program in Chemistry Teacher Education at UFRGS in the light of experiences provided by the course. The data collection was made through a forms containing open and closed questions, resulting in the universe of 52 valid answers, it was applied in the second semester of 2021, when the COVID-19 pandemics was experienced in a moment of more business reopening but the university classes were still on emergency remote teaching. The answers were interpreted with the use of Likert Scale and by the technique of content analysis. Great influence was found in the curriculum and from the formative experiences in the construction of certain identity marks of the licentiate group, being possible to elucidate elements with professional and instrumental bias. It’s believed that this research could be used as a reflection point of future movements of the course, considering the relevance of the information revealed by the investigated subjects.application/pdfporEnsino de quimicaLicenciatura em químicaIdentidade docenteChemistry TeachingLicentiate Chemistry DegreeTeacher IdentityQuando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2022Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141480.pdf.txt001141480.pdf.txtExtracted Texttext/plain95441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276023/2/001141480.pdf.txte72483c47eee0ca9e377e294a424abb4MD52ORIGINAL001141480.pdfTexto completoapplication/pdf928458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276023/1/001141480.pdf3f8973924116c7d36a6a701c051492faMD5110183/2760232024-07-05 06:01:23.562433oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276023Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-05T09:01:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS |
title |
Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS |
spellingShingle |
Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS Jackle, Lauro Ely Jardim Ensino de quimica Licenciatura em química Identidade docente Chemistry Teaching Licentiate Chemistry Degree Teacher Identity |
title_short |
Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS |
title_full |
Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS |
title_fullStr |
Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS |
title_sort |
Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS |
author |
Jackle, Lauro Ely Jardim |
author_facet |
Jackle, Lauro Ely Jardim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jackle, Lauro Ely Jardim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura |
contributor_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Licenciatura em química Identidade docente |
topic |
Ensino de quimica Licenciatura em química Identidade docente Chemistry Teaching Licentiate Chemistry Degree Teacher Identity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chemistry Teaching Licentiate Chemistry Degree Teacher Identity |
description |
Esta pesquisa, sendo um estudo caso qualitativo, busca investigar a possível constituição da identidade docente dos estudantes de Licenciatura em Química da UFRGS à luz das vivências proporcionadas pelo curso. A coleta de dados foi feita através de um questionário contendo questões abertas e fechadas, resultando no universo de 52 respondentes válidos, ele foi aplicado no segundo semestre de 2021, no qual a pandemia de COVID-19 era vivenciada em um momento de maior flexibilização do comércio, mas ainda mantendo as aulas no formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE) na universidade. As respostas foram interpretadas com o uso da Escala Likert e pela técnica da análise de conteúdo. Foi constatada grande influência do currículo e das experiências formativas na construção de certas marcas da identidade do grupo de licenciandos, sendo possível elucidar elementos com viés profissional e instrumental. Acredita-se que este trabalho pode ser utilizado como mote de reflexões para movimentos futuros do curso, considerando-se a relevância das informações reveladas pelos sujeitos investigados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-04T06:11:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/276023 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001141480 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/276023 |
identifier_str_mv |
001141480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276023/2/001141480.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276023/1/001141480.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e72483c47eee0ca9e377e294a424abb4 3f8973924116c7d36a6a701c051492fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447367192674304 |