Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jackle, Lauro Ely Jardim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276023
Resumo: Esta pesquisa, sendo um estudo caso qualitativo, busca investigar a possível constituição da identidade docente dos estudantes de Licenciatura em Química da UFRGS à luz das vivências proporcionadas pelo curso. A coleta de dados foi feita através de um questionário contendo questões abertas e fechadas, resultando no universo de 52 respondentes válidos, ele foi aplicado no segundo semestre de 2021, no qual a pandemia de COVID-19 era vivenciada em um momento de maior flexibilização do comércio, mas ainda mantendo as aulas no formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE) na universidade. As respostas foram interpretadas com o uso da Escala Likert e pela técnica da análise de conteúdo. Foi constatada grande influência do currículo e das experiências formativas na construção de certas marcas da identidade do grupo de licenciandos, sendo possível elucidar elementos com viés profissional e instrumental. Acredita-se que este trabalho pode ser utilizado como mote de reflexões para movimentos futuros do curso, considerando-se a relevância das informações reveladas pelos sujeitos investigados.
id UFRGS-2_5b171f99585b4116cea937056f0294c7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276023
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jackle, Lauro Ely JardimFonseca, Carlos Ventura2024-07-04T06:11:44Z2022http://hdl.handle.net/10183/276023001141480Esta pesquisa, sendo um estudo caso qualitativo, busca investigar a possível constituição da identidade docente dos estudantes de Licenciatura em Química da UFRGS à luz das vivências proporcionadas pelo curso. A coleta de dados foi feita através de um questionário contendo questões abertas e fechadas, resultando no universo de 52 respondentes válidos, ele foi aplicado no segundo semestre de 2021, no qual a pandemia de COVID-19 era vivenciada em um momento de maior flexibilização do comércio, mas ainda mantendo as aulas no formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE) na universidade. As respostas foram interpretadas com o uso da Escala Likert e pela técnica da análise de conteúdo. Foi constatada grande influência do currículo e das experiências formativas na construção de certas marcas da identidade do grupo de licenciandos, sendo possível elucidar elementos com viés profissional e instrumental. Acredita-se que este trabalho pode ser utilizado como mote de reflexões para movimentos futuros do curso, considerando-se a relevância das informações reveladas pelos sujeitos investigados.This research, being a qualitative case study, seeks to investigate a possible constitution of teaching identity of students from Academic Program in Chemistry Teacher Education at UFRGS in the light of experiences provided by the course. The data collection was made through a forms containing open and closed questions, resulting in the universe of 52 valid answers, it was applied in the second semester of 2021, when the COVID-19 pandemics was experienced in a moment of more business reopening but the university classes were still on emergency remote teaching. The answers were interpreted with the use of Likert Scale and by the technique of content analysis. Great influence was found in the curriculum and from the formative experiences in the construction of certain identity marks of the licentiate group, being possible to elucidate elements with professional and instrumental bias. It’s believed that this research could be used as a reflection point of future movements of the course, considering the relevance of the information revealed by the investigated subjects.application/pdfporEnsino de quimicaLicenciatura em químicaIdentidade docenteChemistry TeachingLicentiate Chemistry DegreeTeacher IdentityQuando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2022Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141480.pdf.txt001141480.pdf.txtExtracted Texttext/plain95441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276023/2/001141480.pdf.txte72483c47eee0ca9e377e294a424abb4MD52ORIGINAL001141480.pdfTexto completoapplication/pdf928458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276023/1/001141480.pdf3f8973924116c7d36a6a701c051492faMD5110183/2760232024-07-05 06:01:23.562433oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276023Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-05T09:01:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS
title Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS
spellingShingle Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS
Jackle, Lauro Ely Jardim
Ensino de quimica
Licenciatura em química
Identidade docente
Chemistry Teaching
Licentiate Chemistry Degree
Teacher Identity
title_short Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS
title_full Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS
title_fullStr Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS
title_full_unstemmed Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS
title_sort Quando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGS
author Jackle, Lauro Ely Jardim
author_facet Jackle, Lauro Ely Jardim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jackle, Lauro Ely Jardim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
contributor_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Licenciatura em química
Identidade docente
topic Ensino de quimica
Licenciatura em química
Identidade docente
Chemistry Teaching
Licentiate Chemistry Degree
Teacher Identity
dc.subject.eng.fl_str_mv Chemistry Teaching
Licentiate Chemistry Degree
Teacher Identity
description Esta pesquisa, sendo um estudo caso qualitativo, busca investigar a possível constituição da identidade docente dos estudantes de Licenciatura em Química da UFRGS à luz das vivências proporcionadas pelo curso. A coleta de dados foi feita através de um questionário contendo questões abertas e fechadas, resultando no universo de 52 respondentes válidos, ele foi aplicado no segundo semestre de 2021, no qual a pandemia de COVID-19 era vivenciada em um momento de maior flexibilização do comércio, mas ainda mantendo as aulas no formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE) na universidade. As respostas foram interpretadas com o uso da Escala Likert e pela técnica da análise de conteúdo. Foi constatada grande influência do currículo e das experiências formativas na construção de certas marcas da identidade do grupo de licenciandos, sendo possível elucidar elementos com viés profissional e instrumental. Acredita-se que este trabalho pode ser utilizado como mote de reflexões para movimentos futuros do curso, considerando-se a relevância das informações reveladas pelos sujeitos investigados.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-04T06:11:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276023
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001141480
url http://hdl.handle.net/10183/276023
identifier_str_mv 001141480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276023/2/001141480.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276023/1/001141480.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e72483c47eee0ca9e377e294a424abb4
3f8973924116c7d36a6a701c051492fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447367192674304