Revisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glass, Ronald David
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gandin, Luis Armando, Fajardo, Ananyr Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257424
Resumo: Este artigo examina, critica e amplia os fundamentos ontológicos, epistemológicos, éticos e políticos da teoria da educação libertadora de Paulo Freire; também situa o legado de Freire dentro da aplicação global de suas ideias em um amplo espectro de contextos educacionais. O texto defende historicidade e práxis como características essenciais da natureza humana, expõe os problemas das noções de identidades autênticas e constrói um entendimento historicizado da produção de conhecimento. O artigo defende que a educação libertadora deve estar baseada em uma ética sem presunção acoplada a uma política de não-violência militante.
id UFRGS-2_5b2c16462af82559121d0303f0cc3ab2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257424
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Glass, Ronald DavidGandin, Luis ArmandoFajardo, Ananyr Porto2023-04-25T03:38:06Z20130100-3143http://hdl.handle.net/10183/257424000901810Este artigo examina, critica e amplia os fundamentos ontológicos, epistemológicos, éticos e políticos da teoria da educação libertadora de Paulo Freire; também situa o legado de Freire dentro da aplicação global de suas ideias em um amplo espectro de contextos educacionais. O texto defende historicidade e práxis como características essenciais da natureza humana, expõe os problemas das noções de identidades autênticas e constrói um entendimento historicizado da produção de conhecimento. O artigo defende que a educação libertadora deve estar baseada em uma ética sem presunção acoplada a uma política de não-violência militante.This essay examines, critiques, and extends the ontological, epistemological, ethical, and political foundations of Paulo Freire's theory of liberation education; it also situates Freire's legacy within the global application of his ideas in a wide range of educational contexts. It defends historicity and praxis as essential characteristics of human existence, exposes the problems with notions of authentic identities, and elaborates a historicized understanding of knowledge production. The essay argues for liberation education to be grounded in an ethics without righteousness coupled with a politics of militant nonviolence.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 38, n. 3 (jul./set. 2013), p. 831-851Freire, Paulo, 1921-1997Educação libertadoraOntologiaEpistemologiaFilosofia da educaçãoEthicsRevisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo FreireRevisiting the foundations of liberation education : Paulo Freire's legacyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000901810.pdf.txt000901810.pdf.txtExtracted Texttext/plain66180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257424/2/000901810.pdf.txt5fca4eedb0f8e54cd3513d8173d5784eMD52ORIGINAL000901810.pdfTexto completoapplication/pdf224123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257424/1/000901810.pdff2ed8b401d454163f78f5b3ff95fdc0fMD5110183/2574242023-04-27 03:32:01.819222oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257424Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:32:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo Freire
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Revisiting the foundations of liberation education : Paulo Freire's legacy
title Revisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo Freire
spellingShingle Revisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo Freire
Glass, Ronald David
Freire, Paulo, 1921-1997
Educação libertadora
Ontologia
Epistemologia
Filosofia da educação
Ethics
title_short Revisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo Freire
title_full Revisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo Freire
title_fullStr Revisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo Freire
title_full_unstemmed Revisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo Freire
title_sort Revisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo Freire
author Glass, Ronald David
author_facet Glass, Ronald David
Gandin, Luis Armando
Fajardo, Ananyr Porto
author_role author
author2 Gandin, Luis Armando
Fajardo, Ananyr Porto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Glass, Ronald David
Gandin, Luis Armando
Fajardo, Ananyr Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Educação libertadora
Ontologia
Epistemologia
Filosofia da educação
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Educação libertadora
Ontologia
Epistemologia
Filosofia da educação
Ethics
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethics
description Este artigo examina, critica e amplia os fundamentos ontológicos, epistemológicos, éticos e políticos da teoria da educação libertadora de Paulo Freire; também situa o legado de Freire dentro da aplicação global de suas ideias em um amplo espectro de contextos educacionais. O texto defende historicidade e práxis como características essenciais da natureza humana, expõe os problemas das noções de identidades autênticas e constrói um entendimento historicizado da produção de conhecimento. O artigo defende que a educação libertadora deve estar baseada em uma ética sem presunção acoplada a uma política de não-violência militante.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-25T03:38:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257424
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000901810
identifier_str_mv 0100-3143
000901810
url http://hdl.handle.net/10183/257424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 38, n. 3 (jul./set. 2013), p. 831-851
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257424/2/000901810.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257424/1/000901810.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fca4eedb0f8e54cd3513d8173d5784e
f2ed8b401d454163f78f5b3ff95fdc0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225087144165376