Revisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo Freire
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257424 |
Resumo: | Este artigo examina, critica e amplia os fundamentos ontológicos, epistemológicos, éticos e políticos da teoria da educação libertadora de Paulo Freire; também situa o legado de Freire dentro da aplicação global de suas ideias em um amplo espectro de contextos educacionais. O texto defende historicidade e práxis como características essenciais da natureza humana, expõe os problemas das noções de identidades autênticas e constrói um entendimento historicizado da produção de conhecimento. O artigo defende que a educação libertadora deve estar baseada em uma ética sem presunção acoplada a uma política de não-violência militante. |
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Glass, Ronald DavidGandin, Luis ArmandoFajardo, Ananyr Porto2023-04-25T03:38:06Z20130100-3143http://hdl.handle.net/10183/257424000901810Este artigo examina, critica e amplia os fundamentos ontológicos, epistemológicos, éticos e políticos da teoria da educação libertadora de Paulo Freire; também situa o legado de Freire dentro da aplicação global de suas ideias em um amplo espectro de contextos educacionais. O texto defende historicidade e práxis como características essenciais da natureza humana, expõe os problemas das noções de identidades autênticas e constrói um entendimento historicizado da produção de conhecimento. O artigo defende que a educação libertadora deve estar baseada em uma ética sem presunção acoplada a uma política de não-violência militante.This essay examines, critiques, and extends the ontological, epistemological, ethical, and political foundations of Paulo Freire's theory of liberation education; it also situates Freire's legacy within the global application of his ideas in a wide range of educational contexts. It defends historicity and praxis as essential characteristics of human existence, exposes the problems with notions of authentic identities, and elaborates a historicized understanding of knowledge production. The essay argues for liberation education to be grounded in an ethics without righteousness coupled with a politics of militant nonviolence.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 38, n. 3 (jul./set. 2013), p. 831-851Freire, Paulo, 1921-1997Educação libertadoraOntologiaEpistemologiaFilosofia da educaçãoEthicsRevisitando os fundamentos da educação para a libertação : o legado de Paulo FreireRevisiting the foundations of liberation education : Paulo Freire's legacyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000901810.pdf.txt000901810.pdf.txtExtracted Texttext/plain66180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257424/2/000901810.pdf.txt5fca4eedb0f8e54cd3513d8173d5784eMD52ORIGINAL000901810.pdfTexto completoapplication/pdf224123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257424/1/000901810.pdff2ed8b401d454163f78f5b3ff95fdc0fMD5110183/2574242023-04-27 03:32:01.819222oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257424Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:32:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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