Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274320 |
Resumo: | Discute-se a ideologia do consumismo e sua manifestação na ordem mundial contemporânea, marcada por transferências de dados digitais (big data). Argumenta-se que tal ideologia cumpre papel central na atualidade, naturalizando o ato de consumir através de sua ferramenta de influência clássica, o anúncio, o qual está potencializado pelas tecnologias usadas pelas empresas transnacionais de dados. Como esse consumo massificado reforça processos hegemônicos social e ambientalmente regressivos, mobiliza-se o método das estruturas históricas de Cox para apresentação de uma proposta contra-hegemônica à estrutura vinculada à ideologia do consumismo. |
id |
UFRGS-2_5b47ee86af8f270c559d0aa83b5d378a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274320 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Stéfano Mariotto deMilan, Marcelo2024-03-28T06:24:10Z20232526-9038http://hdl.handle.net/10183/274320001197485Discute-se a ideologia do consumismo e sua manifestação na ordem mundial contemporânea, marcada por transferências de dados digitais (big data). Argumenta-se que tal ideologia cumpre papel central na atualidade, naturalizando o ato de consumir através de sua ferramenta de influência clássica, o anúncio, o qual está potencializado pelas tecnologias usadas pelas empresas transnacionais de dados. Como esse consumo massificado reforça processos hegemônicos social e ambientalmente regressivos, mobiliza-se o método das estruturas históricas de Cox para apresentação de uma proposta contra-hegemônica à estrutura vinculada à ideologia do consumismo.The paper discusses the ideology of consumerism and its manifestation in the contemporary world order, marked by big digital data transfers. It is argued that such ideology plays a central role today, naturalizing the act of consuming through its classic influencing tool, the advertisement, which is enhanced by the technologies used by transnational data companies. As this mass consumption reinforces socially and environmentally regressive hegemonic processes, Cox’s method of historical structures is mobilized to present a proposal for a counter-hegemonic structure to the one linked to the ideology of consumerism.El trabajo discute la ideología del consumismo y su manifestación en el orden mundial contemporáneo marcado por las transferencias digitales de datos (big data). Se argumenta que dicha ideología desempeña un papel central en la actualidad, naturalizando el acto de consumir a través de su clásica herramienta de influencia, el anuncio, potenciado por las tecnologías utilizadas por las empresas transnacionales de datos. Como este consumo de masas refuerza procesos hegemónicos social y ambientalmente regresivos, se moviliza el método de las estructuras históricas de Cox para presentar una propuesta contrahegemónica a la estructura vinculada a la ideología del consumismo.application/pdfporRevista carta internacional. Belo Horizonte. Vol. 18, n. 1, e1288 (2023), p. 1-26ConsumoIdeologiaHegemoniaConsumerismBig DataIdeologyRobert CoxConsumismoIdeologíaIdeologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônicaIdeology of consumerism and digital data in contemporary world order : a counterhegemonic proposalIdeología del consumo y datos digitales en la orden mundial contemporánea : una propuesta contrahegemónicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197485.pdf.txt001197485.pdf.txtExtracted Texttext/plain64481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274320/2/001197485.pdf.txt1e9db1aac1b7a6b50dbb16f2ebccfb5dMD52ORIGINAL001197485.pdfTexto completoapplication/pdf932557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274320/1/001197485.pdfbe643ede57e2a5e56c3e8ee43a5f3ac8MD5110183/2743202024-03-29 06:19:31.089923oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274320Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-29T09:19:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Ideology of consumerism and digital data in contemporary world order : a counterhegemonic proposal |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Ideología del consumo y datos digitales en la orden mundial contemporánea : una propuesta contrahegemónica |
title |
Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica |
spellingShingle |
Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica Moura, Stéfano Mariotto de Consumo Ideologia Hegemonia Consumerism Big Data Ideology Robert Cox Consumismo Ideología |
title_short |
Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica |
title_full |
Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica |
title_fullStr |
Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica |
title_full_unstemmed |
Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica |
title_sort |
Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica |
author |
Moura, Stéfano Mariotto de |
author_facet |
Moura, Stéfano Mariotto de Milan, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Milan, Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Stéfano Mariotto de Milan, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Ideologia Hegemonia |
topic |
Consumo Ideologia Hegemonia Consumerism Big Data Ideology Robert Cox Consumismo Ideología |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumerism Big Data Ideology Robert Cox |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Consumismo Ideología |
description |
Discute-se a ideologia do consumismo e sua manifestação na ordem mundial contemporânea, marcada por transferências de dados digitais (big data). Argumenta-se que tal ideologia cumpre papel central na atualidade, naturalizando o ato de consumir através de sua ferramenta de influência clássica, o anúncio, o qual está potencializado pelas tecnologias usadas pelas empresas transnacionais de dados. Como esse consumo massificado reforça processos hegemônicos social e ambientalmente regressivos, mobiliza-se o método das estruturas históricas de Cox para apresentação de uma proposta contra-hegemônica à estrutura vinculada à ideologia do consumismo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-28T06:24:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274320 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2526-9038 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001197485 |
identifier_str_mv |
2526-9038 001197485 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista carta internacional. Belo Horizonte. Vol. 18, n. 1, e1288 (2023), p. 1-26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274320/2/001197485.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274320/1/001197485.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e9db1aac1b7a6b50dbb16f2ebccfb5d be643ede57e2a5e56c3e8ee43a5f3ac8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447857716527104 |