Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Stéfano Mariotto de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Milan, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274320
Resumo: Discute-se a ideologia do consumismo e sua manifestação na ordem mundial contemporânea, marcada por transferências de dados digitais (big data). Argumenta-se que tal ideologia cumpre papel central na atualidade, naturalizando o ato de consumir através de sua ferramenta de influência clássica, o anúncio, o qual está potencializado pelas tecnologias usadas pelas empresas transnacionais de dados. Como esse consumo massificado reforça processos hegemônicos social e ambientalmente regressivos, mobiliza-se o método das estruturas históricas de Cox para apresentação de uma proposta contra-hegemônica à estrutura vinculada à ideologia do consumismo.
id UFRGS-2_5b47ee86af8f270c559d0aa83b5d378a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274320
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Stéfano Mariotto deMilan, Marcelo2024-03-28T06:24:10Z20232526-9038http://hdl.handle.net/10183/274320001197485Discute-se a ideologia do consumismo e sua manifestação na ordem mundial contemporânea, marcada por transferências de dados digitais (big data). Argumenta-se que tal ideologia cumpre papel central na atualidade, naturalizando o ato de consumir através de sua ferramenta de influência clássica, o anúncio, o qual está potencializado pelas tecnologias usadas pelas empresas transnacionais de dados. Como esse consumo massificado reforça processos hegemônicos social e ambientalmente regressivos, mobiliza-se o método das estruturas históricas de Cox para apresentação de uma proposta contra-hegemônica à estrutura vinculada à ideologia do consumismo.The paper discusses the ideology of consumerism and its manifestation in the contemporary world order, marked by big digital data transfers. It is argued that such ideology plays a central role today, naturalizing the act of consuming through its classic influencing tool, the advertisement, which is enhanced by the technologies used by transnational data companies. As this mass consumption reinforces socially and environmentally regressive hegemonic processes, Cox’s method of historical structures is mobilized to present a proposal for a counter-hegemonic structure to the one linked to the ideology of consumerism.El trabajo discute la ideología del consumismo y su manifestación en el orden mundial contemporáneo marcado por las transferencias digitales de datos (big data). Se argumenta que dicha ideología desempeña un papel central en la actualidad, naturalizando el acto de consumir a través de su clásica herramienta de influencia, el anuncio, potenciado por las tecnologías utilizadas por las empresas transnacionales de datos. Como este consumo de masas refuerza procesos hegemónicos social y ambientalmente regresivos, se moviliza el método de las estructuras históricas de Cox para presentar una propuesta contrahegemónica a la estructura vinculada a la ideología del consumismo.application/pdfporRevista carta internacional. Belo Horizonte. Vol. 18, n. 1, e1288 (2023), p. 1-26ConsumoIdeologiaHegemoniaConsumerismBig DataIdeologyRobert CoxConsumismoIdeologíaIdeologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônicaIdeology of consumerism and digital data in contemporary world order : a counterhegemonic proposalIdeología del consumo y datos digitales en la orden mundial contemporánea : una propuesta contrahegemónicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197485.pdf.txt001197485.pdf.txtExtracted Texttext/plain64481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274320/2/001197485.pdf.txt1e9db1aac1b7a6b50dbb16f2ebccfb5dMD52ORIGINAL001197485.pdfTexto completoapplication/pdf932557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274320/1/001197485.pdfbe643ede57e2a5e56c3e8ee43a5f3ac8MD5110183/2743202024-03-29 06:19:31.089923oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274320Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-29T09:19:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Ideology of consumerism and digital data in contemporary world order : a counterhegemonic proposal
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Ideología del consumo y datos digitales en la orden mundial contemporánea : una propuesta contrahegemónica
title Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica
spellingShingle Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica
Moura, Stéfano Mariotto de
Consumo
Ideologia
Hegemonia
Consumerism
Big Data
Ideology
Robert Cox
Consumismo
Ideología
title_short Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica
title_full Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica
title_fullStr Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica
title_full_unstemmed Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica
title_sort Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea : uma proposta contra-hegemônica
author Moura, Stéfano Mariotto de
author_facet Moura, Stéfano Mariotto de
Milan, Marcelo
author_role author
author2 Milan, Marcelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Stéfano Mariotto de
Milan, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Ideologia
Hegemonia
topic Consumo
Ideologia
Hegemonia
Consumerism
Big Data
Ideology
Robert Cox
Consumismo
Ideología
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumerism
Big Data
Ideology
Robert Cox
dc.subject.spa.fl_str_mv Consumismo
Ideología
description Discute-se a ideologia do consumismo e sua manifestação na ordem mundial contemporânea, marcada por transferências de dados digitais (big data). Argumenta-se que tal ideologia cumpre papel central na atualidade, naturalizando o ato de consumir através de sua ferramenta de influência clássica, o anúncio, o qual está potencializado pelas tecnologias usadas pelas empresas transnacionais de dados. Como esse consumo massificado reforça processos hegemônicos social e ambientalmente regressivos, mobiliza-se o método das estruturas históricas de Cox para apresentação de uma proposta contra-hegemônica à estrutura vinculada à ideologia do consumismo.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-28T06:24:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274320
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2526-9038
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001197485
identifier_str_mv 2526-9038
001197485
url http://hdl.handle.net/10183/274320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista carta internacional. Belo Horizonte. Vol. 18, n. 1, e1288 (2023), p. 1-26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274320/2/001197485.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274320/1/001197485.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e9db1aac1b7a6b50dbb16f2ebccfb5d
be643ede57e2a5e56c3e8ee43a5f3ac8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447857716527104