Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102680 |
Resumo: | Com a implementação das tecnologias, do Laboratório de Informática, da Internet e com a facilidade de acesso aos computadores e outras ferramentas, as escolas, passam a repensar suas linhas de ação, e se torna necessária para a gestão escolar, o espaço da formação continuada do professor. Este trabalho baseia-se no estudo da utilização dos mapas conceituais que vem propiciando um importante suporte para o planejamento de aulas e por promover uma revolução na forma de planejar sendo apresentados como instrumentos potencialmente úteis no ensino, na avaliação da aprendizagem. Para as finalidades da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia teórica, a partir da qual foram explorados temas relacionados às TICs. Propôs-se uma capacitação sobre a utilização da ferramenta CmapTools, visando uma reflexão e aprofundamento na forma de ensinar, cujo resultado deverá impulsionar as mudanças propostas. |
id |
UFRGS-2_5b7982dde6af9294fcccfcc1ceee1981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102680 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Girardi, Nara Ligia MeiraMaria, Sandra Andrea Assumpção2014-09-10T02:11:25Z2012http://hdl.handle.net/10183/102680000919257Com a implementação das tecnologias, do Laboratório de Informática, da Internet e com a facilidade de acesso aos computadores e outras ferramentas, as escolas, passam a repensar suas linhas de ação, e se torna necessária para a gestão escolar, o espaço da formação continuada do professor. Este trabalho baseia-se no estudo da utilização dos mapas conceituais que vem propiciando um importante suporte para o planejamento de aulas e por promover uma revolução na forma de planejar sendo apresentados como instrumentos potencialmente úteis no ensino, na avaliação da aprendizagem. Para as finalidades da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia teórica, a partir da qual foram explorados temas relacionados às TICs. Propôs-se uma capacitação sobre a utilização da ferramenta CmapTools, visando uma reflexão e aprofundamento na forma de ensinar, cujo resultado deverá impulsionar as mudanças propostas.With the implementation of technologies, from the Laboratory of Informatics, the Internet and the ease of access to computers and other tools, the schools are rethinking their lines of action, and it becomes necessary for school management, the space of continuous training the teacher. This work is based on the study of the use of concept maps is providing an important support for lesson planning and promoting a revolution in the plan being presented as potentially useful tools in teaching, learning assessment. For the purposes of the research opted for a qualitative approach, based on theoretical methodology, from which explored issues related to ICTs. It was proposed a training on the use of the tool CmapTools, seeking a discussion and analysis in the form of teaching, the result of which should boost the proposed changes.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Mapa conceitualPlanejamentoDidáticaDigital technologiesInternetConcept mapsPlanningTeachingMapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919257.pdf000919257.pdfTexto completoapplication/pdf633692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102680/1/000919257.pdf5087b1bc0a2421f8f1911d3ff28b9214MD51TEXT000919257.pdf.txt000919257.pdf.txtExtracted Texttext/plain62019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102680/2/000919257.pdf.txtba8f55ba31918f426d8f02595966eab4MD52THUMBNAIL000919257.pdf.jpg000919257.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102680/3/000919257.pdf.jpg46430e5f34fab5886b17248ef5257d66MD5310183/1026802018-10-25 09:01:56.235oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102680Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores |
title |
Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores |
spellingShingle |
Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores Girardi, Nara Ligia Meira Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Mapa conceitual Planejamento Didática Digital technologies Internet Concept maps Planning Teaching |
title_short |
Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores |
title_full |
Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores |
title_fullStr |
Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores |
title_sort |
Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores |
author |
Girardi, Nara Ligia Meira |
author_facet |
Girardi, Nara Ligia Meira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girardi, Nara Ligia Meira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria, Sandra Andrea Assumpção |
contributor_str_mv |
Maria, Sandra Andrea Assumpção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Mapa conceitual Planejamento Didática |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Mapa conceitual Planejamento Didática Digital technologies Internet Concept maps Planning Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital technologies Internet Concept maps Planning Teaching |
description |
Com a implementação das tecnologias, do Laboratório de Informática, da Internet e com a facilidade de acesso aos computadores e outras ferramentas, as escolas, passam a repensar suas linhas de ação, e se torna necessária para a gestão escolar, o espaço da formação continuada do professor. Este trabalho baseia-se no estudo da utilização dos mapas conceituais que vem propiciando um importante suporte para o planejamento de aulas e por promover uma revolução na forma de planejar sendo apresentados como instrumentos potencialmente úteis no ensino, na avaliação da aprendizagem. Para as finalidades da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia teórica, a partir da qual foram explorados temas relacionados às TICs. Propôs-se uma capacitação sobre a utilização da ferramenta CmapTools, visando uma reflexão e aprofundamento na forma de ensinar, cujo resultado deverá impulsionar as mudanças propostas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102680 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919257 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102680 |
identifier_str_mv |
000919257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102680/1/000919257.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102680/2/000919257.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102680/3/000919257.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5087b1bc0a2421f8f1911d3ff28b9214 ba8f55ba31918f426d8f02595966eab4 46430e5f34fab5886b17248ef5257d66 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132714303488 |