Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girardi, Nara Ligia Meira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102680
Resumo: Com a implementação das tecnologias, do Laboratório de Informática, da Internet e com a facilidade de acesso aos computadores e outras ferramentas, as escolas, passam a repensar suas linhas de ação, e se torna necessária para a gestão escolar, o espaço da formação continuada do professor. Este trabalho baseia-se no estudo da utilização dos mapas conceituais que vem propiciando um importante suporte para o planejamento de aulas e por promover uma revolução na forma de planejar sendo apresentados como instrumentos potencialmente úteis no ensino, na avaliação da aprendizagem. Para as finalidades da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia teórica, a partir da qual foram explorados temas relacionados às TICs. Propôs-se uma capacitação sobre a utilização da ferramenta CmapTools, visando uma reflexão e aprofundamento na forma de ensinar, cujo resultado deverá impulsionar as mudanças propostas.
id UFRGS-2_5b7982dde6af9294fcccfcc1ceee1981
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102680
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Girardi, Nara Ligia MeiraMaria, Sandra Andrea Assumpção2014-09-10T02:11:25Z2012http://hdl.handle.net/10183/102680000919257Com a implementação das tecnologias, do Laboratório de Informática, da Internet e com a facilidade de acesso aos computadores e outras ferramentas, as escolas, passam a repensar suas linhas de ação, e se torna necessária para a gestão escolar, o espaço da formação continuada do professor. Este trabalho baseia-se no estudo da utilização dos mapas conceituais que vem propiciando um importante suporte para o planejamento de aulas e por promover uma revolução na forma de planejar sendo apresentados como instrumentos potencialmente úteis no ensino, na avaliação da aprendizagem. Para as finalidades da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia teórica, a partir da qual foram explorados temas relacionados às TICs. Propôs-se uma capacitação sobre a utilização da ferramenta CmapTools, visando uma reflexão e aprofundamento na forma de ensinar, cujo resultado deverá impulsionar as mudanças propostas.With the implementation of technologies, from the Laboratory of Informatics, the Internet and the ease of access to computers and other tools, the schools are rethinking their lines of action, and it becomes necessary for school management, the space of continuous training the teacher. This work is based on the study of the use of concept maps is providing an important support for lesson planning and promoting a revolution in the plan being presented as potentially useful tools in teaching, learning assessment. For the purposes of the research opted for a qualitative approach, based on theoretical methodology, from which explored issues related to ICTs. It was proposed a training on the use of the tool CmapTools, seeking a discussion and analysis in the form of teaching, the result of which should boost the proposed changes.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Mapa conceitualPlanejamentoDidáticaDigital technologiesInternetConcept mapsPlanningTeachingMapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919257.pdf000919257.pdfTexto completoapplication/pdf633692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102680/1/000919257.pdf5087b1bc0a2421f8f1911d3ff28b9214MD51TEXT000919257.pdf.txt000919257.pdf.txtExtracted Texttext/plain62019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102680/2/000919257.pdf.txtba8f55ba31918f426d8f02595966eab4MD52THUMBNAIL000919257.pdf.jpg000919257.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102680/3/000919257.pdf.jpg46430e5f34fab5886b17248ef5257d66MD5310183/1026802018-10-25 09:01:56.235oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102680Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores
title Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores
spellingShingle Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores
Girardi, Nara Ligia Meira
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mapa conceitual
Planejamento
Didática
Digital technologies
Internet
Concept maps
Planning
Teaching
title_short Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores
title_full Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores
title_fullStr Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores
title_full_unstemmed Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores
title_sort Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores
author Girardi, Nara Ligia Meira
author_facet Girardi, Nara Ligia Meira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girardi, Nara Ligia Meira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria, Sandra Andrea Assumpção
contributor_str_mv Maria, Sandra Andrea Assumpção
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mapa conceitual
Planejamento
Didática
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mapa conceitual
Planejamento
Didática
Digital technologies
Internet
Concept maps
Planning
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technologies
Internet
Concept maps
Planning
Teaching
description Com a implementação das tecnologias, do Laboratório de Informática, da Internet e com a facilidade de acesso aos computadores e outras ferramentas, as escolas, passam a repensar suas linhas de ação, e se torna necessária para a gestão escolar, o espaço da formação continuada do professor. Este trabalho baseia-se no estudo da utilização dos mapas conceituais que vem propiciando um importante suporte para o planejamento de aulas e por promover uma revolução na forma de planejar sendo apresentados como instrumentos potencialmente úteis no ensino, na avaliação da aprendizagem. Para as finalidades da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia teórica, a partir da qual foram explorados temas relacionados às TICs. Propôs-se uma capacitação sobre a utilização da ferramenta CmapTools, visando uma reflexão e aprofundamento na forma de ensinar, cujo resultado deverá impulsionar as mudanças propostas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102680
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919257
url http://hdl.handle.net/10183/102680
identifier_str_mv 000919257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102680/1/000919257.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102680/2/000919257.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102680/3/000919257.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5087b1bc0a2421f8f1911d3ff28b9214
ba8f55ba31918f426d8f02595966eab4
46430e5f34fab5886b17248ef5257d66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132714303488