Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226203 |
Resumo: | O presente artigo propõe um método de intervenção voltado ao desenvolvimento da conceituação de estudantes sobre a escrita. A iniciativa sustenta-se na integração de mapas conceituais a construções textuais de alunos em uma rede de produção de notícias. A análise é realizada com base na triangulação de dados referentes aos níveis de desenvolvimento da escrita linear, à taxonomia topológica e à taxonomia semântica de mapas conceituais. Os resultados alcançados permitem inferir um grau de desenvolvimento solidário no que tange às duas formas representacionais investigadas, favorecendo tomadas de consciência no processo de revisão com vistas ao aprimoramento estrutural e semântico dos registros. Palavras-chave: conceituação, escrita, comunicação, mapas conceituais |
id |
UFRGS-2_74cdb15fabf69c6d7ca47b3b95c9d537 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226203 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schäfer, Patrícia BehlingFagundes, Léa da CruzPrimo, Alessandra TeixeiraCañas, Alberto J.2021-08-26T04:10:04Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226203001099225O presente artigo propõe um método de intervenção voltado ao desenvolvimento da conceituação de estudantes sobre a escrita. A iniciativa sustenta-se na integração de mapas conceituais a construções textuais de alunos em uma rede de produção de notícias. A análise é realizada com base na triangulação de dados referentes aos níveis de desenvolvimento da escrita linear, à taxonomia topológica e à taxonomia semântica de mapas conceituais. Os resultados alcançados permitem inferir um grau de desenvolvimento solidário no que tange às duas formas representacionais investigadas, favorecendo tomadas de consciência no processo de revisão com vistas ao aprimoramento estrutural e semântico dos registros. Palavras-chave: conceituação, escrita, comunicação, mapas conceituaisThis paper presents an intervention method focused on students’ conceptualization on written language. The proposal rests on the integration of concept maps to textual constructions of students in a news production network. The analysis is carried out based on the triangulation of data concerning levels of development of linear writing, as well as topological and semantic taxonomies for concept maps. The results indicate a reciprocal development with regard to both representation types, favoring consciousness-raising in the process of revising texts, in order to improve semantic and structural aspects of written language.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (dez. 2012), [10 p.]EscritaMapa conceitualConceptualizationWritingCommunicationConcept mapsDesenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultadosConceptualization on written language mediated by the construction of concept maps in a news production network: some resultsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099225.pdf.txt001099225.pdf.txtExtracted Texttext/plain27646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226203/2/001099225.pdf.txt6a6105913d2900623c1b9b974be2ec32MD52ORIGINAL001099225.pdfTexto completoapplication/pdf3075201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226203/1/001099225.pdf9bf1e5ce3e5456ea020a2f98c02880c3MD5110183/2262032024-04-14 06:46:47.66117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226203Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:46:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Conceptualization on written language mediated by the construction of concept maps in a news production network: some results |
title |
Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados |
spellingShingle |
Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados Schäfer, Patrícia Behling Escrita Mapa conceitual Conceptualization Writing Communication Concept maps |
title_short |
Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados |
title_full |
Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados |
title_fullStr |
Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados |
title_sort |
Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados |
author |
Schäfer, Patrícia Behling |
author_facet |
Schäfer, Patrícia Behling Fagundes, Léa da Cruz Primo, Alessandra Teixeira Cañas, Alberto J. |
author_role |
author |
author2 |
Fagundes, Léa da Cruz Primo, Alessandra Teixeira Cañas, Alberto J. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schäfer, Patrícia Behling Fagundes, Léa da Cruz Primo, Alessandra Teixeira Cañas, Alberto J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Mapa conceitual |
topic |
Escrita Mapa conceitual Conceptualization Writing Communication Concept maps |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Conceptualization Writing Communication Concept maps |
description |
O presente artigo propõe um método de intervenção voltado ao desenvolvimento da conceituação de estudantes sobre a escrita. A iniciativa sustenta-se na integração de mapas conceituais a construções textuais de alunos em uma rede de produção de notícias. A análise é realizada com base na triangulação de dados referentes aos níveis de desenvolvimento da escrita linear, à taxonomia topológica e à taxonomia semântica de mapas conceituais. Os resultados alcançados permitem inferir um grau de desenvolvimento solidário no que tange às duas formas representacionais investigadas, favorecendo tomadas de consciência no processo de revisão com vistas ao aprimoramento estrutural e semântico dos registros. Palavras-chave: conceituação, escrita, comunicação, mapas conceituais |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-26T04:10:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226203 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001099225 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001099225 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (dez. 2012), [10 p.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226203/2/001099225.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226203/1/001099225.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a6105913d2900623c1b9b974be2ec32 9bf1e5ce3e5456ea020a2f98c02880c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447764755021824 |