Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schäfer, Patrícia Behling
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fagundes, Léa da Cruz, Primo, Alessandra Teixeira, Cañas, Alberto J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226203
Resumo: O presente artigo propõe um método de intervenção voltado ao desenvolvimento da conceituação de estudantes sobre a escrita. A iniciativa sustenta-se na integração de mapas conceituais a construções textuais de alunos em uma rede de produção de notícias. A análise é realizada com base na triangulação de dados referentes aos níveis de desenvolvimento da escrita linear, à taxonomia topológica e à taxonomia semântica de mapas conceituais. Os resultados alcançados permitem inferir um grau de desenvolvimento solidário no que tange às duas formas representacionais investigadas, favorecendo tomadas de consciência no processo de revisão com vistas ao aprimoramento estrutural e semântico dos registros. Palavras-chave: conceituação, escrita, comunicação, mapas conceituais
id UFRGS-2_74cdb15fabf69c6d7ca47b3b95c9d537
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226203
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schäfer, Patrícia BehlingFagundes, Léa da CruzPrimo, Alessandra TeixeiraCañas, Alberto J.2021-08-26T04:10:04Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226203001099225O presente artigo propõe um método de intervenção voltado ao desenvolvimento da conceituação de estudantes sobre a escrita. A iniciativa sustenta-se na integração de mapas conceituais a construções textuais de alunos em uma rede de produção de notícias. A análise é realizada com base na triangulação de dados referentes aos níveis de desenvolvimento da escrita linear, à taxonomia topológica e à taxonomia semântica de mapas conceituais. Os resultados alcançados permitem inferir um grau de desenvolvimento solidário no que tange às duas formas representacionais investigadas, favorecendo tomadas de consciência no processo de revisão com vistas ao aprimoramento estrutural e semântico dos registros. Palavras-chave: conceituação, escrita, comunicação, mapas conceituaisThis paper presents an intervention method focused on students’ conceptualization on written language. The proposal rests on the integration of concept maps to textual constructions of students in a news production network. The analysis is carried out based on the triangulation of data concerning levels of development of linear writing, as well as topological and semantic taxonomies for concept maps. The results indicate a reciprocal development with regard to both representation types, favoring consciousness-raising in the process of revising texts, in order to improve semantic and structural aspects of written language.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (dez. 2012), [10 p.]EscritaMapa conceitualConceptualizationWritingCommunicationConcept mapsDesenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultadosConceptualization on written language mediated by the construction of concept maps in a news production network: some resultsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099225.pdf.txt001099225.pdf.txtExtracted Texttext/plain27646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226203/2/001099225.pdf.txt6a6105913d2900623c1b9b974be2ec32MD52ORIGINAL001099225.pdfTexto completoapplication/pdf3075201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226203/1/001099225.pdf9bf1e5ce3e5456ea020a2f98c02880c3MD5110183/2262032024-04-14 06:46:47.66117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226203Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:46:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Conceptualization on written language mediated by the construction of concept maps in a news production network: some results
title Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados
spellingShingle Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados
Schäfer, Patrícia Behling
Escrita
Mapa conceitual
Conceptualization
Writing
Communication
Concept maps
title_short Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados
title_full Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados
title_fullStr Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados
title_full_unstemmed Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados
title_sort Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados
author Schäfer, Patrícia Behling
author_facet Schäfer, Patrícia Behling
Fagundes, Léa da Cruz
Primo, Alessandra Teixeira
Cañas, Alberto J.
author_role author
author2 Fagundes, Léa da Cruz
Primo, Alessandra Teixeira
Cañas, Alberto J.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schäfer, Patrícia Behling
Fagundes, Léa da Cruz
Primo, Alessandra Teixeira
Cañas, Alberto J.
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Mapa conceitual
topic Escrita
Mapa conceitual
Conceptualization
Writing
Communication
Concept maps
dc.subject.eng.fl_str_mv Conceptualization
Writing
Communication
Concept maps
description O presente artigo propõe um método de intervenção voltado ao desenvolvimento da conceituação de estudantes sobre a escrita. A iniciativa sustenta-se na integração de mapas conceituais a construções textuais de alunos em uma rede de produção de notícias. A análise é realizada com base na triangulação de dados referentes aos níveis de desenvolvimento da escrita linear, à taxonomia topológica e à taxonomia semântica de mapas conceituais. Os resultados alcançados permitem inferir um grau de desenvolvimento solidário no que tange às duas formas representacionais investigadas, favorecendo tomadas de consciência no processo de revisão com vistas ao aprimoramento estrutural e semântico dos registros. Palavras-chave: conceituação, escrita, comunicação, mapas conceituais
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:10:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226203
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099225
identifier_str_mv 1679-1916
001099225
url http://hdl.handle.net/10183/226203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (dez. 2012), [10 p.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226203/2/001099225.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226203/1/001099225.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a6105913d2900623c1b9b974be2ec32
9bf1e5ce3e5456ea020a2f98c02880c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447764755021824