Prática acadêmica de enfermagem na pediatria de um hospital universitário : percepções dos familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tatiane de Alencastro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35944
Resumo: A prática acadêmica de enfermagem favorece ao aluno a possibilidade de desenvolver habilidades para lidar com a realidade da sua futura profissão. Assim, os hospitais universitários servem de campo de ensino prático para o aluno e são centros de referencia para o Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, ao mesmo tempo em que o usuário busca o melhor atendimento nestas instituições, pode haver possível temor ao serem assistidos por pessoas ainda em processo de formação. Por isso, este estudo objetiva conhecer as percepções que familiares de crianças internadas têm sobre a prática acadêmica de enfermagem desenvolvida nas unidades pediátricas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS (HCPA). Para alcançar tal objetivo, foi realizado um estudo qualitativo com caráter descritivo-exploratório com entrevistas semi-estruturadas a 10 familiares de crianças internadas no 10° andar, ala Sul e 10° andar, ala Norte do HCPA. Para garantir total anonimato dos participantes e assegurar que os dados obtidos foram utilizados apenas para fins acadêmicos, as entrevistas somente foram gravadas após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. Para analisar os dados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Minayo (2008). A partir da análise das entrevistas emergiram duas categorias. A categoria “Percepções sobre um hospital universitário” - Muitos usuários não entendem o conceito de hospital universitário e percebem que num hospital escola existe uma diversidade de alunos, de professores e de funcionários e por isso, muitas vezes, eles não identificam o profissional que lhes presta o cuidado. A categoria: “A presença do acadêmico de enfermagem” foi dividida em duas subcategorias: “Identificando o acadêmico de enfermagem” - Verifica-se, que muitos estudantes de enfermagem não se identificam antes de prestar um atendimento e isso contribui para o desconhecimento e falta de informação por parte dos pacientes/familiares. Entende-se que essa falta de apresentação por parte dos discentes, pode estar relacionada a um período de ansiedade vivenciada pelo aluno no momento de prestar o cuidado ao paciente. E a subcategoria: “Sentimentos frente ao acadêmico de enfermagem” - Os familiares percebem a importância das atividades práticas para os acadêmicos de enfermagem, reconhecem a importância do ensino nos hospitais universitários e sentem-se satisfeitos com o cuidado prestado por um aluno de enfermagem. Este é um estudo que trouxe reflexões acerca das práticas acadêmicas de enfermagem desenvolvidas no HCPA e suas implicações na qualidade ao atendimento prestado à criança internada e sua família. Constatou-se que as instituições de ensino de enfermagem devam atentar para o comportamento do aluno, orientando-o da importância do cuidado à família e da identificação frente a esta. Evidenciou-se a importância de que logo na admissão, o paciente e sua família sejam orientados quanto ao significado de hospital universitário e quem são os profissionais e estudantes que poderão prestar o cuidado durante o tratamento.
id UFRGS-2_5b92394ae79cb8752e5be2f64984b3a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35944
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Tatiane de AlencastroRibeiro, Nair Regina Ritter2012-01-03T01:18:44Z2011http://hdl.handle.net/10183/35944000816690A prática acadêmica de enfermagem favorece ao aluno a possibilidade de desenvolver habilidades para lidar com a realidade da sua futura profissão. Assim, os hospitais universitários servem de campo de ensino prático para o aluno e são centros de referencia para o Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, ao mesmo tempo em que o usuário busca o melhor atendimento nestas instituições, pode haver possível temor ao serem assistidos por pessoas ainda em processo de formação. Por isso, este estudo objetiva conhecer as percepções que familiares de crianças internadas têm sobre a prática acadêmica de enfermagem desenvolvida nas unidades pediátricas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS (HCPA). Para alcançar tal objetivo, foi realizado um estudo qualitativo com caráter descritivo-exploratório com entrevistas semi-estruturadas a 10 familiares de crianças internadas no 10° andar, ala Sul e 10° andar, ala Norte do HCPA. Para garantir total anonimato dos participantes e assegurar que os dados obtidos foram utilizados apenas para fins acadêmicos, as entrevistas somente foram gravadas após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. Para analisar os dados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Minayo (2008). A partir da análise das entrevistas emergiram duas categorias. A categoria “Percepções sobre um hospital universitário” - Muitos usuários não entendem o conceito de hospital universitário e percebem que num hospital escola existe uma diversidade de alunos, de professores e de funcionários e por isso, muitas vezes, eles não identificam o profissional que lhes presta o cuidado. A categoria: “A presença do acadêmico de enfermagem” foi dividida em duas subcategorias: “Identificando o acadêmico de enfermagem” - Verifica-se, que muitos estudantes de enfermagem não se identificam antes de prestar um atendimento e isso contribui para o desconhecimento e falta de informação por parte dos pacientes/familiares. Entende-se que essa falta de apresentação por parte dos discentes, pode estar relacionada a um período de ansiedade vivenciada pelo aluno no momento de prestar o cuidado ao paciente. E a subcategoria: “Sentimentos frente ao acadêmico de enfermagem” - Os familiares percebem a importância das atividades práticas para os acadêmicos de enfermagem, reconhecem a importância do ensino nos hospitais universitários e sentem-se satisfeitos com o cuidado prestado por um aluno de enfermagem. Este é um estudo que trouxe reflexões acerca das práticas acadêmicas de enfermagem desenvolvidas no HCPA e suas implicações na qualidade ao atendimento prestado à criança internada e sua família. Constatou-se que as instituições de ensino de enfermagem devam atentar para o comportamento do aluno, orientando-o da importância do cuidado à família e da identificação frente a esta. Evidenciou-se a importância de que logo na admissão, o paciente e sua família sejam orientados quanto ao significado de hospital universitário e quem são os profissionais e estudantes que poderão prestar o cuidado durante o tratamento.application/pdfporEnfermagem pediátricaEstudantes de enfermagemEducação em enfermagemPrática acadêmica de enfermagem na pediatria de um hospital universitário : percepções dos familiaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2011Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000816690.pdf000816690.pdfTexto completoapplication/pdf921745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35944/1/000816690.pdfb34cbc745155ac446f6b6df2dfca029fMD51TEXT000816690.pdf.txt000816690.pdf.txtExtracted Texttext/plain69597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35944/2/000816690.pdf.txt4691cdc5d0c90050d729e94ddaea6519MD52THUMBNAIL000816690.pdf.jpg000816690.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35944/3/000816690.pdf.jpg0a8bfcef3f1366f969b2caa03d4f28dcMD5310183/359442018-10-11 08:44:33.545oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35944Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:44:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prática acadêmica de enfermagem na pediatria de um hospital universitário : percepções dos familiares
title Prática acadêmica de enfermagem na pediatria de um hospital universitário : percepções dos familiares
spellingShingle Prática acadêmica de enfermagem na pediatria de um hospital universitário : percepções dos familiares
Oliveira, Tatiane de Alencastro
Enfermagem pediátrica
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
title_short Prática acadêmica de enfermagem na pediatria de um hospital universitário : percepções dos familiares
title_full Prática acadêmica de enfermagem na pediatria de um hospital universitário : percepções dos familiares
title_fullStr Prática acadêmica de enfermagem na pediatria de um hospital universitário : percepções dos familiares
title_full_unstemmed Prática acadêmica de enfermagem na pediatria de um hospital universitário : percepções dos familiares
title_sort Prática acadêmica de enfermagem na pediatria de um hospital universitário : percepções dos familiares
author Oliveira, Tatiane de Alencastro
author_facet Oliveira, Tatiane de Alencastro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tatiane de Alencastro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Nair Regina Ritter
contributor_str_mv Ribeiro, Nair Regina Ritter
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem pediátrica
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
topic Enfermagem pediátrica
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
description A prática acadêmica de enfermagem favorece ao aluno a possibilidade de desenvolver habilidades para lidar com a realidade da sua futura profissão. Assim, os hospitais universitários servem de campo de ensino prático para o aluno e são centros de referencia para o Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, ao mesmo tempo em que o usuário busca o melhor atendimento nestas instituições, pode haver possível temor ao serem assistidos por pessoas ainda em processo de formação. Por isso, este estudo objetiva conhecer as percepções que familiares de crianças internadas têm sobre a prática acadêmica de enfermagem desenvolvida nas unidades pediátricas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS (HCPA). Para alcançar tal objetivo, foi realizado um estudo qualitativo com caráter descritivo-exploratório com entrevistas semi-estruturadas a 10 familiares de crianças internadas no 10° andar, ala Sul e 10° andar, ala Norte do HCPA. Para garantir total anonimato dos participantes e assegurar que os dados obtidos foram utilizados apenas para fins acadêmicos, as entrevistas somente foram gravadas após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. Para analisar os dados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Minayo (2008). A partir da análise das entrevistas emergiram duas categorias. A categoria “Percepções sobre um hospital universitário” - Muitos usuários não entendem o conceito de hospital universitário e percebem que num hospital escola existe uma diversidade de alunos, de professores e de funcionários e por isso, muitas vezes, eles não identificam o profissional que lhes presta o cuidado. A categoria: “A presença do acadêmico de enfermagem” foi dividida em duas subcategorias: “Identificando o acadêmico de enfermagem” - Verifica-se, que muitos estudantes de enfermagem não se identificam antes de prestar um atendimento e isso contribui para o desconhecimento e falta de informação por parte dos pacientes/familiares. Entende-se que essa falta de apresentação por parte dos discentes, pode estar relacionada a um período de ansiedade vivenciada pelo aluno no momento de prestar o cuidado ao paciente. E a subcategoria: “Sentimentos frente ao acadêmico de enfermagem” - Os familiares percebem a importância das atividades práticas para os acadêmicos de enfermagem, reconhecem a importância do ensino nos hospitais universitários e sentem-se satisfeitos com o cuidado prestado por um aluno de enfermagem. Este é um estudo que trouxe reflexões acerca das práticas acadêmicas de enfermagem desenvolvidas no HCPA e suas implicações na qualidade ao atendimento prestado à criança internada e sua família. Constatou-se que as instituições de ensino de enfermagem devam atentar para o comportamento do aluno, orientando-o da importância do cuidado à família e da identificação frente a esta. Evidenciou-se a importância de que logo na admissão, o paciente e sua família sejam orientados quanto ao significado de hospital universitário e quem são os profissionais e estudantes que poderão prestar o cuidado durante o tratamento.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-03T01:18:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35944
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000816690
url http://hdl.handle.net/10183/35944
identifier_str_mv 000816690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35944/1/000816690.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35944/2/000816690.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35944/3/000816690.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b34cbc745155ac446f6b6df2dfca029f
4691cdc5d0c90050d729e94ddaea6519
0a8bfcef3f1366f969b2caa03d4f28dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419760144384