O uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil : um estudo de revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Collares, Nicolas Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253359
Resumo: A dança, o ritmo e a música são conteúdos que, por lei, devem ser trabalhados dentro da educação infantil. Por isso, é pertinente refletir sobre como esses conteúdos estão sendo trabalhados dentro da educação física na educação infantil. Para a compreensão do tema, o presente estudo pautou-se no problema: como a temática sobre a dança, ritmo e a música nas aulas de educação física na educação infantil, estão sendo contemplados nos estudos e pesquisas da área da Educação Física? O processo investigativo teve por objetivo: averiguar a produção do conhecimento sobre o uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil e identificar, de forma específica, como a temática é tratada nos estudos que envolvem a dança, a música e o ritmo. O estudo constituiu-se em uma revisão sistemática de literatura. A investigação ocorreu a partir da busca nas bases de dados Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES e Scielo. Os descritores utilizados foram: “Dança”, “Ritmo”, “música”, Educação Física” e “Educação Infantil”. Foram analisados 14 artigos sobre essa temática. Concluiu-se que as atividades rítmicas têm um fator importante no desenvolvimento das crianças pré-escolares. Entretanto, apesar desses benefícios, as atividades rítmicas acabam não sendo trabalhadas pelos professores de educação física em suas aulas por se sentirem despreparados, fato decorrente da ausência de experiência com o assunto nas propostas curriculares dos cursos de graduação.
id UFRGS-2_5bf9ed7fc24ec53700ab7f3dc001d2d6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253359
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Collares, Nicolas GonçalvesPires, Veruska2023-01-04T05:02:22Z2019http://hdl.handle.net/10183/253359001158783A dança, o ritmo e a música são conteúdos que, por lei, devem ser trabalhados dentro da educação infantil. Por isso, é pertinente refletir sobre como esses conteúdos estão sendo trabalhados dentro da educação física na educação infantil. Para a compreensão do tema, o presente estudo pautou-se no problema: como a temática sobre a dança, ritmo e a música nas aulas de educação física na educação infantil, estão sendo contemplados nos estudos e pesquisas da área da Educação Física? O processo investigativo teve por objetivo: averiguar a produção do conhecimento sobre o uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil e identificar, de forma específica, como a temática é tratada nos estudos que envolvem a dança, a música e o ritmo. O estudo constituiu-se em uma revisão sistemática de literatura. A investigação ocorreu a partir da busca nas bases de dados Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES e Scielo. Os descritores utilizados foram: “Dança”, “Ritmo”, “música”, Educação Física” e “Educação Infantil”. Foram analisados 14 artigos sobre essa temática. Concluiu-se que as atividades rítmicas têm um fator importante no desenvolvimento das crianças pré-escolares. Entretanto, apesar desses benefícios, as atividades rítmicas acabam não sendo trabalhadas pelos professores de educação física em suas aulas por se sentirem despreparados, fato decorrente da ausência de experiência com o assunto nas propostas curriculares dos cursos de graduação.Dance, rhythm and music are content that, by law, must be worked on in early childhood education. Therefore, it is pertinent to reflect on how these contents are being worked within physical education in early childhood education. To understand the theme, the present study was based on the problem: how are the theme about dance, rhythm and music in physical education classes in early childhood education being contemplated in studies and research in Physical Education? The objective of the investigative process was to investigate the production of knowledge about the use of musical rhythm in physical education classes in early childhood education and to identify specifically how the theme is addressed in studies involving dance, music and rhythm. The study was a systematic literature review. The investigation took place from the search in the Google Scholar databases, CAPES Journal Portal and Scielo. The descriptors used were: "Dance", "Rhythm", "music", Physical Education "and" Early Childhood Education ". Fourteen articles on this theme were analyzed. It was concluded that rhythmic activities have an important factor in the development of preschool children. However, despite these benefits, the rhythmic activities do not end up being worked by the physical education teachers in their classes because they feel unprepared, a fact due to the lack of experience with the subject in the undergraduate curriculum proposals.application/pdfporEducação física escolarDançaRitmoMúsicaPhysical educationEarly childhood educationRhythmic activitiesMusical rhythmO uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil : um estudo de revisão sistemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2019Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158783.pdf.txt001158783.pdf.txtExtracted Texttext/plain86947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253359/2/001158783.pdf.txta49e98112d5977487280862ad2afba02MD52ORIGINAL001158783.pdfTexto completoapplication/pdf486240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253359/1/001158783.pdfcc5003819aa57a4d32fd9fb624847ec6MD5110183/2533592023-01-05 05:56:17.955603oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253359Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T07:56:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil : um estudo de revisão sistemática
title O uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil : um estudo de revisão sistemática
spellingShingle O uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil : um estudo de revisão sistemática
Collares, Nicolas Gonçalves
Educação física escolar
Dança
Ritmo
Música
Physical education
Early childhood education
Rhythmic activities
Musical rhythm
title_short O uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil : um estudo de revisão sistemática
title_full O uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil : um estudo de revisão sistemática
title_fullStr O uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil : um estudo de revisão sistemática
title_full_unstemmed O uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil : um estudo de revisão sistemática
title_sort O uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil : um estudo de revisão sistemática
author Collares, Nicolas Gonçalves
author_facet Collares, Nicolas Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Collares, Nicolas Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Veruska
contributor_str_mv Pires, Veruska
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Dança
Ritmo
Música
topic Educação física escolar
Dança
Ritmo
Música
Physical education
Early childhood education
Rhythmic activities
Musical rhythm
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Early childhood education
Rhythmic activities
Musical rhythm
description A dança, o ritmo e a música são conteúdos que, por lei, devem ser trabalhados dentro da educação infantil. Por isso, é pertinente refletir sobre como esses conteúdos estão sendo trabalhados dentro da educação física na educação infantil. Para a compreensão do tema, o presente estudo pautou-se no problema: como a temática sobre a dança, ritmo e a música nas aulas de educação física na educação infantil, estão sendo contemplados nos estudos e pesquisas da área da Educação Física? O processo investigativo teve por objetivo: averiguar a produção do conhecimento sobre o uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil e identificar, de forma específica, como a temática é tratada nos estudos que envolvem a dança, a música e o ritmo. O estudo constituiu-se em uma revisão sistemática de literatura. A investigação ocorreu a partir da busca nas bases de dados Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES e Scielo. Os descritores utilizados foram: “Dança”, “Ritmo”, “música”, Educação Física” e “Educação Infantil”. Foram analisados 14 artigos sobre essa temática. Concluiu-se que as atividades rítmicas têm um fator importante no desenvolvimento das crianças pré-escolares. Entretanto, apesar desses benefícios, as atividades rítmicas acabam não sendo trabalhadas pelos professores de educação física em suas aulas por se sentirem despreparados, fato decorrente da ausência de experiência com o assunto nas propostas curriculares dos cursos de graduação.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-04T05:02:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253359
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001158783
url http://hdl.handle.net/10183/253359
identifier_str_mv 001158783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253359/2/001158783.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253359/1/001158783.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a49e98112d5977487280862ad2afba02
cc5003819aa57a4d32fd9fb624847ec6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224648352858112