O poder do ritmo da educação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serralheiro, Pedro Miguel da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/60953
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, componente integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e tem como principal objetivo descrever a fase de observação de sessões e de prática enquanto docente. É feita uma análise sobre a forma como todas as experiências vividas em contexto escolar contribuíram para a aquisição das competências pessoais e profissionais necessárias à docência da Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico. Desta forma, pretende-se que este trabalho seja um apelo à reflexão do docente enquanto pessoa e profissional, inspirando-o com novas dinâmicas rítmicas em sala de aula, pois revelaram-se uma ferramenta muito importante para o bom decorrer das sessões, facilitando o trabalho do docente na gestão do grupo e no estabelecimento de regras básicas de respeito entre o mesmo e o meio. O trabalho está organizado em quatro capítulos principais, sendo que, o primeiro deles, está relacionado com o decurso da Educação Musical em Portugal, com uma breve apreciação pessoal. No segundo capítulo, faz-se uma descrição e caracterização do local de estágio e o terceiro é dedicado ao contexto da Prática de Ensino Supervisionada. No desenvolvimento deste capítulo fala-se da fase de observação e de todas as questões que surgiram dessa experiência, bem como das atividades rítmicas desenvolvidas para facilitar a minha prática de ensino - sempre que possível, serão feitas reflexões acerca dos vários assuntos. A parte de investigação, que incide sobre um estudo acerca da plataforma Cantar Mais, é tratada no capítulo quatro. Foi elaborada em conjunto com os colegas de mestrado e todo o seu processo será descrito nessa fase do trabalho. Para concluir, no capítulo cinco, faço uma apreciação geral da experiência de estágio, do percurso de discente deste mestrado e da forma como tudo contribuiu para a aquisição de competências pessoais e profissionais para a docência. O último capítulo é apenas uma conclusão final deste percurso.
id RCAP_e40e0cffbe92e4988baaa9034c0eca7b
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/60953
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O poder do ritmo da educação musicalAprendizagemRitmoAtividades RítmicasDocênciaEducação MusicalExperiência MulticulturalJogos MusicaisPrática de EnsinoReflexãoLearningRhythmic ActivitiesTeachingDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, componente integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e tem como principal objetivo descrever a fase de observação de sessões e de prática enquanto docente. É feita uma análise sobre a forma como todas as experiências vividas em contexto escolar contribuíram para a aquisição das competências pessoais e profissionais necessárias à docência da Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico. Desta forma, pretende-se que este trabalho seja um apelo à reflexão do docente enquanto pessoa e profissional, inspirando-o com novas dinâmicas rítmicas em sala de aula, pois revelaram-se uma ferramenta muito importante para o bom decorrer das sessões, facilitando o trabalho do docente na gestão do grupo e no estabelecimento de regras básicas de respeito entre o mesmo e o meio. O trabalho está organizado em quatro capítulos principais, sendo que, o primeiro deles, está relacionado com o decurso da Educação Musical em Portugal, com uma breve apreciação pessoal. No segundo capítulo, faz-se uma descrição e caracterização do local de estágio e o terceiro é dedicado ao contexto da Prática de Ensino Supervisionada. No desenvolvimento deste capítulo fala-se da fase de observação e de todas as questões que surgiram dessa experiência, bem como das atividades rítmicas desenvolvidas para facilitar a minha prática de ensino - sempre que possível, serão feitas reflexões acerca dos vários assuntos. A parte de investigação, que incide sobre um estudo acerca da plataforma Cantar Mais, é tratada no capítulo quatro. Foi elaborada em conjunto com os colegas de mestrado e todo o seu processo será descrito nessa fase do trabalho. Para concluir, no capítulo cinco, faço uma apreciação geral da experiência de estágio, do percurso de discente deste mestrado e da forma como tudo contribuiu para a aquisição de competências pessoais e profissionais para a docência. O último capítulo é apenas uma conclusão final deste percurso.The present essay was written for the Supervised Teaching Practice, done within the Master degree in “Ensino de Educação Musical no Ensino Básico”. Its main purpose is to describe the observations in the classroom and the practice phase as a teacher. It is analysed the way all the experiences acquired within the school context contributed for the acquisition of personal and professional competences necessary to the teaching of musical education in the 2nd cycle of the Basic School. In this way, the purpose of this essay is to serve as an appeal to the teacher reflection as a person and as a professional, inspiring him to use new dynamics in the classroom, incorporating rhythm technics. This new way of work has revealed to be very useful during the class, thus facilitating the teacher managing the group and helping him stablishing basic rules of respect. This report is organized in four main chapters, being the first related to the musical education progress in Portugal through time, with a brief personal consideration. The second chapter refers to the description of the internship location, and the third chapter is dedicated to the description and development of Supervised Teaching Practice. Furthermore, in this chapter, a reflection is made on the internship experience throughout the year, as well as a critical examination of the rhythm practices developed to improve my teaching practice – as far as it is possible, some subjects will be discussed along this essay. The fourth chapter follows a research about the Cantar Mais platform. This research was carried on jointly with the other master students and the all the process will be discussed in this chapter. Finally, the fifth chapter consists in reflecting about the way all the experiences acquired within the school context contributed for the acquisition of personal and professional competences necessary to the teaching of musical education. The last chapter is the final conclusion of this path.Nogueira, JoãoRUNSerralheiro, Pedro Miguel da Costa2019-02-19T11:05:54Z2019-01-152018-10-012019-01-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/60953TID:202155110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:28:59Zoai:run.unl.pt:10362/60953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:32.857502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O poder do ritmo da educação musical
title O poder do ritmo da educação musical
spellingShingle O poder do ritmo da educação musical
Serralheiro, Pedro Miguel da Costa
Aprendizagem
Ritmo
Atividades Rítmicas
Docência
Educação Musical
Experiência Multicultural
Jogos Musicais
Prática de Ensino
Reflexão
Learning
Rhythmic Activities
Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O poder do ritmo da educação musical
title_full O poder do ritmo da educação musical
title_fullStr O poder do ritmo da educação musical
title_full_unstemmed O poder do ritmo da educação musical
title_sort O poder do ritmo da educação musical
author Serralheiro, Pedro Miguel da Costa
author_facet Serralheiro, Pedro Miguel da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, João
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Serralheiro, Pedro Miguel da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ritmo
Atividades Rítmicas
Docência
Educação Musical
Experiência Multicultural
Jogos Musicais
Prática de Ensino
Reflexão
Learning
Rhythmic Activities
Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Aprendizagem
Ritmo
Atividades Rítmicas
Docência
Educação Musical
Experiência Multicultural
Jogos Musicais
Prática de Ensino
Reflexão
Learning
Rhythmic Activities
Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, componente integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e tem como principal objetivo descrever a fase de observação de sessões e de prática enquanto docente. É feita uma análise sobre a forma como todas as experiências vividas em contexto escolar contribuíram para a aquisição das competências pessoais e profissionais necessárias à docência da Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico. Desta forma, pretende-se que este trabalho seja um apelo à reflexão do docente enquanto pessoa e profissional, inspirando-o com novas dinâmicas rítmicas em sala de aula, pois revelaram-se uma ferramenta muito importante para o bom decorrer das sessões, facilitando o trabalho do docente na gestão do grupo e no estabelecimento de regras básicas de respeito entre o mesmo e o meio. O trabalho está organizado em quatro capítulos principais, sendo que, o primeiro deles, está relacionado com o decurso da Educação Musical em Portugal, com uma breve apreciação pessoal. No segundo capítulo, faz-se uma descrição e caracterização do local de estágio e o terceiro é dedicado ao contexto da Prática de Ensino Supervisionada. No desenvolvimento deste capítulo fala-se da fase de observação e de todas as questões que surgiram dessa experiência, bem como das atividades rítmicas desenvolvidas para facilitar a minha prática de ensino - sempre que possível, serão feitas reflexões acerca dos vários assuntos. A parte de investigação, que incide sobre um estudo acerca da plataforma Cantar Mais, é tratada no capítulo quatro. Foi elaborada em conjunto com os colegas de mestrado e todo o seu processo será descrito nessa fase do trabalho. Para concluir, no capítulo cinco, faço uma apreciação geral da experiência de estágio, do percurso de discente deste mestrado e da forma como tudo contribuiu para a aquisição de competências pessoais e profissionais para a docência. O último capítulo é apenas uma conclusão final deste percurso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
2019-02-19T11:05:54Z
2019-01-15
2019-01-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/60953
TID:202155110
url http://hdl.handle.net/10362/60953
identifier_str_mv TID:202155110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137957545771008