Suporte computacional às interações de um curso a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140126
Resumo: Neste estudo apresento e analiso alguns dos usos do pbworks como suporte computacional utilizado no Curso de Pedagogia a Distância (PEAD/UFRGS). Este ambiente é utilizado como espaço virtual para agregar conteúdos, trabalhos individuais e em grupo, além de viabilizar a interação e cooperação entre professoras-alunas, professores e tutores. Discuto a apreciação das professoras-alunas do curso a partir de um questionário online respondido sobre a utilização do pbworks nas interdisciplinas de Seminário Integrador; Representação do Mundo pela Matemática; Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica e Infâncias de 0 a 10 anos e Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. A partir deste estudo pude concluir que o pbworks está satisfazendo enquanto ambiente escolhido para contemplar a metodologia interativa e problematizadora utilizada no PEAD. Esta metodologia está embasada pelas idéias de Paulo Freire que sustenta a necessidade de um novo paradigma pedagógico e por Jean Piaget no processo de construção do conhecimento a partir de descobertas e investigação.
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