A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16186 |
Resumo: | Esta pesquisa, cujo objetivo principal é a análise da construção da função do tutor no âmbito do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD), é um estudo de caso e segue um modelo qualitativo de investigação. A análise dos dados foi feita com base na Epistemologia Genética de Piaget, buscando-se o modo pelo qual a Tomada de Consciência se processa. Para a análise dos dados, operou-se com os níveis de Tomada de Consciência em três categorias: apropriação tecnológica, estratégias de intervenção nos espaços de tutoria e compreensão das mudanças proposta pelo Curso. A análise foi realizada a partir do levantamento dos registros dos tutores nos ambientes do curso. Com este estudo foi possível concluir que a partir das interações com as professoras-alunas1 e com os estudos no curso de especialização, os tutores foram constituindo a tomada de consciência da própria função da tutoria, o que implicou em transformações nas suas maneiras de entender a proposta do curso, as professoras-alunas e as tecnologias, qualificando, por conseguinte o trabalho pedagógico. |
id |
URGS_f5fdf256b9c054500e3440104c4b0b6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16186 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Ziede, Mariangela Kraemer LenzAragón de Nevado, Rosane2009-06-23T04:12:43Z2008http://hdl.handle.net/10183/16186000698265Esta pesquisa, cujo objetivo principal é a análise da construção da função do tutor no âmbito do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD), é um estudo de caso e segue um modelo qualitativo de investigação. A análise dos dados foi feita com base na Epistemologia Genética de Piaget, buscando-se o modo pelo qual a Tomada de Consciência se processa. Para a análise dos dados, operou-se com os níveis de Tomada de Consciência em três categorias: apropriação tecnológica, estratégias de intervenção nos espaços de tutoria e compreensão das mudanças proposta pelo Curso. A análise foi realizada a partir do levantamento dos registros dos tutores nos ambientes do curso. Com este estudo foi possível concluir que a partir das interações com as professoras-alunas1 e com os estudos no curso de especialização, os tutores foram constituindo a tomada de consciência da própria função da tutoria, o que implicou em transformações nas suas maneiras de entender a proposta do curso, as professoras-alunas e as tecnologias, qualificando, por conseguinte o trabalho pedagógico.This research, whose main objective is to examine the construction of the function of tutor within the Graduate Course of Pedagogy in the distance mode of the Federal University of Rio Grande do Sul (PEAD, in Portuguese) is a case study and follow the model of qualitative research. The data analysis was based on the genetic epistemology of Piaget, seeking for the way how Become Awareness (Consciousness) takes place. For the analysis of the data, it was operated with the levels of Consciousness in three categories: technology ownership, strategies of intervention in areas of tutorial and understanding of the changes proposed by the course. The analysis was conducted from a survey of the registers of the tutors in environments of the course. With this study it was possible to conclude that from interactions with the teachers-students 2and with studies in the specialization course, tutors were forming the awareness of the very same function of tutorial, which resulted in changes in their ways to understand the proposal of the course, the teachers-students and the technologies, qualifying, therefore the pedagogical work.application/pdfporProfessor-tutorTutoria à distânciaEnsino a distânciaTomada de consciênciaUniversidade Federal do Rio Grande do SulTeacher-tutorMentoring in the distanceDistance learningGenetic epistemologyAwarenessFederal University of Rio Grande do Sul school of educationCourse of pedagogyGraduatePiaget, JeanA construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000698265.pdf000698265.pdfTexto completoapplication/pdf7844242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16186/1/000698265.pdf039486b928f8c275a305bc85eec69faaMD51TEXT000698265.pdf.txt000698265.pdf.txtExtracted Texttext/plain468607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16186/2/000698265.pdf.txt09d190dc8274152886f0ef111d801a71MD52THUMBNAIL000698265.pdf.jpg000698265.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16186/3/000698265.pdf.jpgabf411dadca10fab67fd468e8a5c9721MD5310183/161862021-12-06 05:41:09.938654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16186Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title |
A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ziede, Mariangela Kraemer Lenz Professor-tutor Tutoria à distância Ensino a distância Tomada de consciência Universidade Federal do Rio Grande do Sul Teacher-tutor Mentoring in the distance Distance learning Genetic epistemology Awareness Federal University of Rio Grande do Sul school of education Course of pedagogy Graduate Piaget, Jean |
title_short |
A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full |
A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_sort |
A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz |
author_facet |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aragón de Nevado, Rosane |
contributor_str_mv |
Aragón de Nevado, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor-tutor Tutoria à distância Ensino a distância Tomada de consciência Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
topic |
Professor-tutor Tutoria à distância Ensino a distância Tomada de consciência Universidade Federal do Rio Grande do Sul Teacher-tutor Mentoring in the distance Distance learning Genetic epistemology Awareness Federal University of Rio Grande do Sul school of education Course of pedagogy Graduate Piaget, Jean |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher-tutor Mentoring in the distance Distance learning Genetic epistemology Awareness Federal University of Rio Grande do Sul school of education Course of pedagogy Graduate Piaget, Jean |
description |
Esta pesquisa, cujo objetivo principal é a análise da construção da função do tutor no âmbito do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD), é um estudo de caso e segue um modelo qualitativo de investigação. A análise dos dados foi feita com base na Epistemologia Genética de Piaget, buscando-se o modo pelo qual a Tomada de Consciência se processa. Para a análise dos dados, operou-se com os níveis de Tomada de Consciência em três categorias: apropriação tecnológica, estratégias de intervenção nos espaços de tutoria e compreensão das mudanças proposta pelo Curso. A análise foi realizada a partir do levantamento dos registros dos tutores nos ambientes do curso. Com este estudo foi possível concluir que a partir das interações com as professoras-alunas1 e com os estudos no curso de especialização, os tutores foram constituindo a tomada de consciência da própria função da tutoria, o que implicou em transformações nas suas maneiras de entender a proposta do curso, as professoras-alunas e as tecnologias, qualificando, por conseguinte o trabalho pedagógico. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-06-23T04:12:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16186 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000698265 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16186 |
identifier_str_mv |
000698265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16186/1/000698265.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16186/2/000698265.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16186/3/000698265.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
039486b928f8c275a305bc85eec69faa 09d190dc8274152886f0ef111d801a71 abf411dadca10fab67fd468e8a5c9721 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736728694652928 |