A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16186
Resumo: Esta pesquisa, cujo objetivo principal é a análise da construção da função do tutor no âmbito do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD), é um estudo de caso e segue um modelo qualitativo de investigação. A análise dos dados foi feita com base na Epistemologia Genética de Piaget, buscando-se o modo pelo qual a Tomada de Consciência se processa. Para a análise dos dados, operou-se com os níveis de Tomada de Consciência em três categorias: apropriação tecnológica, estratégias de intervenção nos espaços de tutoria e compreensão das mudanças proposta pelo Curso. A análise foi realizada a partir do levantamento dos registros dos tutores nos ambientes do curso. Com este estudo foi possível concluir que a partir das interações com as professoras-alunas1 e com os estudos no curso de especialização, os tutores foram constituindo a tomada de consciência da própria função da tutoria, o que implicou em transformações nas suas maneiras de entender a proposta do curso, as professoras-alunas e as tecnologias, qualificando, por conseguinte o trabalho pedagógico.
id URGS_f5fdf256b9c054500e3440104c4b0b6a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16186
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ziede, Mariangela Kraemer LenzAragón de Nevado, Rosane2009-06-23T04:12:43Z2008http://hdl.handle.net/10183/16186000698265Esta pesquisa, cujo objetivo principal é a análise da construção da função do tutor no âmbito do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD), é um estudo de caso e segue um modelo qualitativo de investigação. A análise dos dados foi feita com base na Epistemologia Genética de Piaget, buscando-se o modo pelo qual a Tomada de Consciência se processa. Para a análise dos dados, operou-se com os níveis de Tomada de Consciência em três categorias: apropriação tecnológica, estratégias de intervenção nos espaços de tutoria e compreensão das mudanças proposta pelo Curso. A análise foi realizada a partir do levantamento dos registros dos tutores nos ambientes do curso. Com este estudo foi possível concluir que a partir das interações com as professoras-alunas1 e com os estudos no curso de especialização, os tutores foram constituindo a tomada de consciência da própria função da tutoria, o que implicou em transformações nas suas maneiras de entender a proposta do curso, as professoras-alunas e as tecnologias, qualificando, por conseguinte o trabalho pedagógico.This research, whose main objective is to examine the construction of the function of tutor within the Graduate Course of Pedagogy in the distance mode of the Federal University of Rio Grande do Sul (PEAD, in Portuguese) is a case study and follow the model of qualitative research. The data analysis was based on the genetic epistemology of Piaget, seeking for the way how Become Awareness (Consciousness) takes place. For the analysis of the data, it was operated with the levels of Consciousness in three categories: technology ownership, strategies of intervention in areas of tutorial and understanding of the changes proposed by the course. The analysis was conducted from a survey of the registers of the tutors in environments of the course. With this study it was possible to conclude that from interactions with the teachers-students 2and with studies in the specialization course, tutors were forming the awareness of the very same function of tutorial, which resulted in changes in their ways to understand the proposal of the course, the teachers-students and the technologies, qualifying, therefore the pedagogical work.application/pdfporProfessor-tutorTutoria à distânciaEnsino a distânciaTomada de consciênciaUniversidade Federal do Rio Grande do SulTeacher-tutorMentoring in the distanceDistance learningGenetic epistemologyAwarenessFederal University of Rio Grande do Sul school of educationCourse of pedagogyGraduatePiaget, JeanA construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000698265.pdf000698265.pdfTexto completoapplication/pdf7844242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16186/1/000698265.pdf039486b928f8c275a305bc85eec69faaMD51TEXT000698265.pdf.txt000698265.pdf.txtExtracted Texttext/plain468607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16186/2/000698265.pdf.txt09d190dc8274152886f0ef111d801a71MD52THUMBNAIL000698265.pdf.jpg000698265.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16186/3/000698265.pdf.jpgabf411dadca10fab67fd468e8a5c9721MD5310183/161862021-12-06 05:41:09.938654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16186Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Professor-tutor
Tutoria à distância
Ensino a distância
Tomada de consciência
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Teacher-tutor
Mentoring in the distance
Distance learning
Genetic epistemology
Awareness
Federal University of Rio Grande do Sul school of education
Course of pedagogy
Graduate
Piaget, Jean
title_short A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
author_facet Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragón de Nevado, Rosane
contributor_str_mv Aragón de Nevado, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Professor-tutor
Tutoria à distância
Ensino a distância
Tomada de consciência
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
topic Professor-tutor
Tutoria à distância
Ensino a distância
Tomada de consciência
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Teacher-tutor
Mentoring in the distance
Distance learning
Genetic epistemology
Awareness
Federal University of Rio Grande do Sul school of education
Course of pedagogy
Graduate
Piaget, Jean
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher-tutor
Mentoring in the distance
Distance learning
Genetic epistemology
Awareness
Federal University of Rio Grande do Sul school of education
Course of pedagogy
Graduate
Piaget, Jean
description Esta pesquisa, cujo objetivo principal é a análise da construção da função do tutor no âmbito do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD), é um estudo de caso e segue um modelo qualitativo de investigação. A análise dos dados foi feita com base na Epistemologia Genética de Piaget, buscando-se o modo pelo qual a Tomada de Consciência se processa. Para a análise dos dados, operou-se com os níveis de Tomada de Consciência em três categorias: apropriação tecnológica, estratégias de intervenção nos espaços de tutoria e compreensão das mudanças proposta pelo Curso. A análise foi realizada a partir do levantamento dos registros dos tutores nos ambientes do curso. Com este estudo foi possível concluir que a partir das interações com as professoras-alunas1 e com os estudos no curso de especialização, os tutores foram constituindo a tomada de consciência da própria função da tutoria, o que implicou em transformações nas suas maneiras de entender a proposta do curso, as professoras-alunas e as tecnologias, qualificando, por conseguinte o trabalho pedagógico.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-23T04:12:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16186
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000698265
url http://hdl.handle.net/10183/16186
identifier_str_mv 000698265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16186/1/000698265.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16186/2/000698265.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16186/3/000698265.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 039486b928f8c275a305bc85eec69faa
09d190dc8274152886f0ef111d801a71
abf411dadca10fab67fd468e8a5c9721
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085147652915200