Virtualização de elementos de engenharia rodoviária para projetos de experimentos em simulador de direção veicular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262660 |
Resumo: | A utilização de tecnologias de realidade virtual tem se tornado cada vez mais presente em diversas áreas, proporcionando uma experiência imersiva e interativa para os usuários e permitindo uma melhor compreensão e visualização de projetos. Simuladores de direção veicular são extremamente importantes para reduzir os custos de pesquisa e proporcionar uma experiência mais realista e dinâmica. Eles permitem projetar facilmente diferentes cenários e situações que podem ocorrer nas rodovias, permitindo a mudança fácil de parâmetros e criando ambientes controlados de forma específica. Assim, a metodologia apresentada no artigo, apresenta possíveis ferramentas de código aberto, gratuitas ou de uso comum para construção desse ambiente. Para uma imersão completa de um projeto de experimento é necessário seguir diversas etapas, como a criação de uma interface, a construção de um cenário realista, que é o enfoque do trabalho, a aplicação de dinâmica veicular, eventos e a geração de um relatório de saída. O principal objetivo deste trabalho é identificar o procedimento de virtualização de elementos de engenharia rodoviária para projetos de experimentos em simuladores de direção veicular. O processo de criação de ambiente virtuais estáticos pode ser complexo e demandar muito tempo. Logo, por meio da adoção de métodos de automatizações de processos normalmente mecânicos, é possível reduzir o tempo gasto na criação de modelos tridimensionais, acelerando o processo de criação de um protótipo virtual. O estudo de caso apresentado no artigo ilustra a aplicação dessa metodologia na criação de cenário virtual de um projeto de rodovias em um curto período, demonstrando a viabilidade dessa abordagem e como é possível transformar um estudo em uma experiencia imersiva e realista. |
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Brum, Thales MezzacasaGarcía, Daniel Sergio Presta2023-07-28T03:35:10Z2023http://hdl.handle.net/10183/262660001174131A utilização de tecnologias de realidade virtual tem se tornado cada vez mais presente em diversas áreas, proporcionando uma experiência imersiva e interativa para os usuários e permitindo uma melhor compreensão e visualização de projetos. Simuladores de direção veicular são extremamente importantes para reduzir os custos de pesquisa e proporcionar uma experiência mais realista e dinâmica. Eles permitem projetar facilmente diferentes cenários e situações que podem ocorrer nas rodovias, permitindo a mudança fácil de parâmetros e criando ambientes controlados de forma específica. Assim, a metodologia apresentada no artigo, apresenta possíveis ferramentas de código aberto, gratuitas ou de uso comum para construção desse ambiente. Para uma imersão completa de um projeto de experimento é necessário seguir diversas etapas, como a criação de uma interface, a construção de um cenário realista, que é o enfoque do trabalho, a aplicação de dinâmica veicular, eventos e a geração de um relatório de saída. O principal objetivo deste trabalho é identificar o procedimento de virtualização de elementos de engenharia rodoviária para projetos de experimentos em simuladores de direção veicular. O processo de criação de ambiente virtuais estáticos pode ser complexo e demandar muito tempo. Logo, por meio da adoção de métodos de automatizações de processos normalmente mecânicos, é possível reduzir o tempo gasto na criação de modelos tridimensionais, acelerando o processo de criação de um protótipo virtual. O estudo de caso apresentado no artigo ilustra a aplicação dessa metodologia na criação de cenário virtual de um projeto de rodovias em um curto período, demonstrando a viabilidade dessa abordagem e como é possível transformar um estudo em uma experiencia imersiva e realista.The use of virtual reality technologies has become increasingly present in various areas, providing an immersive and interactive experience for users and allowing for better understanding and visualization of projects. Vehicle driving simulators are extremely important for reducing research costs and providing a more realistic and dynamic experience. They allow for easy design of different scenarios and situations that may occur on highways, allowing for easy parameter changes and creating specifically controlled environments. Thus, the methodology presented in the article presents possible open-source, free, or commonly used tools for building such an environment. For a complete immersion of an experimental project, various steps must be followed, such as creating an interface, building a realistic scenario, which is the focus of the work, applying vehicle dynamics, events, and generating an output report. The main objective of this work is to identify the procedure for virtualizing elements of road engineering for experimental projects in vehicle driving simulators. The process of creating static virtual environments can be complex and time-consuming. Therefore, by adopting automation methods for typically mechanical processes, it is possible to reduce the time spent on creating three-dimensional models, accelerating the process of creating a virtual prototype. The case study presented in the article illustrates the application of this methodology in creating a virtual scenario for a highway project in a short period, demonstrating the feasibility of this approach and how it is possible to transform a study into an immersive and realistic experience.application/pdfporCondução de veículoSimulação computacionalAmbiente virtual de aprendizagemVirtualização de elementos de engenharia rodoviária para projetos de experimentos em simulador de direção veicularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2023Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174131.pdf.txt001174131.pdf.txtExtracted Texttext/plain53415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262660/2/001174131.pdf.txtc45a12f73df53ce01a7fcdb07e28fe70MD52ORIGINAL001174131.pdfTexto completoapplication/pdf593266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262660/1/001174131.pdf26f5a50cfc33d4615eadddb186c97776MD5110183/2626602023-07-29 03:34:46.737227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262660Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:34:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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