Virtualização de elementos de engenharia rodoviária para projetos de experimentos em simulador de direção veicular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Thales Mezzacasa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262660
Resumo: A utilização de tecnologias de realidade virtual tem se tornado cada vez mais presente em diversas áreas, proporcionando uma experiência imersiva e interativa para os usuários e permitindo uma melhor compreensão e visualização de projetos. Simuladores de direção veicular são extremamente importantes para reduzir os custos de pesquisa e proporcionar uma experiência mais realista e dinâmica. Eles permitem projetar facilmente diferentes cenários e situações que podem ocorrer nas rodovias, permitindo a mudança fácil de parâmetros e criando ambientes controlados de forma específica. Assim, a metodologia apresentada no artigo, apresenta possíveis ferramentas de código aberto, gratuitas ou de uso comum para construção desse ambiente. Para uma imersão completa de um projeto de experimento é necessário seguir diversas etapas, como a criação de uma interface, a construção de um cenário realista, que é o enfoque do trabalho, a aplicação de dinâmica veicular, eventos e a geração de um relatório de saída. O principal objetivo deste trabalho é identificar o procedimento de virtualização de elementos de engenharia rodoviária para projetos de experimentos em simuladores de direção veicular. O processo de criação de ambiente virtuais estáticos pode ser complexo e demandar muito tempo. Logo, por meio da adoção de métodos de automatizações de processos normalmente mecânicos, é possível reduzir o tempo gasto na criação de modelos tridimensionais, acelerando o processo de criação de um protótipo virtual. O estudo de caso apresentado no artigo ilustra a aplicação dessa metodologia na criação de cenário virtual de um projeto de rodovias em um curto período, demonstrando a viabilidade dessa abordagem e como é possível transformar um estudo em uma experiencia imersiva e realista.
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