A biblioteca pública e a inclusão social: um instrumento de avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157340 |
Resumo: | Relaciona desigualdades sociais na participação dos indivíduos no ciclo de desenvolvimento, produção e fruição de conhecimento, bens e serviços, com a exclusão social. Discute a relação entre exclusão social e inclusão social. Destaca a necessidade de políticas públicas que promovam maior equidade social. Aponta o acesso a educação, a informação e a tecnologia como meio de superação de desigualdades sociais. Salienta a importância do bibliotecário e da biblioteca pública para a inclusão social. Apresenta o conceito de biblioteca pública, elenca suas respectivas funções, e aborda seu papel social. Destaca a biblioteca pública enquanto espaço de inclusão social. Expõe limites enfrentados por essas bibliotecas no desempenho de suas funções. Apresenta a metodologia utilizada para o estudo, caracterizada por uma pesquisa bibliográfica, de natura básica, objetivos exploratórios e abordagem qualitativa. Descreve o processo de análise das Diretrizes da IFLA para bibliotecas públicas (2012), e ainda os processos de composição do checklist, de validação por parte dos avaliadores e de correção do checklist. Propõe a versão final do checklist, a fim de instrumentalizar a avaliação da promoção de inclusão social em bibliotecas públicas. Sugere para estudos futuros a aplicação do checklist e a posterior análise dos resultados, bem como a construção e proposição de indicadores para avaliar quantitativamente as perguntas. |
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Rosa, Andreia Petró daSousa, Rodrigo Silva Caxias de2017-05-04T02:36:22Z2016http://hdl.handle.net/10183/157340001013419Relaciona desigualdades sociais na participação dos indivíduos no ciclo de desenvolvimento, produção e fruição de conhecimento, bens e serviços, com a exclusão social. Discute a relação entre exclusão social e inclusão social. Destaca a necessidade de políticas públicas que promovam maior equidade social. Aponta o acesso a educação, a informação e a tecnologia como meio de superação de desigualdades sociais. Salienta a importância do bibliotecário e da biblioteca pública para a inclusão social. Apresenta o conceito de biblioteca pública, elenca suas respectivas funções, e aborda seu papel social. Destaca a biblioteca pública enquanto espaço de inclusão social. Expõe limites enfrentados por essas bibliotecas no desempenho de suas funções. Apresenta a metodologia utilizada para o estudo, caracterizada por uma pesquisa bibliográfica, de natura básica, objetivos exploratórios e abordagem qualitativa. Descreve o processo de análise das Diretrizes da IFLA para bibliotecas públicas (2012), e ainda os processos de composição do checklist, de validação por parte dos avaliadores e de correção do checklist. Propõe a versão final do checklist, a fim de instrumentalizar a avaliação da promoção de inclusão social em bibliotecas públicas. Sugere para estudos futuros a aplicação do checklist e a posterior análise dos resultados, bem como a construção e proposição de indicadores para avaliar quantitativamente as perguntas.It relates social inequalities in the participation of individuals in the cycle of development, production and enjoyment of knowledge, goods and services, with social exclusion. It discusses the relationship between social exclusion and social inclusion. It highlights the need for public policies that promote greater social equity. It points to access to education, information and technology as a means of overcoming social inequalities. Stresses the importance of the librarian and public library for social inclusion. Presents the concept of a public library, lists its respective functions, and addresses its social role. It highlights the public library as a space for social inclusion. It exposes limits faced by these libraries in the performance of their functions. Presents the methodology used for the study, characterized by a bibliographical research, of basic nature, exploratory objectives and qualitative approach. Describes the process of analysis of the IFLA Guidelines for public libraries, as well as the processes of composition of the checklist, validation by the evaluators and correction of the checklist. It proposes the final version of the checklist, in order to instrumentalize the evaluation of the promotion of social inclusion in public libraries. It suggests for future studies the application of the checklist and the subsequent analysis of the results, as well as the construction and proposal of indicators to quantitatively evaluate the questions.application/pdfporBiblioteca públicaInclusão socialPublic librarySocial inclusionInclusion strategyA biblioteca pública e a inclusão social: um instrumento de avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013419.pdf001013419.pdfTexto completoapplication/pdf1132326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157340/1/001013419.pdfd85d5d1bd845c98f27632193ae0e6aa1MD51TEXT001013419.pdf.txt001013419.pdf.txtExtracted Texttext/plain174494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157340/2/001013419.pdf.txt484fbc3695ab6c81b8b9eb047cbacbcfMD52THUMBNAIL001013419.pdf.jpg001013419.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157340/3/001013419.pdf.jpg642acdf19f0e8d806e22dd04e11bda8cMD5310183/1573402018-10-29 08:59:06.932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157340Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T11:59:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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