A biblioteca pública e a inclusão social: um instrumento de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Andreia Petró da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157340
Resumo: Relaciona desigualdades sociais na participação dos indivíduos no ciclo de desenvolvimento, produção e fruição de conhecimento, bens e serviços, com a exclusão social. Discute a relação entre exclusão social e inclusão social. Destaca a necessidade de políticas públicas que promovam maior equidade social. Aponta o acesso a educação, a informação e a tecnologia como meio de superação de desigualdades sociais. Salienta a importância do bibliotecário e da biblioteca pública para a inclusão social. Apresenta o conceito de biblioteca pública, elenca suas respectivas funções, e aborda seu papel social. Destaca a biblioteca pública enquanto espaço de inclusão social. Expõe limites enfrentados por essas bibliotecas no desempenho de suas funções. Apresenta a metodologia utilizada para o estudo, caracterizada por uma pesquisa bibliográfica, de natura básica, objetivos exploratórios e abordagem qualitativa. Descreve o processo de análise das Diretrizes da IFLA para bibliotecas públicas (2012), e ainda os processos de composição do checklist, de validação por parte dos avaliadores e de correção do checklist. Propõe a versão final do checklist, a fim de instrumentalizar a avaliação da promoção de inclusão social em bibliotecas públicas. Sugere para estudos futuros a aplicação do checklist e a posterior análise dos resultados, bem como a construção e proposição de indicadores para avaliar quantitativamente as perguntas.
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