Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pacievitch, Caroline, Rodrigues, Mara Cristina de Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/164955
Resumo: O artigo propõe reflexões sobre o Ensino de História na interseção com a Teoria e Metodologia da História, pensada como parte indissociável do planejamento de aulas de história na educação básica. Analisa-se uma proposta de aula desenvolvida no âmbito do Pibid, envolvendo temas da história da África e o recurso de histórias em quadrinhos. A hipótese é a de que problemas metodológicos, como a crítica documental, e teóricos, como configuração/refiguração de sentido e “função autor”, estão associados à didática desenvolvida pelos pibidianos, mesmo que tenham permanecido implícitos em seus planejamentos e relatos de experiência prática. Complementam a análise considerações em torno da dimensão política da história, cujo papel social inclui a criação de condições para a distribuição mais igualitária dos bens culturais e a garantia do acesso e construção de conhecimentos em aula.
id UFRGS-2_5ccba6885fc69dc80ca1ea1a2c4c785d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164955
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, Carmem Zeli de VargasPacievitch, CarolineRodrigues, Mara Cristina de Matos2017-08-09T02:35:20Z20171806-3993http://hdl.handle.net/10183/164955001025601O artigo propõe reflexões sobre o Ensino de História na interseção com a Teoria e Metodologia da História, pensada como parte indissociável do planejamento de aulas de história na educação básica. Analisa-se uma proposta de aula desenvolvida no âmbito do Pibid, envolvendo temas da história da África e o recurso de histórias em quadrinhos. A hipótese é a de que problemas metodológicos, como a crítica documental, e teóricos, como configuração/refiguração de sentido e “função autor”, estão associados à didática desenvolvida pelos pibidianos, mesmo que tenham permanecido implícitos em seus planejamentos e relatos de experiência prática. Complementam a análise considerações em torno da dimensão política da história, cujo papel social inclui a criação de condições para a distribuição mais igualitária dos bens culturais e a garantia do acesso e construção de conhecimentos em aula.This paper proposes reflections on the Teaching of History in the intersection with the Theory and Methodology of History regarded as inseparable from the history class planning in basic education. We have analyzed a class proposal developed in Pibid involving topics of the history of Africa and using comics as a resource. The hypothesis founding our reflections is that methodological and theoretical problems about historical knowledge are currently linked to the didactics developed by ‘pibidians’, even though they have remained implicit in their class planning and practical experience reports. This analysis has been complemented with remarks about the political dimension of history, whose social role includes the creation of conditions that favor a more egalitarian distribution of cultural assets, as well as the guarantee of access and construction of knowledges in classroom.application/pdfporHistória hoje. Florianópolis, SC. Vol. 6, n. 11 (2017), p. [325]-348HistóriaEnsino de históriaTeoriaMetodologiaHistory TeachingPibidTheory and Methodology of HistoryTeoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do PibidTheory, methodology and history teaching : ways of looking from Pibidinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001025601.pdf001025601.pdfTexto completoapplication/pdf512588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164955/1/001025601.pdf4eee73fac273619f80c713264f4a8c28MD51TEXT001025601.pdf.txt001025601.pdf.txtExtracted Texttext/plain62436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164955/2/001025601.pdf.txtcad8936f33454615b56834d56f677f5aMD52THUMBNAIL001025601.pdf.jpg001025601.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164955/3/001025601.pdf.jpgf28cd1fe2c1041bf66d082dce6ff7027MD5310183/1649552023-09-27 03:35:35.274702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164955Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-09-27T06:35:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Theory, methodology and history teaching : ways of looking from Pibid
title Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid
spellingShingle Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid
Gil, Carmem Zeli de Vargas
História
Ensino de história
Teoria
Metodologia
History Teaching
Pibid
Theory and Methodology of History
title_short Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid
title_full Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid
title_fullStr Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid
title_full_unstemmed Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid
title_sort Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid
author Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_facet Gil, Carmem Zeli de Vargas
Pacievitch, Caroline
Rodrigues, Mara Cristina de Matos
author_role author
author2 Pacievitch, Caroline
Rodrigues, Mara Cristina de Matos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
Pacievitch, Caroline
Rodrigues, Mara Cristina de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv História
Ensino de história
Teoria
Metodologia
topic História
Ensino de história
Teoria
Metodologia
History Teaching
Pibid
Theory and Methodology of History
dc.subject.eng.fl_str_mv History Teaching
Pibid
Theory and Methodology of History
description O artigo propõe reflexões sobre o Ensino de História na interseção com a Teoria e Metodologia da História, pensada como parte indissociável do planejamento de aulas de história na educação básica. Analisa-se uma proposta de aula desenvolvida no âmbito do Pibid, envolvendo temas da história da África e o recurso de histórias em quadrinhos. A hipótese é a de que problemas metodológicos, como a crítica documental, e teóricos, como configuração/refiguração de sentido e “função autor”, estão associados à didática desenvolvida pelos pibidianos, mesmo que tenham permanecido implícitos em seus planejamentos e relatos de experiência prática. Complementam a análise considerações em torno da dimensão política da história, cujo papel social inclui a criação de condições para a distribuição mais igualitária dos bens culturais e a garantia do acesso e construção de conhecimentos em aula.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-09T02:35:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/164955
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-3993
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001025601
identifier_str_mv 1806-3993
001025601
url http://hdl.handle.net/10183/164955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv História hoje. Florianópolis, SC. Vol. 6, n. 11 (2017), p. [325]-348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164955/1/001025601.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164955/2/001025601.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164955/3/001025601.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4eee73fac273619f80c713264f4a8c28
cad8936f33454615b56834d56f677f5a
f28cd1fe2c1041bf66d082dce6ff7027
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725005951139840