Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/164955 |
Resumo: | O artigo propõe reflexões sobre o Ensino de História na interseção com a Teoria e Metodologia da História, pensada como parte indissociável do planejamento de aulas de história na educação básica. Analisa-se uma proposta de aula desenvolvida no âmbito do Pibid, envolvendo temas da história da África e o recurso de histórias em quadrinhos. A hipótese é a de que problemas metodológicos, como a crítica documental, e teóricos, como configuração/refiguração de sentido e “função autor”, estão associados à didática desenvolvida pelos pibidianos, mesmo que tenham permanecido implícitos em seus planejamentos e relatos de experiência prática. Complementam a análise considerações em torno da dimensão política da história, cujo papel social inclui a criação de condições para a distribuição mais igualitária dos bens culturais e a garantia do acesso e construção de conhecimentos em aula. |
id |
UFRGS-2_5ccba6885fc69dc80ca1ea1a2c4c785d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164955 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gil, Carmem Zeli de VargasPacievitch, CarolineRodrigues, Mara Cristina de Matos2017-08-09T02:35:20Z20171806-3993http://hdl.handle.net/10183/164955001025601O artigo propõe reflexões sobre o Ensino de História na interseção com a Teoria e Metodologia da História, pensada como parte indissociável do planejamento de aulas de história na educação básica. Analisa-se uma proposta de aula desenvolvida no âmbito do Pibid, envolvendo temas da história da África e o recurso de histórias em quadrinhos. A hipótese é a de que problemas metodológicos, como a crítica documental, e teóricos, como configuração/refiguração de sentido e “função autor”, estão associados à didática desenvolvida pelos pibidianos, mesmo que tenham permanecido implícitos em seus planejamentos e relatos de experiência prática. Complementam a análise considerações em torno da dimensão política da história, cujo papel social inclui a criação de condições para a distribuição mais igualitária dos bens culturais e a garantia do acesso e construção de conhecimentos em aula.This paper proposes reflections on the Teaching of History in the intersection with the Theory and Methodology of History regarded as inseparable from the history class planning in basic education. We have analyzed a class proposal developed in Pibid involving topics of the history of Africa and using comics as a resource. The hypothesis founding our reflections is that methodological and theoretical problems about historical knowledge are currently linked to the didactics developed by ‘pibidians’, even though they have remained implicit in their class planning and practical experience reports. This analysis has been complemented with remarks about the political dimension of history, whose social role includes the creation of conditions that favor a more egalitarian distribution of cultural assets, as well as the guarantee of access and construction of knowledges in classroom.application/pdfporHistória hoje. Florianópolis, SC. Vol. 6, n. 11 (2017), p. [325]-348HistóriaEnsino de históriaTeoriaMetodologiaHistory TeachingPibidTheory and Methodology of HistoryTeoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do PibidTheory, methodology and history teaching : ways of looking from Pibidinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001025601.pdf001025601.pdfTexto completoapplication/pdf512588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164955/1/001025601.pdf4eee73fac273619f80c713264f4a8c28MD51TEXT001025601.pdf.txt001025601.pdf.txtExtracted Texttext/plain62436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164955/2/001025601.pdf.txtcad8936f33454615b56834d56f677f5aMD52THUMBNAIL001025601.pdf.jpg001025601.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164955/3/001025601.pdf.jpgf28cd1fe2c1041bf66d082dce6ff7027MD5310183/1649552023-09-27 03:35:35.274702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164955Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-09-27T06:35:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Theory, methodology and history teaching : ways of looking from Pibid |
title |
Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid |
spellingShingle |
Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid Gil, Carmem Zeli de Vargas História Ensino de história Teoria Metodologia History Teaching Pibid Theory and Methodology of History |
title_short |
Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid |
title_full |
Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid |
title_fullStr |
Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid |
title_full_unstemmed |
Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid |
title_sort |
Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid |
author |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
author_facet |
Gil, Carmem Zeli de Vargas Pacievitch, Caroline Rodrigues, Mara Cristina de Matos |
author_role |
author |
author2 |
Pacievitch, Caroline Rodrigues, Mara Cristina de Matos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Carmem Zeli de Vargas Pacievitch, Caroline Rodrigues, Mara Cristina de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Ensino de história Teoria Metodologia |
topic |
História Ensino de história Teoria Metodologia History Teaching Pibid Theory and Methodology of History |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History Teaching Pibid Theory and Methodology of History |
description |
O artigo propõe reflexões sobre o Ensino de História na interseção com a Teoria e Metodologia da História, pensada como parte indissociável do planejamento de aulas de história na educação básica. Analisa-se uma proposta de aula desenvolvida no âmbito do Pibid, envolvendo temas da história da África e o recurso de histórias em quadrinhos. A hipótese é a de que problemas metodológicos, como a crítica documental, e teóricos, como configuração/refiguração de sentido e “função autor”, estão associados à didática desenvolvida pelos pibidianos, mesmo que tenham permanecido implícitos em seus planejamentos e relatos de experiência prática. Complementam a análise considerações em torno da dimensão política da história, cujo papel social inclui a criação de condições para a distribuição mais igualitária dos bens culturais e a garantia do acesso e construção de conhecimentos em aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-09T02:35:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/164955 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-3993 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001025601 |
identifier_str_mv |
1806-3993 001025601 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/164955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
História hoje. Florianópolis, SC. Vol. 6, n. 11 (2017), p. [325]-348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164955/1/001025601.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164955/2/001025601.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164955/3/001025601.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4eee73fac273619f80c713264f4a8c28 cad8936f33454615b56834d56f677f5a f28cd1fe2c1041bf66d082dce6ff7027 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725005951139840 |