Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193602 |
Resumo: | Uma mudança de paradigma, cada vez mais perceptível em nossa sociedade, se refere a busca pelo crescimento sustentável e solidário, em que todos participem, não de maneira pré-definida, e sim conforme suas demandas e interesses, de maneira mais crítica e autonôma. Essa mudança tem se apresentado nas três áreas de enfo-que desse trabalho de conclusão de curso: design, economia e educação. Alinhado a mudança de paradigma, esse trabalho buscou viabilizar, no contexto da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eva Carminatti, aprendizagem significa-tiva para capacitar técnico-científicamente os participantes. Trata-se de um projeto pedagógico, sob uma abordagem multidisciplinar, em que o design cumpre um papel social. Durante o desenvolvimento projetual foram aplicados métodos e ferramentas de design colaborativo, para a efetiva participação dos estudantes no processo. Tendo em vista, futura geração de renda e reverter os benefícios econômicos aos próprios participantes. A produção se alinhou com os conceitos da economia circular. O conceito definido para o trabalho é o desenvolvimento colaborativo junto aos estudantes da E.E.E.F. Eva Carminatti de uma embalagem biodegradável para mu-das, a partir da qual acontece uma aprendizagem significativa sobre os princípios da economia circular. A embalagem foi produzida utilizando resíduos gerados na própria escola e no ambiente doméstico. Inicialmente, foi proporcionada uma capacitação aos participantes por meio do desenvolvimento de habilidades e competências técnico-científicas e reflexivas que lhes permitiu construir e nutrir a vida material, numa abor-dagem mais alinhada à mudança de paradigma sustentável e solidário. Isto é, a inte-ração do designer com os participantes caracterizou-se pela compreensão de que o processo de aprendizagem parte do indivíduo para o coletivo, com responsabilidade socioambiental, cidadania, e acesso ao conhecimento com qualidade, visando ampliar as condições para que os participantes possam desenvolver sua autonomia e visão crítica. |
id |
UFRGS-2_5cf22247261f57cdaeb7f6473df46104 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193602 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Giancarlo Noll deCurtis, Maria do Carmo Gonçalves2019-04-30T02:35:09Z2018http://hdl.handle.net/10183/193602001091244Uma mudança de paradigma, cada vez mais perceptível em nossa sociedade, se refere a busca pelo crescimento sustentável e solidário, em que todos participem, não de maneira pré-definida, e sim conforme suas demandas e interesses, de maneira mais crítica e autonôma. Essa mudança tem se apresentado nas três áreas de enfo-que desse trabalho de conclusão de curso: design, economia e educação. Alinhado a mudança de paradigma, esse trabalho buscou viabilizar, no contexto da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eva Carminatti, aprendizagem significa-tiva para capacitar técnico-científicamente os participantes. Trata-se de um projeto pedagógico, sob uma abordagem multidisciplinar, em que o design cumpre um papel social. Durante o desenvolvimento projetual foram aplicados métodos e ferramentas de design colaborativo, para a efetiva participação dos estudantes no processo. Tendo em vista, futura geração de renda e reverter os benefícios econômicos aos próprios participantes. A produção se alinhou com os conceitos da economia circular. O conceito definido para o trabalho é o desenvolvimento colaborativo junto aos estudantes da E.E.E.F. Eva Carminatti de uma embalagem biodegradável para mu-das, a partir da qual acontece uma aprendizagem significativa sobre os princípios da economia circular. A embalagem foi produzida utilizando resíduos gerados na própria escola e no ambiente doméstico. Inicialmente, foi proporcionada uma capacitação aos participantes por meio do desenvolvimento de habilidades e competências técnico-científicas e reflexivas que lhes permitiu construir e nutrir a vida material, numa abor-dagem mais alinhada à mudança de paradigma sustentável e solidário. Isto é, a inte-ração do designer com os participantes caracterizou-se pela compreensão de que o processo de aprendizagem parte do indivíduo para o coletivo, com responsabilidade socioambiental, cidadania, e acesso ao conhecimento com qualidade, visando ampliar as condições para que os participantes possam desenvolver sua autonomia e visão crítica.The paradigm shift towards a more sustainable and colective growth, with eve-ryone being able to pursuit an autonomous way of living is becoming more and more perceptible and desired in the people’s heads. This shift has been seen in the last years also in the areas where this work focus: design, economy and education. This work aims to adress this paradigm shift in the school context of the E.E.E.F. Eva Carminatti, coming with the tools to make viable a school project that creates a meaningful learning and make it possible for the students to create opportunities for income generation, from the production and selling of a product aligned with the circu-lar economy principles. During the development of this project, participatory design method and tools will be applied to create this product more collectively, turning the benefits of this process to the participants themselves. The concept developed for this work is the participatory design with the students from the E.E.E.F. Eva Carminatti of a biodegradable packaging for plants, using reject produced in the very schoo and acquiring the plants via partnerships created with neighborhood producers.application/pdfporDesign de produtoDesign participativoSchoolSocialParticipativeDesignCircularEconomyEducationTudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2018Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091244.pdf.txt001091244.pdf.txtExtracted Texttext/plain247312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193602/2/001091244.pdf.txt3f41eb1eaea721ac87571b2bf1709104MD52ORIGINAL001091244.pdfTexto completoapplication/pdf10667909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193602/1/001091244.pdf41384e1ceeb84ef615ad171385d32cd9MD5110183/1936022019-05-01 02:35:17.535668oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193602Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-01T05:35:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental |
title |
Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental |
spellingShingle |
Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental Oliveira, Giancarlo Noll de Design de produto Design participativo School Social Participative Design Circular Economy Education |
title_short |
Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental |
title_full |
Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental |
title_fullStr |
Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental |
title_sort |
Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental |
author |
Oliveira, Giancarlo Noll de |
author_facet |
Oliveira, Giancarlo Noll de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Giancarlo Noll de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Curtis, Maria do Carmo Gonçalves |
contributor_str_mv |
Curtis, Maria do Carmo Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de produto Design participativo |
topic |
Design de produto Design participativo School Social Participative Design Circular Economy Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Social Participative Design Circular Economy Education |
description |
Uma mudança de paradigma, cada vez mais perceptível em nossa sociedade, se refere a busca pelo crescimento sustentável e solidário, em que todos participem, não de maneira pré-definida, e sim conforme suas demandas e interesses, de maneira mais crítica e autonôma. Essa mudança tem se apresentado nas três áreas de enfo-que desse trabalho de conclusão de curso: design, economia e educação. Alinhado a mudança de paradigma, esse trabalho buscou viabilizar, no contexto da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eva Carminatti, aprendizagem significa-tiva para capacitar técnico-científicamente os participantes. Trata-se de um projeto pedagógico, sob uma abordagem multidisciplinar, em que o design cumpre um papel social. Durante o desenvolvimento projetual foram aplicados métodos e ferramentas de design colaborativo, para a efetiva participação dos estudantes no processo. Tendo em vista, futura geração de renda e reverter os benefícios econômicos aos próprios participantes. A produção se alinhou com os conceitos da economia circular. O conceito definido para o trabalho é o desenvolvimento colaborativo junto aos estudantes da E.E.E.F. Eva Carminatti de uma embalagem biodegradável para mu-das, a partir da qual acontece uma aprendizagem significativa sobre os princípios da economia circular. A embalagem foi produzida utilizando resíduos gerados na própria escola e no ambiente doméstico. Inicialmente, foi proporcionada uma capacitação aos participantes por meio do desenvolvimento de habilidades e competências técnico-científicas e reflexivas que lhes permitiu construir e nutrir a vida material, numa abor-dagem mais alinhada à mudança de paradigma sustentável e solidário. Isto é, a inte-ração do designer com os participantes caracterizou-se pela compreensão de que o processo de aprendizagem parte do indivíduo para o coletivo, com responsabilidade socioambiental, cidadania, e acesso ao conhecimento com qualidade, visando ampliar as condições para que os participantes possam desenvolver sua autonomia e visão crítica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-30T02:35:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193602 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001091244 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193602 |
identifier_str_mv |
001091244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193602/2/001091244.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193602/1/001091244.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f41eb1eaea721ac87571b2bf1709104 41384e1ceeb84ef615ad171385d32cd9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224573046226944 |