Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Giancarlo Noll de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193602
Resumo: Uma mudança de paradigma, cada vez mais perceptível em nossa sociedade, se refere a busca pelo crescimento sustentável e solidário, em que todos participem, não de maneira pré-definida, e sim conforme suas demandas e interesses, de maneira mais crítica e autonôma. Essa mudança tem se apresentado nas três áreas de enfo-que desse trabalho de conclusão de curso: design, economia e educação. Alinhado a mudança de paradigma, esse trabalho buscou viabilizar, no contexto da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eva Carminatti, aprendizagem significa-tiva para capacitar técnico-científicamente os participantes. Trata-se de um projeto pedagógico, sob uma abordagem multidisciplinar, em que o design cumpre um papel social. Durante o desenvolvimento projetual foram aplicados métodos e ferramentas de design colaborativo, para a efetiva participação dos estudantes no processo. Tendo em vista, futura geração de renda e reverter os benefícios econômicos aos próprios participantes. A produção se alinhou com os conceitos da economia circular. O conceito definido para o trabalho é o desenvolvimento colaborativo junto aos estudantes da E.E.E.F. Eva Carminatti de uma embalagem biodegradável para mu-das, a partir da qual acontece uma aprendizagem significativa sobre os princípios da economia circular. A embalagem foi produzida utilizando resíduos gerados na própria escola e no ambiente doméstico. Inicialmente, foi proporcionada uma capacitação aos participantes por meio do desenvolvimento de habilidades e competências técnico-científicas e reflexivas que lhes permitiu construir e nutrir a vida material, numa abor-dagem mais alinhada à mudança de paradigma sustentável e solidário. Isto é, a inte-ração do designer com os participantes caracterizou-se pela compreensão de que o processo de aprendizagem parte do indivíduo para o coletivo, com responsabilidade socioambiental, cidadania, e acesso ao conhecimento com qualidade, visando ampliar as condições para que os participantes possam desenvolver sua autonomia e visão crítica.
id UFRGS-2_5cf22247261f57cdaeb7f6473df46104
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193602
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Giancarlo Noll deCurtis, Maria do Carmo Gonçalves2019-04-30T02:35:09Z2018http://hdl.handle.net/10183/193602001091244Uma mudança de paradigma, cada vez mais perceptível em nossa sociedade, se refere a busca pelo crescimento sustentável e solidário, em que todos participem, não de maneira pré-definida, e sim conforme suas demandas e interesses, de maneira mais crítica e autonôma. Essa mudança tem se apresentado nas três áreas de enfo-que desse trabalho de conclusão de curso: design, economia e educação. Alinhado a mudança de paradigma, esse trabalho buscou viabilizar, no contexto da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eva Carminatti, aprendizagem significa-tiva para capacitar técnico-científicamente os participantes. Trata-se de um projeto pedagógico, sob uma abordagem multidisciplinar, em que o design cumpre um papel social. Durante o desenvolvimento projetual foram aplicados métodos e ferramentas de design colaborativo, para a efetiva participação dos estudantes no processo. Tendo em vista, futura geração de renda e reverter os benefícios econômicos aos próprios participantes. A produção se alinhou com os conceitos da economia circular. O conceito definido para o trabalho é o desenvolvimento colaborativo junto aos estudantes da E.E.E.F. Eva Carminatti de uma embalagem biodegradável para mu-das, a partir da qual acontece uma aprendizagem significativa sobre os princípios da economia circular. A embalagem foi produzida utilizando resíduos gerados na própria escola e no ambiente doméstico. Inicialmente, foi proporcionada uma capacitação aos participantes por meio do desenvolvimento de habilidades e competências técnico-científicas e reflexivas que lhes permitiu construir e nutrir a vida material, numa abor-dagem mais alinhada à mudança de paradigma sustentável e solidário. Isto é, a inte-ração do designer com os participantes caracterizou-se pela compreensão de que o processo de aprendizagem parte do indivíduo para o coletivo, com responsabilidade socioambiental, cidadania, e acesso ao conhecimento com qualidade, visando ampliar as condições para que os participantes possam desenvolver sua autonomia e visão crítica.The paradigm shift towards a more sustainable and colective growth, with eve-ryone being able to pursuit an autonomous way of living is becoming more and more perceptible and desired in the people’s heads. This shift has been seen in the last years also in the areas where this work focus: design, economy and education. This work aims to adress this paradigm shift in the school context of the E.E.E.F. Eva Carminatti, coming with the tools to make viable a school project that creates a meaningful learning and make it possible for the students to create opportunities for income generation, from the production and selling of a product aligned with the circu-lar economy principles. During the development of this project, participatory design method and tools will be applied to create this product more collectively, turning the benefits of this process to the participants themselves. The concept developed for this work is the participatory design with the students from the E.E.E.F. Eva Carminatti of a biodegradable packaging for plants, using reject produced in the very schoo and acquiring the plants via partnerships created with neighborhood producers.application/pdfporDesign de produtoDesign participativoSchoolSocialParticipativeDesignCircularEconomyEducationTudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2018Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091244.pdf.txt001091244.pdf.txtExtracted Texttext/plain247312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193602/2/001091244.pdf.txt3f41eb1eaea721ac87571b2bf1709104MD52ORIGINAL001091244.pdfTexto completoapplication/pdf10667909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193602/1/001091244.pdf41384e1ceeb84ef615ad171385d32cd9MD5110183/1936022019-05-01 02:35:17.535668oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193602Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-01T05:35:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental
title Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental
spellingShingle Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental
Oliveira, Giancarlo Noll de
Design de produto
Design participativo
School
Social
Participative
Design
Circular
Economy
Education
title_short Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental
title_full Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental
title_fullStr Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental
title_full_unstemmed Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental
title_sort Tudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamental
author Oliveira, Giancarlo Noll de
author_facet Oliveira, Giancarlo Noll de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Giancarlo Noll de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
contributor_str_mv Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Design de produto
Design participativo
topic Design de produto
Design participativo
School
Social
Participative
Design
Circular
Economy
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Social
Participative
Design
Circular
Economy
Education
description Uma mudança de paradigma, cada vez mais perceptível em nossa sociedade, se refere a busca pelo crescimento sustentável e solidário, em que todos participem, não de maneira pré-definida, e sim conforme suas demandas e interesses, de maneira mais crítica e autonôma. Essa mudança tem se apresentado nas três áreas de enfo-que desse trabalho de conclusão de curso: design, economia e educação. Alinhado a mudança de paradigma, esse trabalho buscou viabilizar, no contexto da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eva Carminatti, aprendizagem significa-tiva para capacitar técnico-científicamente os participantes. Trata-se de um projeto pedagógico, sob uma abordagem multidisciplinar, em que o design cumpre um papel social. Durante o desenvolvimento projetual foram aplicados métodos e ferramentas de design colaborativo, para a efetiva participação dos estudantes no processo. Tendo em vista, futura geração de renda e reverter os benefícios econômicos aos próprios participantes. A produção se alinhou com os conceitos da economia circular. O conceito definido para o trabalho é o desenvolvimento colaborativo junto aos estudantes da E.E.E.F. Eva Carminatti de uma embalagem biodegradável para mu-das, a partir da qual acontece uma aprendizagem significativa sobre os princípios da economia circular. A embalagem foi produzida utilizando resíduos gerados na própria escola e no ambiente doméstico. Inicialmente, foi proporcionada uma capacitação aos participantes por meio do desenvolvimento de habilidades e competências técnico-científicas e reflexivas que lhes permitiu construir e nutrir a vida material, numa abor-dagem mais alinhada à mudança de paradigma sustentável e solidário. Isto é, a inte-ração do designer com os participantes caracterizou-se pela compreensão de que o processo de aprendizagem parte do indivíduo para o coletivo, com responsabilidade socioambiental, cidadania, e acesso ao conhecimento com qualidade, visando ampliar as condições para que os participantes possam desenvolver sua autonomia e visão crítica.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-30T02:35:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193602
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091244
url http://hdl.handle.net/10183/193602
identifier_str_mv 001091244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193602/2/001091244.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193602/1/001091244.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f41eb1eaea721ac87571b2bf1709104
41384e1ceeb84ef615ad171385d32cd9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224573046226944