A comunicação organizacional e o capital social como base para a formação de uma cultura para a inovação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110208 |
Resumo: | No presente trabalho analisa-se como os processos comunicativos podem interferir na formação do capital social entre os funcionários de uma organização e na sua capacidade de inovar. Por meio de pesquisa bibliográfica, apresenta-se a noção de capital social, a existência desse recurso nas empresas, cultura e comunicação organizacional, e como estes fenômenos contribuem para o desenvolvimento de uma cultura para a inovação. Além disso, realizou-se um estudo de campo, com entrevistas em profundidade e análise documental, com o objetivo de refletir sobre como a confiança entre os funcionários interfere no capital social e se o relacionamento entre funcionários e a diretoria pode comprometer a capacidade de inovar em uma empresa. Neste sentido, com base nos estudos realizados, observou-se que a comunicação organizacional pode fomentar o capital social de modo que este propicie ambiente favorável à inovação nas empresas. Não obstante, a formação e a manutenção deste recurso dependem diretamente dos processos comunicativos, já que por meio deles são formados os vínculos entre os sujeitos e estabelecida à relação de confiança e reciprocidade. |
id |
UFRGS-2_5d11cd5e8d43eada429215df47b4aa8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110208 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Daniela MattosBaldissera, Rudimar2015-02-19T02:16:52Z2014http://hdl.handle.net/10183/110208000952568No presente trabalho analisa-se como os processos comunicativos podem interferir na formação do capital social entre os funcionários de uma organização e na sua capacidade de inovar. Por meio de pesquisa bibliográfica, apresenta-se a noção de capital social, a existência desse recurso nas empresas, cultura e comunicação organizacional, e como estes fenômenos contribuem para o desenvolvimento de uma cultura para a inovação. Além disso, realizou-se um estudo de campo, com entrevistas em profundidade e análise documental, com o objetivo de refletir sobre como a confiança entre os funcionários interfere no capital social e se o relacionamento entre funcionários e a diretoria pode comprometer a capacidade de inovar em uma empresa. Neste sentido, com base nos estudos realizados, observou-se que a comunicação organizacional pode fomentar o capital social de modo que este propicie ambiente favorável à inovação nas empresas. Não obstante, a formação e a manutenção deste recurso dependem diretamente dos processos comunicativos, já que por meio deles são formados os vínculos entre os sujeitos e estabelecida à relação de confiança e reciprocidade.application/pdfporComunicação organizacionalCultura organizacionalA comunicação organizacional e o capital social como base para a formação de uma cultura para a inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952568.pdf000952568.pdfTexto completoapplication/pdf1041408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110208/1/000952568.pdfa0cb04844409cf8ad8a5d31301662e85MD51TEXT000952568.pdf.txt000952568.pdf.txtExtracted Texttext/plain203644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110208/2/000952568.pdf.txtc2a9ea206e466650cc42fe9b3d3f96d6MD52THUMBNAIL000952568.pdf.jpg000952568.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110208/3/000952568.pdf.jpg900f7aa573c9c8e0a3fdfbe100a56d0dMD5310183/1102082023-04-01 03:29:58.837217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110208Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:29:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comunicação organizacional e o capital social como base para a formação de uma cultura para a inovação |
title |
A comunicação organizacional e o capital social como base para a formação de uma cultura para a inovação |
spellingShingle |
A comunicação organizacional e o capital social como base para a formação de uma cultura para a inovação Rodrigues, Daniela Mattos Comunicação organizacional Cultura organizacional |
title_short |
A comunicação organizacional e o capital social como base para a formação de uma cultura para a inovação |
title_full |
A comunicação organizacional e o capital social como base para a formação de uma cultura para a inovação |
title_fullStr |
A comunicação organizacional e o capital social como base para a formação de uma cultura para a inovação |
title_full_unstemmed |
A comunicação organizacional e o capital social como base para a formação de uma cultura para a inovação |
title_sort |
A comunicação organizacional e o capital social como base para a formação de uma cultura para a inovação |
author |
Rodrigues, Daniela Mattos |
author_facet |
Rodrigues, Daniela Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Daniela Mattos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
contributor_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Cultura organizacional |
topic |
Comunicação organizacional Cultura organizacional |
description |
No presente trabalho analisa-se como os processos comunicativos podem interferir na formação do capital social entre os funcionários de uma organização e na sua capacidade de inovar. Por meio de pesquisa bibliográfica, apresenta-se a noção de capital social, a existência desse recurso nas empresas, cultura e comunicação organizacional, e como estes fenômenos contribuem para o desenvolvimento de uma cultura para a inovação. Além disso, realizou-se um estudo de campo, com entrevistas em profundidade e análise documental, com o objetivo de refletir sobre como a confiança entre os funcionários interfere no capital social e se o relacionamento entre funcionários e a diretoria pode comprometer a capacidade de inovar em uma empresa. Neste sentido, com base nos estudos realizados, observou-se que a comunicação organizacional pode fomentar o capital social de modo que este propicie ambiente favorável à inovação nas empresas. Não obstante, a formação e a manutenção deste recurso dependem diretamente dos processos comunicativos, já que por meio deles são formados os vínculos entre os sujeitos e estabelecida à relação de confiança e reciprocidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-19T02:16:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/110208 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000952568 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/110208 |
identifier_str_mv |
000952568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110208/1/000952568.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110208/2/000952568.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110208/3/000952568.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0cb04844409cf8ad8a5d31301662e85 c2a9ea206e466650cc42fe9b3d3f96d6 900f7aa573c9c8e0a3fdfbe100a56d0d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447141620908032 |