A comunicação organizacional e o capital social como base para a formação de uma cultura para a inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Daniela Mattos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110208
Resumo: No presente trabalho analisa-se como os processos comunicativos podem interferir na formação do capital social entre os funcionários de uma organização e na sua capacidade de inovar. Por meio de pesquisa bibliográfica, apresenta-se a noção de capital social, a existência desse recurso nas empresas, cultura e comunicação organizacional, e como estes fenômenos contribuem para o desenvolvimento de uma cultura para a inovação. Além disso, realizou-se um estudo de campo, com entrevistas em profundidade e análise documental, com o objetivo de refletir sobre como a confiança entre os funcionários interfere no capital social e se o relacionamento entre funcionários e a diretoria pode comprometer a capacidade de inovar em uma empresa. Neste sentido, com base nos estudos realizados, observou-se que a comunicação organizacional pode fomentar o capital social de modo que este propicie ambiente favorável à inovação nas empresas. Não obstante, a formação e a manutenção deste recurso dependem diretamente dos processos comunicativos, já que por meio deles são formados os vínculos entre os sujeitos e estabelecida à relação de confiança e reciprocidade.
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