Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/135413 |
Resumo: | O estudo visa analisar como a cultura organizacional se manifesta na campanha de endomarketing "Você tem Jeito de Ser Cyrela". Buscou-se compreender os conceitos de cultura organizacional e endomarketing e problematizar outros, como clima organizacional e comunicação interna, através de revisão bibliográfica. Para a análise da campanha foi utilizado o estudo de caso, apresentando também aspectos históricos e organizacionais da incorporadora Cyrela. Como principais resultados obtidos destaca-se a preocupação da empresa em estabelecer relacionamento com o público interno e a presença no endomarketing enquanto processo gerencial, contínuo e cíclico relacionado ao propósito estabelecido. A Cultura da empresa Cyrela pode ser identificada através dos artefatos visíveis, como os comportamentos esperados, os talões de reconhecimento e os materiais de divulgação, e das crenças e valores expostos. Entretanto, considerando-se a complexidade de cada regional e o fato da incorporação em algumas regiões da empresa ser recente, não se pode afirmar que a cultura é compreendida em seus pressupostos inconscientes. |
id |
UFRGS-2_1f15475a2602512c4fb96fa6abffbb39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135413 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mallmann, Erica de BritoPereira, Ana Cristina Cypriano2016-04-09T02:28:15Z2015http://hdl.handle.net/10183/135413000987937O estudo visa analisar como a cultura organizacional se manifesta na campanha de endomarketing "Você tem Jeito de Ser Cyrela". Buscou-se compreender os conceitos de cultura organizacional e endomarketing e problematizar outros, como clima organizacional e comunicação interna, através de revisão bibliográfica. Para a análise da campanha foi utilizado o estudo de caso, apresentando também aspectos históricos e organizacionais da incorporadora Cyrela. Como principais resultados obtidos destaca-se a preocupação da empresa em estabelecer relacionamento com o público interno e a presença no endomarketing enquanto processo gerencial, contínuo e cíclico relacionado ao propósito estabelecido. A Cultura da empresa Cyrela pode ser identificada através dos artefatos visíveis, como os comportamentos esperados, os talões de reconhecimento e os materiais de divulgação, e das crenças e valores expostos. Entretanto, considerando-se a complexidade de cada regional e o fato da incorporação em algumas regiões da empresa ser recente, não se pode afirmar que a cultura é compreendida em seus pressupostos inconscientes.application/pdfporComunicação organizacionalCultura organizacionalCultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987937.pdf000987937.pdfTexto completoapplication/pdf1435041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135413/1/000987937.pdff5719967681c70c9f49387c23bf57b30MD51TEXT000987937.pdf.txt000987937.pdf.txtExtracted Texttext/plain111749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135413/2/000987937.pdf.txt53600d12e1db008caf990b54f292a11fMD52THUMBNAIL000987937.pdf.jpg000987937.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135413/3/000987937.pdf.jpgd5a58868f7df37e53037379e5f9d50e8MD5310183/1354132018-10-11 08:33:58.85oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135413Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:33:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela" |
title |
Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela" |
spellingShingle |
Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela" Mallmann, Erica de Brito Comunicação organizacional Cultura organizacional |
title_short |
Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela" |
title_full |
Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela" |
title_fullStr |
Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela" |
title_full_unstemmed |
Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela" |
title_sort |
Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela" |
author |
Mallmann, Erica de Brito |
author_facet |
Mallmann, Erica de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mallmann, Erica de Brito |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Ana Cristina Cypriano |
contributor_str_mv |
Pereira, Ana Cristina Cypriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Cultura organizacional |
topic |
Comunicação organizacional Cultura organizacional |
description |
O estudo visa analisar como a cultura organizacional se manifesta na campanha de endomarketing "Você tem Jeito de Ser Cyrela". Buscou-se compreender os conceitos de cultura organizacional e endomarketing e problematizar outros, como clima organizacional e comunicação interna, através de revisão bibliográfica. Para a análise da campanha foi utilizado o estudo de caso, apresentando também aspectos históricos e organizacionais da incorporadora Cyrela. Como principais resultados obtidos destaca-se a preocupação da empresa em estabelecer relacionamento com o público interno e a presença no endomarketing enquanto processo gerencial, contínuo e cíclico relacionado ao propósito estabelecido. A Cultura da empresa Cyrela pode ser identificada através dos artefatos visíveis, como os comportamentos esperados, os talões de reconhecimento e os materiais de divulgação, e das crenças e valores expostos. Entretanto, considerando-se a complexidade de cada regional e o fato da incorporação em algumas regiões da empresa ser recente, não se pode afirmar que a cultura é compreendida em seus pressupostos inconscientes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-09T02:28:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/135413 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987937 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/135413 |
identifier_str_mv |
000987937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135413/1/000987937.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135413/2/000987937.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135413/3/000987937.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5719967681c70c9f49387c23bf57b30 53600d12e1db008caf990b54f292a11f d5a58868f7df37e53037379e5f9d50e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447167631884288 |