Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Erica de Brito
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135413
Resumo: O estudo visa analisar como a cultura organizacional se manifesta na campanha de endomarketing "Você tem Jeito de Ser Cyrela". Buscou-se compreender os conceitos de cultura organizacional e endomarketing e problematizar outros, como clima organizacional e comunicação interna, através de revisão bibliográfica. Para a análise da campanha foi utilizado o estudo de caso, apresentando também aspectos históricos e organizacionais da incorporadora Cyrela. Como principais resultados obtidos destaca-se a preocupação da empresa em estabelecer relacionamento com o público interno e a presença no endomarketing enquanto processo gerencial, contínuo e cíclico relacionado ao propósito estabelecido. A Cultura da empresa Cyrela pode ser identificada através dos artefatos visíveis, como os comportamentos esperados, os talões de reconhecimento e os materiais de divulgação, e das crenças e valores expostos. Entretanto, considerando-se a complexidade de cada regional e o fato da incorporação em algumas regiões da empresa ser recente, não se pode afirmar que a cultura é compreendida em seus pressupostos inconscientes.
id UFRGS-2_1f15475a2602512c4fb96fa6abffbb39
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135413
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mallmann, Erica de BritoPereira, Ana Cristina Cypriano2016-04-09T02:28:15Z2015http://hdl.handle.net/10183/135413000987937O estudo visa analisar como a cultura organizacional se manifesta na campanha de endomarketing "Você tem Jeito de Ser Cyrela". Buscou-se compreender os conceitos de cultura organizacional e endomarketing e problematizar outros, como clima organizacional e comunicação interna, através de revisão bibliográfica. Para a análise da campanha foi utilizado o estudo de caso, apresentando também aspectos históricos e organizacionais da incorporadora Cyrela. Como principais resultados obtidos destaca-se a preocupação da empresa em estabelecer relacionamento com o público interno e a presença no endomarketing enquanto processo gerencial, contínuo e cíclico relacionado ao propósito estabelecido. A Cultura da empresa Cyrela pode ser identificada através dos artefatos visíveis, como os comportamentos esperados, os talões de reconhecimento e os materiais de divulgação, e das crenças e valores expostos. Entretanto, considerando-se a complexidade de cada regional e o fato da incorporação em algumas regiões da empresa ser recente, não se pode afirmar que a cultura é compreendida em seus pressupostos inconscientes.application/pdfporComunicação organizacionalCultura organizacionalCultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987937.pdf000987937.pdfTexto completoapplication/pdf1435041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135413/1/000987937.pdff5719967681c70c9f49387c23bf57b30MD51TEXT000987937.pdf.txt000987937.pdf.txtExtracted Texttext/plain111749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135413/2/000987937.pdf.txt53600d12e1db008caf990b54f292a11fMD52THUMBNAIL000987937.pdf.jpg000987937.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135413/3/000987937.pdf.jpgd5a58868f7df37e53037379e5f9d50e8MD5310183/1354132018-10-11 08:33:58.85oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135413Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:33:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela"
title Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela"
spellingShingle Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela"
Mallmann, Erica de Brito
Comunicação organizacional
Cultura organizacional
title_short Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela"
title_full Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela"
title_fullStr Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela"
title_full_unstemmed Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela"
title_sort Cultura organizacional e endomarketing: uma análise da campanha “Você tem jeito de ser Cyrela"
author Mallmann, Erica de Brito
author_facet Mallmann, Erica de Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mallmann, Erica de Brito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Ana Cristina Cypriano
contributor_str_mv Pereira, Ana Cristina Cypriano
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Cultura organizacional
topic Comunicação organizacional
Cultura organizacional
description O estudo visa analisar como a cultura organizacional se manifesta na campanha de endomarketing "Você tem Jeito de Ser Cyrela". Buscou-se compreender os conceitos de cultura organizacional e endomarketing e problematizar outros, como clima organizacional e comunicação interna, através de revisão bibliográfica. Para a análise da campanha foi utilizado o estudo de caso, apresentando também aspectos históricos e organizacionais da incorporadora Cyrela. Como principais resultados obtidos destaca-se a preocupação da empresa em estabelecer relacionamento com o público interno e a presença no endomarketing enquanto processo gerencial, contínuo e cíclico relacionado ao propósito estabelecido. A Cultura da empresa Cyrela pode ser identificada através dos artefatos visíveis, como os comportamentos esperados, os talões de reconhecimento e os materiais de divulgação, e das crenças e valores expostos. Entretanto, considerando-se a complexidade de cada regional e o fato da incorporação em algumas regiões da empresa ser recente, não se pode afirmar que a cultura é compreendida em seus pressupostos inconscientes.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-09T02:28:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/135413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987937
url http://hdl.handle.net/10183/135413
identifier_str_mv 000987937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135413/1/000987937.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135413/2/000987937.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135413/3/000987937.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f5719967681c70c9f49387c23bf57b30
53600d12e1db008caf990b54f292a11f
d5a58868f7df37e53037379e5f9d50e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447167631884288