Competência em informação no ensino superior : análise da grade curricular dos cursos de Biblioteconomia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Renata Farias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258902
Resumo: Este trabalho apresenta um panorama histórico sobre o ensino de Biblioteconomia no Brasil e discute a importância da competência em informação para a formação do profissional. A pesquisa evidencia disciplinas que abordem a temática de Competência em Informação nos cursos de Biblioteconomia no Brasil, analisando a ementa dessas disciplinas e, em alguns casos, os projetos políticos pedagógicos das disciplinas dos cursos de Biblioteconomia. O tratamento e a análise dos dados foram realizados a partir do método de análise de conteúdo. A metodologia é de natureza aplicada e possui uma abordagem quanti-qualitativa, caracterizando-se como descritiva. Foi realizado um levantamento bibliográfico para embasamento do referencial teórico, e um levantamento documental para coletar as informações necessárias sobre o assunto pesquisado, a fim de desenvolver hipóteses e argumentos sobre a aplicação e relevância da competência em informação na formação do bibliotecário. Foi possível observar que 50,9% dos cursos de Biblioteconomia ofertam disciplinas que de alguma forma contemplam a competência em informação, mas apenas 22% das disciplinas são específicas sobre essa temática. Conclui-se que há uma lacuna acerca da abordagem do tema nos currículos, pois ele não é abordado na sua totalidade.
id UFRGS-2_5d231367befe334339fa084d6b50e0d6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258902
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Renata FariasBorges, Jussara2023-06-10T03:33:30Z2023http://hdl.handle.net/10183/258902001170485Este trabalho apresenta um panorama histórico sobre o ensino de Biblioteconomia no Brasil e discute a importância da competência em informação para a formação do profissional. A pesquisa evidencia disciplinas que abordem a temática de Competência em Informação nos cursos de Biblioteconomia no Brasil, analisando a ementa dessas disciplinas e, em alguns casos, os projetos políticos pedagógicos das disciplinas dos cursos de Biblioteconomia. O tratamento e a análise dos dados foram realizados a partir do método de análise de conteúdo. A metodologia é de natureza aplicada e possui uma abordagem quanti-qualitativa, caracterizando-se como descritiva. Foi realizado um levantamento bibliográfico para embasamento do referencial teórico, e um levantamento documental para coletar as informações necessárias sobre o assunto pesquisado, a fim de desenvolver hipóteses e argumentos sobre a aplicação e relevância da competência em informação na formação do bibliotecário. Foi possível observar que 50,9% dos cursos de Biblioteconomia ofertam disciplinas que de alguma forma contemplam a competência em informação, mas apenas 22% das disciplinas são específicas sobre essa temática. Conclui-se que há uma lacuna acerca da abordagem do tema nos currículos, pois ele não é abordado na sua totalidade.This work presents a historical overview on the teaching of Librarianship in Brazil and discusses the importance of information literacy for the formation of the professional. The research highlights disciplines that address the theme of information literacy in Library Science courses in Brazil, analyzing the syllabus of these disciplines and, in some cases, the political pedagogical projects of the disciplines of the Library Science courses. The treatment and analysis of the data were carried out based on the content analysis method. The methodology is of applied nature and has a quanti-qualitative approach, characterized as descriptive. A bibliographic survey was carried out to support the theoretical framework, and a documentary survey was carried out to collect the necessary information about the subject studied, in order to develop hypotheses and arguments about the application and relevance of information literacy in librarian education. It was possible to observe that 50.9% of the Library Science courses offer subjects that somehow contemplate information literacy, but only 22% of the subjects are specific on this theme. It is concluded that there is a gap about the approach of the theme in the curriculum, since it is not addressed in its totality.application/pdfporEnsino superiorCompetência informacionalBiblioteconomiaInformation literacyHigher education in BrazilLibrary Science courseLibrary Science curriculumCompetência em informação no ensino superior : análise da grade curricular dos cursos de Biblioteconomia no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170485.pdf.txt001170485.pdf.txtExtracted Texttext/plain186039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258902/2/001170485.pdf.txt236ae340f345b6e38d46570d8073586bMD52ORIGINAL001170485.pdfTexto completoapplication/pdf1183018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258902/1/001170485.pdf41fb7368428c2affa4d2c83bd27c4235MD5110183/2589022023-06-21 03:33:49.825511oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258902Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-06-21T06:33:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência em informação no ensino superior : análise da grade curricular dos cursos de Biblioteconomia no Brasil
title Competência em informação no ensino superior : análise da grade curricular dos cursos de Biblioteconomia no Brasil
spellingShingle Competência em informação no ensino superior : análise da grade curricular dos cursos de Biblioteconomia no Brasil
Machado, Renata Farias
Ensino superior
Competência informacional
Biblioteconomia
Information literacy
Higher education in Brazil
Library Science course
Library Science curriculum
title_short Competência em informação no ensino superior : análise da grade curricular dos cursos de Biblioteconomia no Brasil
title_full Competência em informação no ensino superior : análise da grade curricular dos cursos de Biblioteconomia no Brasil
title_fullStr Competência em informação no ensino superior : análise da grade curricular dos cursos de Biblioteconomia no Brasil
title_full_unstemmed Competência em informação no ensino superior : análise da grade curricular dos cursos de Biblioteconomia no Brasil
title_sort Competência em informação no ensino superior : análise da grade curricular dos cursos de Biblioteconomia no Brasil
author Machado, Renata Farias
author_facet Machado, Renata Farias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Renata Farias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Jussara
contributor_str_mv Borges, Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Competência informacional
Biblioteconomia
topic Ensino superior
Competência informacional
Biblioteconomia
Information literacy
Higher education in Brazil
Library Science course
Library Science curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Information literacy
Higher education in Brazil
Library Science course
Library Science curriculum
description Este trabalho apresenta um panorama histórico sobre o ensino de Biblioteconomia no Brasil e discute a importância da competência em informação para a formação do profissional. A pesquisa evidencia disciplinas que abordem a temática de Competência em Informação nos cursos de Biblioteconomia no Brasil, analisando a ementa dessas disciplinas e, em alguns casos, os projetos políticos pedagógicos das disciplinas dos cursos de Biblioteconomia. O tratamento e a análise dos dados foram realizados a partir do método de análise de conteúdo. A metodologia é de natureza aplicada e possui uma abordagem quanti-qualitativa, caracterizando-se como descritiva. Foi realizado um levantamento bibliográfico para embasamento do referencial teórico, e um levantamento documental para coletar as informações necessárias sobre o assunto pesquisado, a fim de desenvolver hipóteses e argumentos sobre a aplicação e relevância da competência em informação na formação do bibliotecário. Foi possível observar que 50,9% dos cursos de Biblioteconomia ofertam disciplinas que de alguma forma contemplam a competência em informação, mas apenas 22% das disciplinas são específicas sobre essa temática. Conclui-se que há uma lacuna acerca da abordagem do tema nos currículos, pois ele não é abordado na sua totalidade.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-10T03:33:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258902
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170485
url http://hdl.handle.net/10183/258902
identifier_str_mv 001170485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258902/2/001170485.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258902/1/001170485.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 236ae340f345b6e38d46570d8073586b
41fb7368428c2affa4d2c83bd27c4235
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724744043069440