Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Larissa Duarte de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258888
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de identificar prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia entre meados de 1915 a 1970 no Brasil, mesmo antes de o conceito ter sido criado e consolidado. O referencial teórico é apurado a partir das bibliografias históricas do curso, que descrevem as primeiras escolas de Biblioteconomia no Brasil, com ênfase nos cursos estabelecidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também são utilizadas as bibliografias que abordam Competência em Informação no contexto da Biblioteconomia para relacionar os assuntos. A análise de conteúdo tem abordagem qualitativa, onde se procurou apresentar quais são prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia, em um período que contempla a fase de desenvolvimento da área no Brasil. Assim, se observou que dentre as disciplinas ensinadas nesse período, se encontram traços de características da Competência em Informação, como aspectos técnicos e sociais. A partir de inferências sobre esses traços, se concluiu que a presença dessas disciplinas no ensino conferem como prenúncios da Competência em Informação. Justifica-se essa pesquisa como incentivo à reflexão e produção de conteúdo sobre o que contribuiu na história da Biblioteconomia para construção do conceito de Competência em Informação.
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