O que pensam as famílias sobre a importância da educação infantil como primeira etapa da educação básica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valli, Caroline Martins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36376
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de conhecer o sentido atribuído pelas famílias às escolas de educação infantil, bem como verificar qual a importância desta etapa da educação para o processo de escolarização dos seus filhos. Visando, assim, refletir e provocar novos olhares sobre a escola de educação infantil. A metodologia utilizada foi a coleta de dados, com base em questionários aplicados às famílias de um grupo de crianças do Jardim A, pertencentes a uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada na periferia urbana de Porto Alegre. Fundamentaram teoricamente este trabalho autores como Ariès(1981), Kuhlmann (1998), Lahire (1997), Dornelles (2005), Casanova (2011), dentre outros. O estudo permitiu constatar que a maioria das famílias pesquisadas recorre à Educação Infantil para poder trabalhar e consideram que ela tem o papel de ensinar, educar e oportunizar o desenvolvimento das crianças. Quanto à contribuição da educação infantil para o processo de escolarização de seus filhos expressam que “é a base”, por intermédio da qual as crianças aprendem e se desenvolvem, tendo em vista os diversos conhecimentos e interações entre seus pares no cotidiano da instituição. Neste sentido, para as famílias pesquisadas, a educação infantil consolida-se como uma experiência educativa “muito importante”, legitimando-se como a primeira etapa da educação básica.
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