Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacievitch, Caroline
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Amanda Gabriela Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223782
Resumo: O objeto de estudo deste artigo é a formação continuada de professores de História a partir da produção coletiva de conhecimentos didáticos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -Pibid História, com foco no processo de interlocução e produção coletiva desses conhecimentos envolvendo professores experientes e estudantes de licenciatura em formação. A problemática de fundo é como se aprende a ensinar História a partir da concepção de professores como intelectuais transformadores, conforme Henry Giroux. Os resultados auxiliam a demonstrar que o grupo de bolsistas de iniciação à docência e supervisores conseguiu realizar a construção coletiva de conhecimentos didáticos, além de explorar as relações entre perfil profissional e escolhas didáticas realizadas ao longo da pesquisa.
id UFRGS-2_5d8562cc46eb9f5458805a42e780d857
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223782
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pacievitch, CarolineOliveira, Amanda Gabriela Rocha2021-07-13T04:39:42Z20200104-3757http://hdl.handle.net/10183/223782001128282O objeto de estudo deste artigo é a formação continuada de professores de História a partir da produção coletiva de conhecimentos didáticos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -Pibid História, com foco no processo de interlocução e produção coletiva desses conhecimentos envolvendo professores experientes e estudantes de licenciatura em formação. A problemática de fundo é como se aprende a ensinar História a partir da concepção de professores como intelectuais transformadores, conforme Henry Giroux. Os resultados auxiliam a demonstrar que o grupo de bolsistas de iniciação à docência e supervisores conseguiu realizar a construção coletiva de conhecimentos didáticos, além de explorar as relações entre perfil profissional e escolhas didáticas realizadas ao longo da pesquisa.The object of this study is history teachers’ education departing from the collective production of educational knowledge in theInstitutional Program of Teaching Initiation Scholarships -History (Pibid-História), in which the focus of the survey is the process of interlocution and collective production of these knowledge involving experienced teachers and undergraduate history students in training. The background problematic is how to learn history from the concept of teachers as transformative intellectuals, by Henry Giroux. The results allow to demonstrate that the group of teaching initiation scholars and supervisors teachers were able to make the collective construction of educational knowledge, and explore the relationship between professional profile and educational choices made during the survey period.El objeto de estudio deeste artículoesla formacióncontinua del profesoradode Historia a partir de laproduccióncolectiva de conocimientos didácticos en elPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -Pibid História, centrándoseen elproceso de produccióncolectiva deesos conocimientos entreprofesores expertos yfuturos profesores enformación inicial. Laproblemática de la investigación escómo se aprende a enseñar Historia a partir de la concepciónde profesores como intelectuales transformadores, de acuerdo a Henry Giroux. Los resultados demuestranque elgrupo de becariosde iniciacióna ladocencia ysus supervisores lograron construir conocimientos didácticos de forma colectiva, ademásde explorar las relacionesentre perfil profesional y tomadas dedecisionesdidáticas realizadas a lo largo de la investigación.application/pdfporEnsino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 279-301Formação de professoresPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Teacher's educationPibidPedagogical content knowledgeConocimientos didácticosTransformative intellectualsFormación de profesoradoPibidIntelectuales transformadoresProfessores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticosTeacher's as intellectuals and collective production of pedagogical content knowledge Profesores como intelectuales y la construcción colectiva de conocimientos didácticos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128282.pdf.txt001128282.pdf.txtExtracted Texttext/plain48218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223782/2/001128282.pdf.txt6123b6a186949c8a0e4f3c4bb6f9025fMD52ORIGINAL001128282.pdfTexto completoapplication/pdf319447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223782/1/001128282.pdf92357b6f235d68db3824e7b0e775c8d0MD5110183/2237822021-08-18 04:47:05.838892oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223782Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:47:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teacher's as intellectuals and collective production of pedagogical content knowledge
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Profesores como intelectuales y la construcción colectiva de conocimientos didácticos
title Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos
spellingShingle Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos
Pacievitch, Caroline
Formação de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Teacher's education
Pibid
Pedagogical content knowledge
Conocimientos didácticos
Transformative intellectuals
Formación de profesorado
Pibid
Intelectuales transformadores
title_short Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos
title_full Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos
title_fullStr Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos
title_full_unstemmed Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos
title_sort Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos
author Pacievitch, Caroline
author_facet Pacievitch, Caroline
Oliveira, Amanda Gabriela Rocha
author_role author
author2 Oliveira, Amanda Gabriela Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacievitch, Caroline
Oliveira, Amanda Gabriela Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
topic Formação de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Teacher's education
Pibid
Pedagogical content knowledge
Conocimientos didácticos
Transformative intellectuals
Formación de profesorado
Pibid
Intelectuales transformadores
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher's education
Pibid
Pedagogical content knowledge
Conocimientos didácticos
dc.subject.spa.fl_str_mv Transformative intellectuals
Formación de profesorado
Pibid
Intelectuales transformadores
description O objeto de estudo deste artigo é a formação continuada de professores de História a partir da produção coletiva de conhecimentos didáticos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -Pibid História, com foco no processo de interlocução e produção coletiva desses conhecimentos envolvendo professores experientes e estudantes de licenciatura em formação. A problemática de fundo é como se aprende a ensinar História a partir da concepção de professores como intelectuais transformadores, conforme Henry Giroux. Os resultados auxiliam a demonstrar que o grupo de bolsistas de iniciação à docência e supervisores conseguiu realizar a construção coletiva de conhecimentos didáticos, além de explorar as relações entre perfil profissional e escolhas didáticas realizadas ao longo da pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T04:39:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223782
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-3757
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001128282
identifier_str_mv 0104-3757
001128282
url http://hdl.handle.net/10183/223782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 279-301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223782/2/001128282.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223782/1/001128282.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6123b6a186949c8a0e4f3c4bb6f9025f
92357b6f235d68db3824e7b0e775c8d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025307541504