Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223782 |
Resumo: | O objeto de estudo deste artigo é a formação continuada de professores de História a partir da produção coletiva de conhecimentos didáticos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -Pibid História, com foco no processo de interlocução e produção coletiva desses conhecimentos envolvendo professores experientes e estudantes de licenciatura em formação. A problemática de fundo é como se aprende a ensinar História a partir da concepção de professores como intelectuais transformadores, conforme Henry Giroux. Os resultados auxiliam a demonstrar que o grupo de bolsistas de iniciação à docência e supervisores conseguiu realizar a construção coletiva de conhecimentos didáticos, além de explorar as relações entre perfil profissional e escolhas didáticas realizadas ao longo da pesquisa. |
id |
UFRGS-2_5d8562cc46eb9f5458805a42e780d857 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223782 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pacievitch, CarolineOliveira, Amanda Gabriela Rocha2021-07-13T04:39:42Z20200104-3757http://hdl.handle.net/10183/223782001128282O objeto de estudo deste artigo é a formação continuada de professores de História a partir da produção coletiva de conhecimentos didáticos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -Pibid História, com foco no processo de interlocução e produção coletiva desses conhecimentos envolvendo professores experientes e estudantes de licenciatura em formação. A problemática de fundo é como se aprende a ensinar História a partir da concepção de professores como intelectuais transformadores, conforme Henry Giroux. Os resultados auxiliam a demonstrar que o grupo de bolsistas de iniciação à docência e supervisores conseguiu realizar a construção coletiva de conhecimentos didáticos, além de explorar as relações entre perfil profissional e escolhas didáticas realizadas ao longo da pesquisa.The object of this study is history teachers’ education departing from the collective production of educational knowledge in theInstitutional Program of Teaching Initiation Scholarships -History (Pibid-História), in which the focus of the survey is the process of interlocution and collective production of these knowledge involving experienced teachers and undergraduate history students in training. The background problematic is how to learn history from the concept of teachers as transformative intellectuals, by Henry Giroux. The results allow to demonstrate that the group of teaching initiation scholars and supervisors teachers were able to make the collective construction of educational knowledge, and explore the relationship between professional profile and educational choices made during the survey period.El objeto de estudio deeste artículoesla formacióncontinua del profesoradode Historia a partir de laproduccióncolectiva de conocimientos didácticos en elPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -Pibid História, centrándoseen elproceso de produccióncolectiva deesos conocimientos entreprofesores expertos yfuturos profesores enformación inicial. Laproblemática de la investigación escómo se aprende a enseñar Historia a partir de la concepciónde profesores como intelectuales transformadores, de acuerdo a Henry Giroux. Los resultados demuestranque elgrupo de becariosde iniciacióna ladocencia ysus supervisores lograron construir conocimientos didácticos de forma colectiva, ademásde explorar las relacionesentre perfil profesional y tomadas dedecisionesdidáticas realizadas a lo largo de la investigación.application/pdfporEnsino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 279-301Formação de professoresPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Teacher's educationPibidPedagogical content knowledgeConocimientos didácticosTransformative intellectualsFormación de profesoradoPibidIntelectuales transformadoresProfessores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticosTeacher's as intellectuals and collective production of pedagogical content knowledge Profesores como intelectuales y la construcción colectiva de conocimientos didácticos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128282.pdf.txt001128282.pdf.txtExtracted Texttext/plain48218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223782/2/001128282.pdf.txt6123b6a186949c8a0e4f3c4bb6f9025fMD52ORIGINAL001128282.pdfTexto completoapplication/pdf319447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223782/1/001128282.pdf92357b6f235d68db3824e7b0e775c8d0MD5110183/2237822021-08-18 04:47:05.838892oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223782Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:47:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teacher's as intellectuals and collective production of pedagogical content knowledge |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Profesores como intelectuales y la construcción colectiva de conocimientos didácticos |
title |
Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos |
spellingShingle |
Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos Pacievitch, Caroline Formação de professores Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Teacher's education Pibid Pedagogical content knowledge Conocimientos didácticos Transformative intellectuals Formación de profesorado Pibid Intelectuales transformadores |
title_short |
Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos |
title_full |
Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos |
title_fullStr |
Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos |
title_full_unstemmed |
Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos |
title_sort |
Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos |
author |
Pacievitch, Caroline |
author_facet |
Pacievitch, Caroline Oliveira, Amanda Gabriela Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Amanda Gabriela Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacievitch, Caroline Oliveira, Amanda Gabriela Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
topic |
Formação de professores Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Teacher's education Pibid Pedagogical content knowledge Conocimientos didácticos Transformative intellectuals Formación de profesorado Pibid Intelectuales transformadores |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher's education Pibid Pedagogical content knowledge Conocimientos didácticos |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Transformative intellectuals Formación de profesorado Pibid Intelectuales transformadores |
description |
O objeto de estudo deste artigo é a formação continuada de professores de História a partir da produção coletiva de conhecimentos didáticos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -Pibid História, com foco no processo de interlocução e produção coletiva desses conhecimentos envolvendo professores experientes e estudantes de licenciatura em formação. A problemática de fundo é como se aprende a ensinar História a partir da concepção de professores como intelectuais transformadores, conforme Henry Giroux. Os resultados auxiliam a demonstrar que o grupo de bolsistas de iniciação à docência e supervisores conseguiu realizar a construção coletiva de conhecimentos didáticos, além de explorar as relações entre perfil profissional e escolhas didáticas realizadas ao longo da pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-13T04:39:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223782 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-3757 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001128282 |
identifier_str_mv |
0104-3757 001128282 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 279-301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223782/2/001128282.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223782/1/001128282.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6123b6a186949c8a0e4f3c4bb6f9025f 92357b6f235d68db3824e7b0e775c8d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447750583517184 |