A gamificação e suas críticas : uma leitura dos jogos a partir da arte-educação
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218349 |
Resumo: | Este artigo constitui recorte de uma pesquisa em andamento, representando parte dos estudos críticos sobre gamificação e um diálogo entre autores que vêm elaborando, desde 2011, duas frentes críticas à gamificação e à motivação daqueles que a “evangelizam” como um trunfo pedagógico – em relação à insistência da manutenção de motivação externa (pontos/medalhas/troféus) e à falta da participação dos alunos na sua elaboração. A partir do campo estabelecido por tais estudos e apoiados sobre princípios epistemológicos e metodológicos dos estudos das áreas da educação e da arte/educação, privilegiamos uma leitura que busca uma relação mais analítica e menos atravessada pelo marketing da indústria do entretenimento. |
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Pillar, Analice DutraDorneles, Bruno2021-03-03T04:22:39Z20201984-4921http://hdl.handle.net/10183/218349001122059Este artigo constitui recorte de uma pesquisa em andamento, representando parte dos estudos críticos sobre gamificação e um diálogo entre autores que vêm elaborando, desde 2011, duas frentes críticas à gamificação e à motivação daqueles que a “evangelizam” como um trunfo pedagógico – em relação à insistência da manutenção de motivação externa (pontos/medalhas/troféus) e à falta da participação dos alunos na sua elaboração. A partir do campo estabelecido por tais estudos e apoiados sobre princípios epistemológicos e metodológicos dos estudos das áreas da educação e da arte/educação, privilegiamos uma leitura que busca uma relação mais analítica e menos atravessada pelo marketing da indústria do entretenimento.This article is part of an ongoing research, representing part of the critical studies on gamification and a dialogue between authors that, since 2011, has been developing two fronts criticizing gamification and the motivation of those who “evangelize” it as a pedagogical asset - in relation to the insistence on maintaining external motivation (points / medals / trophies) and the lack of student participation in its preparation. From the field established by such studies and supported by epistemological and methodological principles of studies in the fields of education and art-education, we favor a reading that seeks a more analytical relationship and less crossed by marketing of the entertainment industry.application/pdfporAntares : letras e humanidades. Caxias do Sul, RS. Vol. 12, n. 28 (dez. 2020), p. 341-365GamificaçãoArteGamificationCritical StudiesArt EducationGamesVideogameA gamificação e suas críticas : uma leitura dos jogos a partir da arte-educaçãoGamification and its criticisms : a viewpoint of games based on art educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122059.pdf.txt001122059.pdf.txtExtracted Texttext/plain68775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218349/2/001122059.pdf.txtc19d64ccaa1ec5e34941d468f3d638cfMD52ORIGINAL001122059.pdfTexto completoapplication/pdf421184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218349/1/001122059.pdfb2f30565aee4d3ce2516381a185f84c7MD5110183/2183492021-05-07 04:56:54.731189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:56:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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