A gamificação e suas críticas : uma leitura dos jogos a partir da arte-educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pillar, Analice Dutra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dorneles, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218349
Resumo: Este artigo constitui recorte de uma pesquisa em andamento, representando parte dos estudos críticos sobre gamificação e um diálogo entre autores que vêm elaborando, desde 2011, duas frentes críticas à gamificação e à motivação daqueles que a “evangelizam” como um trunfo pedagógico – em relação à insistência da manutenção de motivação externa (pontos/medalhas/troféus) e à falta da participação dos alunos na sua elaboração. A partir do campo estabelecido por tais estudos e apoiados sobre princípios epistemológicos e metodológicos dos estudos das áreas da educação e da arte/educação, privilegiamos uma leitura que busca uma relação mais analítica e menos atravessada pelo marketing da indústria do entretenimento.
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