A gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Dorneles da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219896
Resumo: O presente texto constitui uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, onde, a partir de um estudo de revisão, objetiva-se como estudo um recorte bibliográfico dos jogos e, sobretudo, dos games em sua relação com o campo educativo. A partir dos estudos críticos da gamificação, que desde 2011 vêm questionando as motivações de alguns de seus usos – em relação à insistência da manutenção de motivação externa (pontos/medalhas/troféus) e a falta da participação dos alunos na sua elaboração –, são tomados como referencial teórico-metodológico estudos da Educação, da Arte/Educação e da Cultura Visual, através dos quais se busca, privilegiando uma leitura mais analítica e menos atravessada pelo marketing e pela indústria do entretenimento, auxiliar na organização e na conceituação do debate. Considerada dentro destes paradigmas, a relação games/aprendizagem se caracteriza como texto onde, a partir de questionamentos ligados a um projeto crítico de alfabetização para a mídia, revelam-se os mecanismos ideológicos que tentam se inserir na experiência do jogar.
id URGS_0eba495514146e5d77fc737df25203c3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219896
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Bruno Dorneles daPillar, Analice Dutra2021-04-14T04:27:10Z2021http://hdl.handle.net/10183/219896001124294O presente texto constitui uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, onde, a partir de um estudo de revisão, objetiva-se como estudo um recorte bibliográfico dos jogos e, sobretudo, dos games em sua relação com o campo educativo. A partir dos estudos críticos da gamificação, que desde 2011 vêm questionando as motivações de alguns de seus usos – em relação à insistência da manutenção de motivação externa (pontos/medalhas/troféus) e a falta da participação dos alunos na sua elaboração –, são tomados como referencial teórico-metodológico estudos da Educação, da Arte/Educação e da Cultura Visual, através dos quais se busca, privilegiando uma leitura mais analítica e menos atravessada pelo marketing e pela indústria do entretenimento, auxiliar na organização e na conceituação do debate. Considerada dentro destes paradigmas, a relação games/aprendizagem se caracteriza como texto onde, a partir de questionamentos ligados a um projeto crítico de alfabetização para a mídia, revelam-se os mecanismos ideológicos que tentam se inserir na experiência do jogar.The present text constitutes an exploratory research, with a qualitative approach, where, based on a review study, the objective is to study a bibliographic section of games and, above all, of videogames in their relationship with the educational field. From the critical studies of gamification, which since 2011 have been questioning the motivations of some of its uses - in relation to the insistence on maintaining external motivation (points/medals/trophies) and the lack of student participation in its elaboration -, are taken as a theoretical-methodological reference studies of Education, Art /Education and Visual Culture, through which one seeks, favoring a more analytical reading and less crossed by marketing and the entertainment industry, to assist in the organization and conceptualization of the debate. Considered within these paradigms, the games/learning relationship is characterized as a text where, from questions linked to a critical literacy project for the media, the ideological mechanisms that try to insert themselves into the experience of playing are revealed.application/pdfporJogosArteEducação críticaGamesArt EducationCritical EducationA gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124294.pdf.txt001124294.pdf.txtExtracted Texttext/plain397548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219896/2/001124294.pdf.txtb17cb4c7cb296e69bd470e992a659e28MD52ORIGINAL001124294.pdfTexto completoapplication/pdf1241847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219896/1/001124294.pdf4fbf6fbd7b4550fa8ba8e7f560eec311MD5110183/2198962021-05-07 05:07:35.632046oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219896Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:07:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educação
title A gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educação
spellingShingle A gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educação
Silva, Bruno Dorneles da
Jogos
Arte
Educação crítica
Games
Art Education
Critical Education
title_short A gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educação
title_full A gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educação
title_fullStr A gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educação
title_full_unstemmed A gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educação
title_sort A gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educação
author Silva, Bruno Dorneles da
author_facet Silva, Bruno Dorneles da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Dorneles da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pillar, Analice Dutra
contributor_str_mv Pillar, Analice Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Arte
Educação crítica
topic Jogos
Arte
Educação crítica
Games
Art Education
Critical Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Games
Art Education
Critical Education
description O presente texto constitui uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, onde, a partir de um estudo de revisão, objetiva-se como estudo um recorte bibliográfico dos jogos e, sobretudo, dos games em sua relação com o campo educativo. A partir dos estudos críticos da gamificação, que desde 2011 vêm questionando as motivações de alguns de seus usos – em relação à insistência da manutenção de motivação externa (pontos/medalhas/troféus) e a falta da participação dos alunos na sua elaboração –, são tomados como referencial teórico-metodológico estudos da Educação, da Arte/Educação e da Cultura Visual, através dos quais se busca, privilegiando uma leitura mais analítica e menos atravessada pelo marketing e pela indústria do entretenimento, auxiliar na organização e na conceituação do debate. Considerada dentro destes paradigmas, a relação games/aprendizagem se caracteriza como texto onde, a partir de questionamentos ligados a um projeto crítico de alfabetização para a mídia, revelam-se os mecanismos ideológicos que tentam se inserir na experiência do jogar.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-14T04:27:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219896
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124294
url http://hdl.handle.net/10183/219896
identifier_str_mv 001124294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219896/2/001124294.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219896/1/001124294.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b17cb4c7cb296e69bd470e992a659e28
4fbf6fbd7b4550fa8ba8e7f560eec311
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085550882816000