Encruzilhadas e trajetórias de um mestre de capoeira angola : ensaios sobre a educação e a cultura popular como conquista e ação política
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257022 |
Resumo: | A capoeira, é uma cultura do movimento corporal constituída por elementos de luta, dança e filosofia afrodescendente. Tem suas origens na resistência dos africanos escravizados no Brasil. Após décadas de proibição, perseguição e discriminação, atualmente a capoeira é praticada como esporte, lazer, promoção de saúde e educação, além de ser reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade. Iniciei a aprender capoeira em 1988 e desde 1996 atuo como multiplicador desta arte. Este trabalho tem por objetivo identificar e apresentar as aprendizagens e práticas pedagógicas desenvolvidas durante a minha trajetória de 26 anos, como educador, mestre de capoeira, criador de uma ONG e gestor de projetos e espaços educacionais. Com base nos escritos de Paulo Freire, no livro Pedagogia da Esperança e de Pierre Bourdieu, no texto A Ilusão Biográfica, analiso os incidentes críticos ocorridos em minha vida, que levaram a mudanças ou reafirmações de saberes e fazeres. Como resultado, apresento cinco aprendizagens que fundamentaram meu trabalho: 1) Compreensão de que os negros brasileiros são descendentes de povos, com saberes milenares com culturas diversas e complexas; 2) Construção estratégias de promoção destes saberes, em especial a filosofia bakongo através das práticas vinculadas ao universo da capoeira; 3) Ampliação do meu papel como um agente de intervenção na realidade estabelecida, a partir da elaboração de iniciativas educacionais e sociais pautadas nas questões étnico raciais; 4) Busca por novos saberes que possam dar conta das exigências das dinâmicas dos novos momentos; 5) Formação de agentes multiplicadores comprometidos com a transformação social. Por fim, reconheço que precisam ser aprofundadas questões relativas a presença da teoria social crítica na capoeira, a contribuição do curso de educação física neste fazer pedagógico e as questões de gênero e orientação sexual na proposta educacional apresentada. |
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Dutra, Mário Augusto da RosaSilveira, Raquel da2023-04-13T03:23:43Z2022http://hdl.handle.net/10183/257022001147242A capoeira, é uma cultura do movimento corporal constituída por elementos de luta, dança e filosofia afrodescendente. Tem suas origens na resistência dos africanos escravizados no Brasil. Após décadas de proibição, perseguição e discriminação, atualmente a capoeira é praticada como esporte, lazer, promoção de saúde e educação, além de ser reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade. Iniciei a aprender capoeira em 1988 e desde 1996 atuo como multiplicador desta arte. Este trabalho tem por objetivo identificar e apresentar as aprendizagens e práticas pedagógicas desenvolvidas durante a minha trajetória de 26 anos, como educador, mestre de capoeira, criador de uma ONG e gestor de projetos e espaços educacionais. Com base nos escritos de Paulo Freire, no livro Pedagogia da Esperança e de Pierre Bourdieu, no texto A Ilusão Biográfica, analiso os incidentes críticos ocorridos em minha vida, que levaram a mudanças ou reafirmações de saberes e fazeres. Como resultado, apresento cinco aprendizagens que fundamentaram meu trabalho: 1) Compreensão de que os negros brasileiros são descendentes de povos, com saberes milenares com culturas diversas e complexas; 2) Construção estratégias de promoção destes saberes, em especial a filosofia bakongo através das práticas vinculadas ao universo da capoeira; 3) Ampliação do meu papel como um agente de intervenção na realidade estabelecida, a partir da elaboração de iniciativas educacionais e sociais pautadas nas questões étnico raciais; 4) Busca por novos saberes que possam dar conta das exigências das dinâmicas dos novos momentos; 5) Formação de agentes multiplicadores comprometidos com a transformação social. Por fim, reconheço que precisam ser aprofundadas questões relativas a presença da teoria social crítica na capoeira, a contribuição do curso de educação física neste fazer pedagógico e as questões de gênero e orientação sexual na proposta educacional apresentada.application/pdfporCapoeira AngolaCultura popularEducação popularEncruzilhadas e trajetórias de um mestre de capoeira angola : ensaios sobre a educação e a cultura popular como conquista e ação políticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2022Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147242.pdf.txt001147242.pdf.txtExtracted Texttext/plain62995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257022/2/001147242.pdf.txt86fe0e53e96902daf2b3252f3e144899MD52ORIGINAL001147242.pdfTexto completoapplication/pdf484664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257022/1/001147242.pdfe77aab4fe9686ebcad3b4e9d5b429618MD5110183/2570222023-04-14 03:27:32.793058oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257022Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-14T06:27:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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