Encruzilhadas e trajetórias de um mestre de capoeira angola : ensaios sobre a educação e a cultura popular como conquista e ação política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Mário Augusto da Rosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257022
Resumo: A capoeira, é uma cultura do movimento corporal constituída por elementos de luta, dança e filosofia afrodescendente. Tem suas origens na resistência dos africanos escravizados no Brasil. Após décadas de proibição, perseguição e discriminação, atualmente a capoeira é praticada como esporte, lazer, promoção de saúde e educação, além de ser reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade. Iniciei a aprender capoeira em 1988 e desde 1996 atuo como multiplicador desta arte. Este trabalho tem por objetivo identificar e apresentar as aprendizagens e práticas pedagógicas desenvolvidas durante a minha trajetória de 26 anos, como educador, mestre de capoeira, criador de uma ONG e gestor de projetos e espaços educacionais. Com base nos escritos de Paulo Freire, no livro Pedagogia da Esperança e de Pierre Bourdieu, no texto A Ilusão Biográfica, analiso os incidentes críticos ocorridos em minha vida, que levaram a mudanças ou reafirmações de saberes e fazeres. Como resultado, apresento cinco aprendizagens que fundamentaram meu trabalho: 1) Compreensão de que os negros brasileiros são descendentes de povos, com saberes milenares com culturas diversas e complexas; 2) Construção estratégias de promoção destes saberes, em especial a filosofia bakongo através das práticas vinculadas ao universo da capoeira; 3) Ampliação do meu papel como um agente de intervenção na realidade estabelecida, a partir da elaboração de iniciativas educacionais e sociais pautadas nas questões étnico raciais; 4) Busca por novos saberes que possam dar conta das exigências das dinâmicas dos novos momentos; 5) Formação de agentes multiplicadores comprometidos com a transformação social. Por fim, reconheço que precisam ser aprofundadas questões relativas a presença da teoria social crítica na capoeira, a contribuição do curso de educação física neste fazer pedagógico e as questões de gênero e orientação sexual na proposta educacional apresentada.
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