Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/22735 |
Resumo: | Este artigo trata da percepção dos estudantes sobre avaliação das universidades. Origina-se da segunda fase de estudo desenvolvido ao abrigo da cooperação internacional CNPq-ICCTI. Dele participaram 476 alunos de duas universidades públicas brasileiras e uma portuguesa. As respostas a um questionário com questões abertas foram organizadas em categorias segundo o seu significado, com apoio de dispositivo informático para análise de dados qualitativos, e permitiram entender que, em geral, os estudantes pesquisados reconhecem a importância dos processos de avaliação e formam seus próprios conceitos sobre o tema. Para os alunos brasileiros, a avaliação parece ter sentido de avaliação institucional. Para os estudantes portugueses, a avaliação parece ter um significado de avaliação institucional e da aprendizagem. As culturas estudantis de repúdio à avaliação única de uma prova nacional, no caso brasileiro, parecem ter influenciado suas percepções sobre formatos avaliativos. As culturas estudantis relativas à competitividade do mercado, no caso português, valorizaram a avaliação como regulação. Em ambos os casos, os estudantes destacaram tanto a legitimidade da avaliação para a sociedade e os sistemas educativos (cultura englobante) quanto para o cotidiano das universidades (cultura englobada). |
id |
UFRGS-2_5dafe613b3f8300895ee4365a04bd277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22735 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, Denise Balarine CavalheiroSantiago, Rui Armando GomesLeite, Maria Cecília LoreaGenro, Maria Elly HerzBraga, Ana Maria e SouzaPolidori, Marlis MorosiniBroilo, Cecilia Luiza2010-05-22T04:17:07Z20070100-1574http://hdl.handle.net/10183/22735000611468Este artigo trata da percepção dos estudantes sobre avaliação das universidades. Origina-se da segunda fase de estudo desenvolvido ao abrigo da cooperação internacional CNPq-ICCTI. Dele participaram 476 alunos de duas universidades públicas brasileiras e uma portuguesa. As respostas a um questionário com questões abertas foram organizadas em categorias segundo o seu significado, com apoio de dispositivo informático para análise de dados qualitativos, e permitiram entender que, em geral, os estudantes pesquisados reconhecem a importância dos processos de avaliação e formam seus próprios conceitos sobre o tema. Para os alunos brasileiros, a avaliação parece ter sentido de avaliação institucional. Para os estudantes portugueses, a avaliação parece ter um significado de avaliação institucional e da aprendizagem. As culturas estudantis de repúdio à avaliação única de uma prova nacional, no caso brasileiro, parecem ter influenciado suas percepções sobre formatos avaliativos. As culturas estudantis relativas à competitividade do mercado, no caso português, valorizaram a avaliação como regulação. Em ambos os casos, os estudantes destacaram tanto a legitimidade da avaliação para a sociedade e os sistemas educativos (cultura englobante) quanto para o cotidiano das universidades (cultura englobada).This article addresses student perception of university assessment. It draws on evidence from the second stage of study promoted by the international cooperation between CNPq and ICCTI. In the study, 476 students from two public universities in Brazil and one university in Portugal were surveyed. The answers to an open-ended questionnaire were categorized according to their meaning, with the support of a computer-assisted qualitative data analysis software program. With this information, it was possible to understand that the students surveyed, in general, acknowledge the importance of the evaluation processes and formulate their own concepts to the subject. To Brazilian students, this assessment seems to be institutional. To Portuguese students, the assessment seems to consider both the institution as well as the learning process. In the Brazilian case, the student culture that repudiates the single assessment by means of one national examination seems to have influenced students’ perceptions of assessment formats. In the Portuguese case, the student culture related to market competitiveness valued the assessment process as a means of regulation. In both cases, the students emphasized the legitimacy of theassessment both for society and education systems (encompassing culture) as well as for the daily life at universities (encompassed culture).application/pdfporCadernos de pesquisa : revista de estudo e pesquisa em educação. São Paulo. Vol. 37, n. 132 (set./dez. 2007), p. 661-686Avaliação institucionalUniversidadeBrasilPortugalInstitutional evaluationLearning evaluationUniversitiesStudentsEstudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-PortugalStudents and assessment of the university: a joint study Brazil-Portugalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000611468.pdf.txt000611468.pdf.txtExtracted Texttext/plain61521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22735/2/000611468.pdf.txtc8fbd4927b039a409c03d7cad3c965edMD52ORIGINAL000611468.pdf000611468.pdfTexto completoapplication/pdf110620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22735/1/000611468.pdf760d9418c80d912db17360dc9ff0e5e1MD51THUMBNAIL000611468.pdf.jpg000611468.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22735/3/000611468.pdf.jpg46329f5d87ba03d4fef405ba5e232854MD5310183/227352018-10-16 09:08:06.79oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22735Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:08:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Students and assessment of the university: a joint study Brazil-Portugal |
title |
Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal |
spellingShingle |
Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal Leite, Denise Balarine Cavalheiro Avaliação institucional Universidade Brasil Portugal Institutional evaluation Learning evaluation Universities Students |
title_short |
Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal |
title_full |
Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal |
title_fullStr |
Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal |
title_full_unstemmed |
Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal |
title_sort |
Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal |
author |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro |
author_facet |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro Santiago, Rui Armando Gomes Leite, Maria Cecília Lorea Genro, Maria Elly Herz Braga, Ana Maria e Souza Polidori, Marlis Morosini Broilo, Cecilia Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Santiago, Rui Armando Gomes Leite, Maria Cecília Lorea Genro, Maria Elly Herz Braga, Ana Maria e Souza Polidori, Marlis Morosini Broilo, Cecilia Luiza |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro Santiago, Rui Armando Gomes Leite, Maria Cecília Lorea Genro, Maria Elly Herz Braga, Ana Maria e Souza Polidori, Marlis Morosini Broilo, Cecilia Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação institucional Universidade Brasil Portugal |
topic |
Avaliação institucional Universidade Brasil Portugal Institutional evaluation Learning evaluation Universities Students |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Institutional evaluation Learning evaluation Universities Students |
description |
Este artigo trata da percepção dos estudantes sobre avaliação das universidades. Origina-se da segunda fase de estudo desenvolvido ao abrigo da cooperação internacional CNPq-ICCTI. Dele participaram 476 alunos de duas universidades públicas brasileiras e uma portuguesa. As respostas a um questionário com questões abertas foram organizadas em categorias segundo o seu significado, com apoio de dispositivo informático para análise de dados qualitativos, e permitiram entender que, em geral, os estudantes pesquisados reconhecem a importância dos processos de avaliação e formam seus próprios conceitos sobre o tema. Para os alunos brasileiros, a avaliação parece ter sentido de avaliação institucional. Para os estudantes portugueses, a avaliação parece ter um significado de avaliação institucional e da aprendizagem. As culturas estudantis de repúdio à avaliação única de uma prova nacional, no caso brasileiro, parecem ter influenciado suas percepções sobre formatos avaliativos. As culturas estudantis relativas à competitividade do mercado, no caso português, valorizaram a avaliação como regulação. Em ambos os casos, os estudantes destacaram tanto a legitimidade da avaliação para a sociedade e os sistemas educativos (cultura englobante) quanto para o cotidiano das universidades (cultura englobada). |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-22T04:17:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/22735 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-1574 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000611468 |
identifier_str_mv |
0100-1574 000611468 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/22735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de pesquisa : revista de estudo e pesquisa em educação. São Paulo. Vol. 37, n. 132 (set./dez. 2007), p. 661-686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22735/2/000611468.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22735/1/000611468.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22735/3/000611468.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c8fbd4927b039a409c03d7cad3c965ed 760d9418c80d912db17360dc9ff0e5e1 46329f5d87ba03d4fef405ba5e232854 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447412808876032 |