Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Santiago, Rui Armando Gomes, Leite, Maria Cecília Lorea, Genro, Maria Elly Herz, Braga, Ana Maria e Souza, Polidori, Marlis Morosini, Broilo, Cecilia Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22735
Resumo: Este artigo trata da percepção dos estudantes sobre avaliação das universidades. Origina-se da segunda fase de estudo desenvolvido ao abrigo da cooperação internacional CNPq-ICCTI. Dele participaram 476 alunos de duas universidades públicas brasileiras e uma portuguesa. As respostas a um questionário com questões abertas foram organizadas em categorias segundo o seu significado, com apoio de dispositivo informático para análise de dados qualitativos, e permitiram entender que, em geral, os estudantes pesquisados reconhecem a importância dos processos de avaliação e formam seus próprios conceitos sobre o tema. Para os alunos brasileiros, a avaliação parece ter sentido de avaliação institucional. Para os estudantes portugueses, a avaliação parece ter um significado de avaliação institucional e da aprendizagem. As culturas estudantis de repúdio à avaliação única de uma prova nacional, no caso brasileiro, parecem ter influenciado suas percepções sobre formatos avaliativos. As culturas estudantis relativas à competitividade do mercado, no caso português, valorizaram a avaliação como regulação. Em ambos os casos, os estudantes destacaram tanto a legitimidade da avaliação para a sociedade e os sistemas educativos (cultura englobante) quanto para o cotidiano das universidades (cultura englobada).
id UFRGS-2_5dafe613b3f8300895ee4365a04bd277
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22735
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leite, Denise Balarine CavalheiroSantiago, Rui Armando GomesLeite, Maria Cecília LoreaGenro, Maria Elly HerzBraga, Ana Maria e SouzaPolidori, Marlis MorosiniBroilo, Cecilia Luiza2010-05-22T04:17:07Z20070100-1574http://hdl.handle.net/10183/22735000611468Este artigo trata da percepção dos estudantes sobre avaliação das universidades. Origina-se da segunda fase de estudo desenvolvido ao abrigo da cooperação internacional CNPq-ICCTI. Dele participaram 476 alunos de duas universidades públicas brasileiras e uma portuguesa. As respostas a um questionário com questões abertas foram organizadas em categorias segundo o seu significado, com apoio de dispositivo informático para análise de dados qualitativos, e permitiram entender que, em geral, os estudantes pesquisados reconhecem a importância dos processos de avaliação e formam seus próprios conceitos sobre o tema. Para os alunos brasileiros, a avaliação parece ter sentido de avaliação institucional. Para os estudantes portugueses, a avaliação parece ter um significado de avaliação institucional e da aprendizagem. As culturas estudantis de repúdio à avaliação única de uma prova nacional, no caso brasileiro, parecem ter influenciado suas percepções sobre formatos avaliativos. As culturas estudantis relativas à competitividade do mercado, no caso português, valorizaram a avaliação como regulação. Em ambos os casos, os estudantes destacaram tanto a legitimidade da avaliação para a sociedade e os sistemas educativos (cultura englobante) quanto para o cotidiano das universidades (cultura englobada).This article addresses student perception of university assessment. It draws on evidence from the second stage of study promoted by the international cooperation between CNPq and ICCTI. In the study, 476 students from two public universities in Brazil and one university in Portugal were surveyed. The answers to an open-ended questionnaire were categorized according to their meaning, with the support of a computer-assisted qualitative data analysis software program. With this information, it was possible to understand that the students surveyed, in general, acknowledge the importance of the evaluation processes and formulate their own concepts to the subject. To Brazilian students, this assessment seems to be institutional. To Portuguese students, the assessment seems to consider both the institution as well as the learning process. In the Brazilian case, the student culture that repudiates the single assessment by means of one national examination seems to have influenced students’ perceptions of assessment formats. In the Portuguese case, the student culture related to market competitiveness valued the assessment process as a means of regulation. In both cases, the students emphasized the legitimacy of theassessment both for society and education systems (encompassing culture) as well as for the daily life at universities (encompassed culture).application/pdfporCadernos de pesquisa : revista de estudo e pesquisa em educação. São Paulo. Vol. 37, n. 132 (set./dez. 2007), p. 661-686Avaliação institucionalUniversidadeBrasilPortugalInstitutional evaluationLearning evaluationUniversitiesStudentsEstudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-PortugalStudents and assessment of the university: a joint study Brazil-Portugalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000611468.pdf.txt000611468.pdf.txtExtracted Texttext/plain61521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22735/2/000611468.pdf.txtc8fbd4927b039a409c03d7cad3c965edMD52ORIGINAL000611468.pdf000611468.pdfTexto completoapplication/pdf110620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22735/1/000611468.pdf760d9418c80d912db17360dc9ff0e5e1MD51THUMBNAIL000611468.pdf.jpg000611468.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22735/3/000611468.pdf.jpg46329f5d87ba03d4fef405ba5e232854MD5310183/227352018-10-16 09:08:06.79oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22735Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:08:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Students and assessment of the university: a joint study Brazil-Portugal
title Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal
spellingShingle Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal
Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Avaliação institucional
Universidade
Brasil
Portugal
Institutional evaluation
Learning evaluation
Universities
Students
title_short Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal
title_full Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal
title_fullStr Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal
title_full_unstemmed Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal
title_sort Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal
author Leite, Denise Balarine Cavalheiro
author_facet Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Santiago, Rui Armando Gomes
Leite, Maria Cecília Lorea
Genro, Maria Elly Herz
Braga, Ana Maria e Souza
Polidori, Marlis Morosini
Broilo, Cecilia Luiza
author_role author
author2 Santiago, Rui Armando Gomes
Leite, Maria Cecília Lorea
Genro, Maria Elly Herz
Braga, Ana Maria e Souza
Polidori, Marlis Morosini
Broilo, Cecilia Luiza
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Santiago, Rui Armando Gomes
Leite, Maria Cecília Lorea
Genro, Maria Elly Herz
Braga, Ana Maria e Souza
Polidori, Marlis Morosini
Broilo, Cecilia Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Universidade
Brasil
Portugal
topic Avaliação institucional
Universidade
Brasil
Portugal
Institutional evaluation
Learning evaluation
Universities
Students
dc.subject.eng.fl_str_mv Institutional evaluation
Learning evaluation
Universities
Students
description Este artigo trata da percepção dos estudantes sobre avaliação das universidades. Origina-se da segunda fase de estudo desenvolvido ao abrigo da cooperação internacional CNPq-ICCTI. Dele participaram 476 alunos de duas universidades públicas brasileiras e uma portuguesa. As respostas a um questionário com questões abertas foram organizadas em categorias segundo o seu significado, com apoio de dispositivo informático para análise de dados qualitativos, e permitiram entender que, em geral, os estudantes pesquisados reconhecem a importância dos processos de avaliação e formam seus próprios conceitos sobre o tema. Para os alunos brasileiros, a avaliação parece ter sentido de avaliação institucional. Para os estudantes portugueses, a avaliação parece ter um significado de avaliação institucional e da aprendizagem. As culturas estudantis de repúdio à avaliação única de uma prova nacional, no caso brasileiro, parecem ter influenciado suas percepções sobre formatos avaliativos. As culturas estudantis relativas à competitividade do mercado, no caso português, valorizaram a avaliação como regulação. Em ambos os casos, os estudantes destacaram tanto a legitimidade da avaliação para a sociedade e os sistemas educativos (cultura englobante) quanto para o cotidiano das universidades (cultura englobada).
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-22T04:17:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/22735
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-1574
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000611468
identifier_str_mv 0100-1574
000611468
url http://hdl.handle.net/10183/22735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de pesquisa : revista de estudo e pesquisa em educação. São Paulo. Vol. 37, n. 132 (set./dez. 2007), p. 661-686
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22735/2/000611468.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22735/1/000611468.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22735/3/000611468.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8fbd4927b039a409c03d7cad3c965ed
760d9418c80d912db17360dc9ff0e5e1
46329f5d87ba03d4fef405ba5e232854
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447412808876032