Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67782 |
Resumo: | A Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a coordenação da Secretaria de Educação a Distância, viabilizou através do núcleo de Educação a Distância - ECHOS, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, a elaboração de oito objetos de aprendizagem voltados para a Pesquisa Bibliográfica em Ciência e Tecnologia, disponibilizados inicialmente na disciplina Informação Especializada, do Curso de Biblioteconomia. Dentro deste contexto, o presente trabalho avalia as potencialidades e as limitações e investiga o nível de expectativa e satisfação, usabilidade e aprendizagem dos alunos quanto à utilização desses objetos de aprendizagem. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, contendo uma questão preliminar, vinte questões fechadas e uma questão aberta, aplicado aos alunos matriculados na disciplina e presentes na aula destinada à explanação dos objetos, e contemplou os seguintes tópicos: apresentação visual, utilização, conteúdo e aprendizagem. A análise dos dados indica que os objetos de aprendizagem avaliados estão estruturados de forma clara, objetiva, com conteúdos de qualidade e representam uma prática bastante significativa no processo de aprendizado dos alunos. Apresenta subsídios para manter e aperfeiçoar os objetos a fim de maximizar a qualidade, e verifica grande potencial para reutilização em outros contextos, principalmente naqueles voltados para a Pesquisa Bibliográfica na área Biomédica. |
id |
UFRGS-2_5ddd08804945cbba548903ff72736ea0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67782 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, DiovanaCaregnato, Sonia ElisaMoura, Ana Maria Mielniczuk de2013-03-19T01:41:46Z2007http://hdl.handle.net/10183/67782000718016A Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a coordenação da Secretaria de Educação a Distância, viabilizou através do núcleo de Educação a Distância - ECHOS, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, a elaboração de oito objetos de aprendizagem voltados para a Pesquisa Bibliográfica em Ciência e Tecnologia, disponibilizados inicialmente na disciplina Informação Especializada, do Curso de Biblioteconomia. Dentro deste contexto, o presente trabalho avalia as potencialidades e as limitações e investiga o nível de expectativa e satisfação, usabilidade e aprendizagem dos alunos quanto à utilização desses objetos de aprendizagem. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, contendo uma questão preliminar, vinte questões fechadas e uma questão aberta, aplicado aos alunos matriculados na disciplina e presentes na aula destinada à explanação dos objetos, e contemplou os seguintes tópicos: apresentação visual, utilização, conteúdo e aprendizagem. A análise dos dados indica que os objetos de aprendizagem avaliados estão estruturados de forma clara, objetiva, com conteúdos de qualidade e representam uma prática bastante significativa no processo de aprendizado dos alunos. Apresenta subsídios para manter e aperfeiçoar os objetos a fim de maximizar a qualidade, e verifica grande potencial para reutilização em outros contextos, principalmente naqueles voltados para a Pesquisa Bibliográfica na área Biomédica.The Federal University of RS, under the coordination of the Department of Long-Distance Education; through the nucleus of Long-Distance-ECHOS, and the Librarianship and Communication Faculty, has made possible the elaboration of eight learning objects geared towards Bibliographic Searching in Science and Technology, initially available in the Course of Specialized Information of the Librarianship programme. Within this context, the present paper seeks assessing the potential and limitations as well as investigating the expectation and satisfaction levels, usability, and students’ learning in relation to the learning objects. The data collecting instrument was a questionnaire containing one preliminary question, twenty closed-questions and one open-ended question, applied to the students enrolled in the subject and present in the class destined for the explanation of the objects. It contemplated the following topics: visual presentation, utilization, content and learning. The data analysis indicate that the learning objects assessed are structured in a clear and objective way, with qualified contents and represent a quite significant practice in the students learning process. This work presents subsidies to maintain and, if desired, to complement the objects to maximize their quality, and verifies great potential to reutilization in other contexts, mainly in the ones concerning the Bibliographic Searching in the Biomedical Area.application/pdfporObjetos de aprendizagemInformaçãoObjects of learningLearning objects evaluationBibliographical research in the biomedical areaAvaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718016.pdf000718016.pdfTexto completoapplication/pdf422730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67782/1/000718016.pdfb576fbbb19c117112e5c92ea0172c881MD51TEXT000718016.pdf.txt000718016.pdf.txtExtracted Texttext/plain145809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67782/2/000718016.pdf.txtdc03cfb05272aa0a32b0be4a14aa8edcMD52THUMBNAIL000718016.pdf.jpg000718016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67782/3/000718016.pdf.jpgfd5fe2d294080ee2c052d9e38bb4217dMD5310183/677822018-10-05 08:37:29.572oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67782Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:37:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia |
title |
Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia |
spellingShingle |
Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia Pereira, Diovana Objetos de aprendizagem Informação Objects of learning Learning objects evaluation Bibliographical research in the biomedical area |
title_short |
Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia |
title_full |
Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia |
title_fullStr |
Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia |
title_full_unstemmed |
Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia |
title_sort |
Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia |
author |
Pereira, Diovana |
author_facet |
Pereira, Diovana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Diovana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caregnato, Sonia Elisa |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Moura, Ana Maria Mielniczuk de |
contributor_str_mv |
Caregnato, Sonia Elisa Moura, Ana Maria Mielniczuk de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem Informação |
topic |
Objetos de aprendizagem Informação Objects of learning Learning objects evaluation Bibliographical research in the biomedical area |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Objects of learning Learning objects evaluation Bibliographical research in the biomedical area |
description |
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a coordenação da Secretaria de Educação a Distância, viabilizou através do núcleo de Educação a Distância - ECHOS, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, a elaboração de oito objetos de aprendizagem voltados para a Pesquisa Bibliográfica em Ciência e Tecnologia, disponibilizados inicialmente na disciplina Informação Especializada, do Curso de Biblioteconomia. Dentro deste contexto, o presente trabalho avalia as potencialidades e as limitações e investiga o nível de expectativa e satisfação, usabilidade e aprendizagem dos alunos quanto à utilização desses objetos de aprendizagem. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, contendo uma questão preliminar, vinte questões fechadas e uma questão aberta, aplicado aos alunos matriculados na disciplina e presentes na aula destinada à explanação dos objetos, e contemplou os seguintes tópicos: apresentação visual, utilização, conteúdo e aprendizagem. A análise dos dados indica que os objetos de aprendizagem avaliados estão estruturados de forma clara, objetiva, com conteúdos de qualidade e representam uma prática bastante significativa no processo de aprendizado dos alunos. Apresenta subsídios para manter e aperfeiçoar os objetos a fim de maximizar a qualidade, e verifica grande potencial para reutilização em outros contextos, principalmente naqueles voltados para a Pesquisa Bibliográfica na área Biomédica. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-19T01:41:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67782 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000718016 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67782 |
identifier_str_mv |
000718016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67782/1/000718016.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67782/2/000718016.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67782/3/000718016.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b576fbbb19c117112e5c92ea0172c881 dc03cfb05272aa0a32b0be4a14aa8edc fd5fe2d294080ee2c052d9e38bb4217d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447101265412096 |