Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diovana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67782
Resumo: A Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a coordenação da Secretaria de Educação a Distância, viabilizou através do núcleo de Educação a Distância - ECHOS, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, a elaboração de oito objetos de aprendizagem voltados para a Pesquisa Bibliográfica em Ciência e Tecnologia, disponibilizados inicialmente na disciplina Informação Especializada, do Curso de Biblioteconomia. Dentro deste contexto, o presente trabalho avalia as potencialidades e as limitações e investiga o nível de expectativa e satisfação, usabilidade e aprendizagem dos alunos quanto à utilização desses objetos de aprendizagem. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, contendo uma questão preliminar, vinte questões fechadas e uma questão aberta, aplicado aos alunos matriculados na disciplina e presentes na aula destinada à explanação dos objetos, e contemplou os seguintes tópicos: apresentação visual, utilização, conteúdo e aprendizagem. A análise dos dados indica que os objetos de aprendizagem avaliados estão estruturados de forma clara, objetiva, com conteúdos de qualidade e representam uma prática bastante significativa no processo de aprendizado dos alunos. Apresenta subsídios para manter e aperfeiçoar os objetos a fim de maximizar a qualidade, e verifica grande potencial para reutilização em outros contextos, principalmente naqueles voltados para a Pesquisa Bibliográfica na área Biomédica.
id UFRGS-2_5ddd08804945cbba548903ff72736ea0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67782
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, DiovanaCaregnato, Sonia ElisaMoura, Ana Maria Mielniczuk de2013-03-19T01:41:46Z2007http://hdl.handle.net/10183/67782000718016A Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a coordenação da Secretaria de Educação a Distância, viabilizou através do núcleo de Educação a Distância - ECHOS, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, a elaboração de oito objetos de aprendizagem voltados para a Pesquisa Bibliográfica em Ciência e Tecnologia, disponibilizados inicialmente na disciplina Informação Especializada, do Curso de Biblioteconomia. Dentro deste contexto, o presente trabalho avalia as potencialidades e as limitações e investiga o nível de expectativa e satisfação, usabilidade e aprendizagem dos alunos quanto à utilização desses objetos de aprendizagem. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, contendo uma questão preliminar, vinte questões fechadas e uma questão aberta, aplicado aos alunos matriculados na disciplina e presentes na aula destinada à explanação dos objetos, e contemplou os seguintes tópicos: apresentação visual, utilização, conteúdo e aprendizagem. A análise dos dados indica que os objetos de aprendizagem avaliados estão estruturados de forma clara, objetiva, com conteúdos de qualidade e representam uma prática bastante significativa no processo de aprendizado dos alunos. Apresenta subsídios para manter e aperfeiçoar os objetos a fim de maximizar a qualidade, e verifica grande potencial para reutilização em outros contextos, principalmente naqueles voltados para a Pesquisa Bibliográfica na área Biomédica.The Federal University of RS, under the coordination of the Department of Long-Distance Education; through the nucleus of Long-Distance-ECHOS, and the Librarianship and Communication Faculty, has made possible the elaboration of eight learning objects geared towards Bibliographic Searching in Science and Technology, initially available in the Course of Specialized Information of the Librarianship programme. Within this context, the present paper seeks assessing the potential and limitations as well as investigating the expectation and satisfaction levels, usability, and students’ learning in relation to the learning objects. The data collecting instrument was a questionnaire containing one preliminary question, twenty closed-questions and one open-ended question, applied to the students enrolled in the subject and present in the class destined for the explanation of the objects. It contemplated the following topics: visual presentation, utilization, content and learning. The data analysis indicate that the learning objects assessed are structured in a clear and objective way, with qualified contents and represent a quite significant practice in the students learning process. This work presents subsidies to maintain and, if desired, to complement the objects to maximize their quality, and verifies great potential to reutilization in other contexts, mainly in the ones concerning the Bibliographic Searching in the Biomedical Area.application/pdfporObjetos de aprendizagemInformaçãoObjects of learningLearning objects evaluationBibliographical research in the biomedical areaAvaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718016.pdf000718016.pdfTexto completoapplication/pdf422730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67782/1/000718016.pdfb576fbbb19c117112e5c92ea0172c881MD51TEXT000718016.pdf.txt000718016.pdf.txtExtracted Texttext/plain145809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67782/2/000718016.pdf.txtdc03cfb05272aa0a32b0be4a14aa8edcMD52THUMBNAIL000718016.pdf.jpg000718016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67782/3/000718016.pdf.jpgfd5fe2d294080ee2c052d9e38bb4217dMD5310183/677822018-10-05 08:37:29.572oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67782Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:37:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia
title Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia
spellingShingle Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia
Pereira, Diovana
Objetos de aprendizagem
Informação
Objects of learning
Learning objects evaluation
Bibliographical research in the biomedical area
title_short Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia
title_full Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia
title_fullStr Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia
title_full_unstemmed Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia
title_sort Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia
author Pereira, Diovana
author_facet Pereira, Diovana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diovana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caregnato, Sonia Elisa
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Moura, Ana Maria Mielniczuk de
contributor_str_mv Caregnato, Sonia Elisa
Moura, Ana Maria Mielniczuk de
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
Informação
topic Objetos de aprendizagem
Informação
Objects of learning
Learning objects evaluation
Bibliographical research in the biomedical area
dc.subject.eng.fl_str_mv Objects of learning
Learning objects evaluation
Bibliographical research in the biomedical area
description A Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a coordenação da Secretaria de Educação a Distância, viabilizou através do núcleo de Educação a Distância - ECHOS, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, a elaboração de oito objetos de aprendizagem voltados para a Pesquisa Bibliográfica em Ciência e Tecnologia, disponibilizados inicialmente na disciplina Informação Especializada, do Curso de Biblioteconomia. Dentro deste contexto, o presente trabalho avalia as potencialidades e as limitações e investiga o nível de expectativa e satisfação, usabilidade e aprendizagem dos alunos quanto à utilização desses objetos de aprendizagem. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, contendo uma questão preliminar, vinte questões fechadas e uma questão aberta, aplicado aos alunos matriculados na disciplina e presentes na aula destinada à explanação dos objetos, e contemplou os seguintes tópicos: apresentação visual, utilização, conteúdo e aprendizagem. A análise dos dados indica que os objetos de aprendizagem avaliados estão estruturados de forma clara, objetiva, com conteúdos de qualidade e representam uma prática bastante significativa no processo de aprendizado dos alunos. Apresenta subsídios para manter e aperfeiçoar os objetos a fim de maximizar a qualidade, e verifica grande potencial para reutilização em outros contextos, principalmente naqueles voltados para a Pesquisa Bibliográfica na área Biomédica.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-19T01:41:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67782
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000718016
url http://hdl.handle.net/10183/67782
identifier_str_mv 000718016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67782/1/000718016.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67782/2/000718016.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67782/3/000718016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b576fbbb19c117112e5c92ea0172c881
dc03cfb05272aa0a32b0be4a14aa8edc
fd5fe2d294080ee2c052d9e38bb4217d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224441411141632