Assédio moral nas relações de trabalho bancário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Simara Segabinazzi
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/80668
Resumo: O presente trabalho aborda o tema do instituto do assédio moral no ambiente corporativo bancário. Como objetivo geral, busca-se identificar a percepção dos funcionários sobre os principais fatores desencadeantes do assédio moral e, objetivos específicos, verificar a compreensão do significado do assédio moral no ambiente bancário pelos funcionários; caracterizar as formas de agressão mais freqüentes no ambiente de trabalho bancário e identificar os efeitos do assédio moral para os trabalhadores bancários. A partir dos resultados obtidos e da análise da literatura, tem-se que o assédio moral é uma forma de violência psicológica que atinge o funcionalismo, com conseqüências no âmbito pessoal e profissional e, até mesmo, na saúde da vítima. A pesquisa foi realizada com trinta e quatro funcionários de uma instituição financeira de economia mista, integrantes de um curso de pós-graduação à distância, ocupantes de cargos diversos, desde caixa executivo até gerente geral, de diversos Estados do país. Em análise dos resultados, constatou-se que o assédio moral no ambiente de trabalho bancário dá-se, de maneira geral, com a cobrança excessiva de metas por parte dos superiores hierárquicos, contrapondo-se ao profissionalismo, podendo causar efeitos físicos e psíquicos aos trabalhadores. Viu-se, também, que ele ocorre independente de sexo ou idade, mas sim conforme o cargo exercido na empresa, sempre de forma vertical. Apesar de ser um tema que está em voga atualmente, é bastante polêmico, razão pela qual se cuidou para que os entrevistados se sentissem à vontade para responder, através de e-mail, garantindo, assim, o sigilo absoluto das respostas.
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