Estudo sobre o assédio moral nas relações de trabalho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LINS, Wolberg Victor do Nascimento.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5671
Resumo: O assédio moral ocorrido nas relações de trabalho é a conduta que vem a constranger, intimidar, ferir ou humilhar a vítima no ambiente em que esta exerce sua profissão. A presente pesquisa tem por objetivo estudar o assédio moral no meio laboral e sua compreensão pelos funcionários do Banco do Brasil do município de Areia – PB. Esse estudo é relevante uma vez que o assédio moral ocorre comumente, porém, é silenciado pela estrutura hierárquica do trabalho e da necessidade do empregado da sua posição para sua subsistência. Assim, a pesquisa apresentada possui relevância social, por tratar-se de tema de interesse a toda a sociedade e acadêmica, haja vista que objetivou contribuir para o conhecimento científico sobre o assunto. Quanto à metodologia, esta pesquisa é classificada como descritiva (em relação aos seus fins), foi feito um levantamento (em relação ao seu objeto), a sua amostra é do tipo não probalística por acessibilidade, os sujeitos entrevistados foram os funcionários de uma agência bancária de Areia, os dados obtidos foram coletados através do emprego de questionário e foram correlacionados aos problemas mencionados no referencial teórico sobre a dificuldade de identificar, coibir e reparar as vítimas assediadas. Assim, conclui-se que apesar da empresa pesquisada possuir em seu quadro de normas regras que objetivam coibir o assédio moral, há por parte da gerência e do departamento de recursos humanos pouca abertura para que os trabalhadores possam discutir o tema e denunciar abusos. Como também, a falta de conhecimento sobre a amplitude da matéria prejudica a defesa dos empregados. O assédio moral traz conseqüências para o agente assediante (que é obrigado a reparar a vítima), para o assediado (que sofre com problemas físicos e psicológicos decorrentes do assédio) e para todo o clima corporativo, este último prejudicado pela baixa produtividade, absenteísmo e outros aspectos que danificam as atividades empresariais. Assim, por ser um problema que traz resultados negativos para todos os envolvidos, é indispensável que as empresas atentem para essas questões e façam valer o texto de suas normas, permitindo, efetivamente, o combate ao assédio moral em suas estruturas organizacionais.
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Quanto à metodologia, esta pesquisa é classificada como descritiva (em relação aos seus fins), foi feito um levantamento (em relação ao seu objeto), a sua amostra é do tipo não probalística por acessibilidade, os sujeitos entrevistados foram os funcionários de uma agência bancária de Areia, os dados obtidos foram coletados através do emprego de questionário e foram correlacionados aos problemas mencionados no referencial teórico sobre a dificuldade de identificar, coibir e reparar as vítimas assediadas. Assim, conclui-se que apesar da empresa pesquisada possuir em seu quadro de normas regras que objetivam coibir o assédio moral, há por parte da gerência e do departamento de recursos humanos pouca abertura para que os trabalhadores possam discutir o tema e denunciar abusos. Como também, a falta de conhecimento sobre a amplitude da matéria prejudica a defesa dos empregados. O assédio moral traz conseqüências para o agente assediante (que é obrigado a reparar a vítima), para o assediado (que sofre com problemas físicos e psicológicos decorrentes do assédio) e para todo o clima corporativo, este último prejudicado pela baixa produtividade, absenteísmo e outros aspectos que danificam as atividades empresariais. Assim, por ser um problema que traz resultados negativos para todos os envolvidos, é indispensável que as empresas atentem para essas questões e façam valer o texto de suas normas, permitindo, efetivamente, o combate ao assédio moral em suas estruturas organizacionais.The bullying occurred in the labor relations is the conduct that comes to embarrass, intimidate, injure or humiliate the victim where his exercise his profession. This research aims to study the bullying in the workplace and its understanding by the employees of the Bank of Brazil in the city of Areia - PB. This research is important because the bullying occurs frequently, however, is muted by the hierarchical structure of work and the need of the employee's position for their livelihood. Thus, research has shown social relevance, because it is a topic of interest of all the society and about the academic aspect aims to contribute to scientific knowledge about the subject. About methodology, this research is classified as descriptive (in relation to their purposes), a survey was made (in relation to its object), your sample is not probabilistic type of accessibility, the interviewees were employees of a bank in Areia city, the data were collected through the use of questionnaires and were correlated to the problems mentioned in the theoretical part of the research about the difficulty to identify, prevent and redress the victim. Thus, we conclude that although the company has rules against that aim to curb bullying, there is not from thr management and human resources departments a door for the workers discuss about the issue and report the abuse. As well, the lack of knowledge about the breadth of material prejudice to the protection of employees. Bullying has consequences for the agent (which is required to indemnify the victim) for the victim (who suffers from physical and psychological problems from this abuse) and throughout the corporate climate, about a low productivity, absenteeism and other things that damage the business activities. Thus, it is a problem that brings negative results for all involved, it is essential that companies pay attention to these issues and to enforce the text of its rules, allowing effectively to combat bullying in their organizational structures.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSANTOS, Suênya Freire do MonteSANTOS, S. F. 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