Reflexão sobre prática de educação financeira: estudo de caso em 5° ano do ensino fundmental
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199305 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Tendo a garantia dada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a Educação Financeira não é um tema sui generis, é um assunto incluído entre os temas transversais e que vem sendo discutido há algum tempo, em vários Estados do Brasil e em muitas escolas. Não considero nada fácil narrar essas vivências do Estágio obrigatório ocorrido em um 5o ano do Ensino Fundamental, a Educação financeira realizada e aqui narrada, pois, na maior parte das salas de aula, é um assunto que inexistente. Educar financeiramente pode ser uma estratégia de empoderamento dos alunos e alunas que são os mediadores entre seus conhecimentos e aqueles da realidade das comunidades. PROBLEMA: Que práticas de Educação Financeira são possíveis de serem realizadas no âmbito escolar, no quinto ano do Ensino Fundamental, na relação com o referencial de Leonardo Boff. OBJETIVOS: buscar refletir como pedagoga as práticas da professora - estagiária, e verificar se essas práticas vão ao encontro das instâncias enunciadas por BOFF (2010), bem como às recomendações da BNCC (2017); Construir sugestões que orientem atividades a partir das experiências vivenciadas. METODOLOGIA: A proposta foi desenvolvida como estudo de caso, por ter sido elaborado a partir de dados coletados como: leituras, diálogos e atividades na escola na qual realizei o Estágio. Narrar como se desenvolveu em sala de aula esse projeto; como o imaginei; como aconteceu; como os alunos reagiram sobre o tema; o que acharam das atividades desenvolvidas durante as aulas sobre educação financeira; como se consolidou a aprendizagem sobre esse assunto. RESULTADOS ESPERADOS: Com esta pesquisa, espera-se refletir sobre as práticas de educação financeira com algumas perguntas que auxiliam a desencadear o como os fatos e atos ocorreram em sala de aula com os alunos e o projeto, a fim de identificar as potencialidades e as fragilidades das mesmas, podendo contribuir para a promoção de uma ENAF mais consistente e que possa ser transformadora para a cidadania. |
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